Catalisador

Boas!
É o primeiro tópico que abro no fórum e é logo para pedir ajuda eheheh

Seat Ibiza 1.4 16v (101cv)
Há uns dias que o meu catalisador começou a fazer barulho, e depois descobri que a porcelana estava a ganhar folga, por enquanto ainda fazia o seu trabalho para as inspecções, mas não iria aguentar muito tempo.
Então o que decidi fazer foi tirar o catalisador e substituir por um tubo. Depois de alguns quilómetros acendeu a luz do motor no painel de instrumentos, quase de certeza que são as sondas lambda que estão a dar valores diferentes pela ausência do catalisador.
Ganhei mais baixas e até fiquei contente com o som e o desempenho do meu bogas, mas a luz ali acesa enerva.


Resumindo:
- Porcelana do catalisador ganhou folga
- Substitui o catalisador por 1 tubo
- Acendeu luz do motor no painel de instrumentos


Soluções?:
- Seat se apagar o erro, volta a acender?
- Comprar VAG-COM para ir apagando o erro sempre que acende?


É possível desactivar as sondas ou algo do género? Na Seat ou com a VAG-COM?
A centralina não bloqueia / estraga-se por andar sempre no acende, apaga, acende, apaga?
Ou meto um catalisador universal / compatível e deixo-me de aventuras?
 
Vag com , fazer scan ao carro todo e depois apagar os erros , apagas a luzinha e nunca mais te acende :D e isso nao estraga nada , andas é com uma amiga para sempre se quiseres :p o catalisador só estrova .
 
Qual era o sintoma do catalizador? É que também ando com um barulho no meu que não se de onde vem..

Eu quando abanava o meu catalisador ouvia um género de peça solta lá dentro (porcelana).
Para testares basta agarrares na ponteira e abaná-la que se tiveres a porcelana solta no catalisador ouves logo ela a fazer barulho.
Quanto a sintomas não notava nada, nem mesmo perdas de potência era só mesmo o barulho de peça solta ao arrancar e subidas (mais esforço).

Vag com , fazer scan ao carro todo e depois apagar os erros , apagas a luzinha e nunca mais te acende :D

Pois é amigo, fui à SEAT e eles apagaram-me a luz mas voltou a acender :?
E sinceramente tenho algum receio quanto ao uso da VAG-COM (nc usei), não gosto de brincar com a electrónica, já tenho tido problemas suficientes.
Sou capaz de investir num "catalisador universal" são baratos e acho que dá para resolver o problema por uns tempos.
Concordam? Alguém já usou um "catalisador universal" ?
 
Last edited:
Não gastes € num catalizador novo. Não estragues € :lol:

Não sei como se resolve o teu problema, mas há tanta gente com TDi sem catalizador que de certeza que existe uma solução simples para o teu problema!
De qq forma...de certeza que essa tal luzinha se acende devido ao facto de não teres cat?
Por acaso nunca tinha ouvido falar de que tirando o cat nos 6L havia esse problema...

Cumps
 
O meu é 1.4 16v gasolina.
E sim, na SEAT confirmaram-me que a luz acende porque a sonda lambda está a dar valores diferentes (ausência do catalisador) e apesar de a terem apagado disseram que até eu pôr um novo a luz talvez acendesse de novo (e acendeu).

Na Seat pedem-me 1000€ por um catalisador novo.
Noutras Oficinas pedem-me 300€ por um catalisador de marca concorrente (para ibizas).
Noutras Oficinas pedem-me 100€ por um "catalisador universal".

Por esses preços talvez investisse num catalisador universal sei que não me vai durar muito tempo mas se aguentar-se 1 aninho já é não me queixo. E assim evitava de "brincar" com a electrónica usando VAG-COM.

O que dizem? :D
 
Last edited:
O meu é 1.4 16v gasolina.
E sim, na SEAT confirmaram-me que a luz acende porque a sonda lambda está a dar valores diferentes (ausência do catalisador) e apesar de a terem apagado disseram que até eu pôr um novo a luz talvez acendesse de novo (e acendeu).

Na Seat pedem-me 1000€ por um catalisador novo.
Noutras Oficinas pedem-me 300€ por um catalisador de marca concorrente (para ibizas).
Noutras Oficinas pedem-me 100€ por um "catalisador universal".

Por esses preços talvez investisse num catalisador universal sei que não me vai durar muito tempo mas se aguentar-se 1 aninho já é não me queixo. E assim evitava de "brincar" com a electrónica usando VAG-COM.

O que dizem? :D

Pedes a alguém que te apague essa luz via vag-com e não tens mais chatices e não gastas €, e pagas um jantar a quem te fizer isso :)
Para quem sabe trabalhar com vag-com deve ser brincadeira de criança!
 
Supostamente so apagar o erro com VAG-COM não dará resultado pois a luz apaga-se mas quando a sonda voltar a ler valores errados a centralinha volta a guardar o erro novamente então voltamos a ter luz acesa.

Penso eu que seja assim, há outra solução sem ser comprar novo CAT mas n sei se compenssa pois se a sonda ultrapassa os valores talvez alterando o mapa da sonda na centralina para esses valores que ela está a ler agora resolva o problema mas n sei a que ponto te compenssará isso se isso for uma solução.

Abraço
 
Boas.

Hoje acabei por comprar um catalisador universal no stand barata, por 60€.
Marca Klarius, deram-me 4 anos de garantia e até me parece ter sido uma boa compra.

Fui à casa de escapes e começou-me a encher a cabeça com histórias de que este catalisador não ia durar muito tempo porque não tinha: "duas sondas" ?!
Alguém já ouviu falar de catalisadores com duas sondas? Eu até compreendo que uma coisa que custa 60€ não faça o mesmo trabalho e dure o mesmo tempo que um de origem, mas daí a ser uma "porcaria"...

Para terem dado 4 anos de garantia é porque os valores agora captados pelas sondas vão ser suficiente para passar nas inspecções e para não voltar a acender a luz no painel. Certo?

Que dizem?
 
Last edited:
Na minha opiniao fizeste asneira...

Para quem disse que se tu tirasses o catalizador, nao fazia diferença, so pode estar a brincar.
Ele está la por alguma razao. E na SEAT pedem-te 1000€ por alguma razao é, embora eu ache UM ABSURDO! Se o substituistes por um tubo, obvio que ganhastes mais em baixas, porque é menos um extorvo ali a meter nojo. Mas o catalisador é um "extorvo" que vale a pena. Isso em carros com alguma electronica, dá varios problemas futuramente.

Por isso, fizeste bem em colocar outro, mas fizeste mal, em comprar universal.
Ias a uma sucatazinha, e pelo mesmo preço que deste pelo universal, davas pelo um de origem (usado), mas ficavas mais bem servido.

Agora, eu nao sei trabalhar com VAG-COM, mas alguem especializado nisso, tambem penso que te tirava isso sem nunca mais teres problemas...
 
Boas,

Ainda ando com problemas no catalisador universal (q comprei) e vi por aí uns à venda a bom preço.
Apesar de usados, o meu problema é de serem de carros a gasóleo.

Há alguma diferença entre os catalisadores para carros a gasóleo e os a gasolina?

Já agora alguém me sabe dizer que valores deveria de apresentar a emissão de CO2, num 1.4 16v(101cv) ?
 
Boas,

Já me disseram que os catalisadores a gasóleo além do tamanho do escape ser diferente a constituição do catalisador tb era.

Estou fdd XDDD
 
Last edited:
Back
Top