Carro pastelão - ajuda

Boas.

Nos últimos tempos tenho notado que o meu carro parece mais "mole" do que o habitual.
Puxa bem na mesma, mas noto que acima das 3.000 não está com a mesma alma. Há dias (poucos) em que parece puxar normalmente, mas maioria das vezes parece mais molengão.

Não creio que seja apenas factor psicológico pois até a minha namorada tem notado (até mesmo à pendura...).

Agora a questão é:

Por onde posso começar a investigar para saber se há de facto algum problema? Tenho o vag-com - recomendam algum procedimento para verificar se há alguma falha?

Erros tenho apenas o do costume, relacionado com o facto da a EGR ter sido removida fisicamente, de resto está limpo.

Alguma ideia?
 
Pois, estás como eu, só que eu é só de vez em qdo! tipo hj só me fez uma vez...

Às 3000 rpms. só em quinta é que me faz, não é sempre... se levanto o pé e piso, parece que me estao a puxar, o carro nao desenvolve, ligar e desligar é o remedio, deixo-o ir ao relanti +/- 20 segundos, desligo e depois ligo...

Tambem quero saber o que é isto, mas ng diz...

Cumps.

Tb queria apagar os erros do meu com o Vag com.. mas nao o tenho nem cabo...
 
Boas.

Nos últimos tempos tenho notado que o meu carro parece mais "mole" do que o habitual.
Puxa bem na mesma, mas noto que acima das 3.000 não está com a mesma alma. Há dias (poucos) em que parece puxar normalmente, mas maioria das vezes parece mais molengão.

Não creio que seja apenas factor psicológico pois até a minha namorada tem notado (até mesmo à pendura...).

Agora a questão é:

Por onde posso começar a investigar para saber se há de facto algum problema? Tenho o vag-com - recomendam algum procedimento para verificar se há alguma falha?

Erros tenho apenas o do costume, relacionado com o facto da a EGR ter sido removida fisicamente, de resto está limpo.

Alguma ideia?


Boas,

Eu não sou grande intendido na materia!!! Mas se fosse eu e devido às experiencias que tenho tido com amigos começava por verificar os valores no Vag-Com da MAF e do sensor IAT. Pois basta que a massa de ar esteja a ler um valor de caudal de ar inferior para que o carro faça os sintomas que descreves. Tambem pode ser o sensor IAT estragado e engana a centralina, logo o carro puxa mas não a 100%.
Caso não seja isto começa a procurar uma fuga ou alguma restircção nas tubagens do gasoleo e do ar.
Desejo-te boa sorte ai com isso, se puder ajudar em alguma coisa apita!! Mas espera que os intendidos já aparecem para dar a sua opnião.
 
Precisava de um voluntario com o Vag.Com na zona de Lx ou Margem Sul, ou até Cascais, para me fazer uma leitura/apagar eventuais erros que possa ter, pago umas bjecas.. :D :D


Boas,

Eu não sou grande intendido na materia!!! Mas se fosse eu e devido às experiencias que tenho tido com amigos começava por verificar os valores no Vag-Com da MAF e do sensor IAT. Pois basta que a massa de ar esteja a ler um valor de caudal de ar inferior para que o carro faça os sintomas que descreves. Tambem pode ser o sensor IAT estragado e engana a centralina, logo o carro puxa mas não a 100%.
Caso não seja isto começa a procurar uma fuga ou alguma restircção nas tubagens do gasoleo e do ar.
Desejo-te boa sorte ai com isso, se puder ajudar em alguma coisa apita!! Mas espera que os intendidos já aparecem para dar a sua opnião.
 
Precisava de um voluntario com o Vag.Com na zona de Lx ou Margem Sul, ou até Cascais, para me fazer uma leitura/apagar eventuais erros que possa ter, pago umas bjecas.. :D :D

Boas, eu até te ajudava de bom grado, mas eu não tenho VAg-Com nem cabo, peço sempre a um amigo meu que é barra nisso. Mas há muitos utilizadores do forum que têm. Tenta combinar na Costa da Caparica a Quinta com alguem aqui do forum que tenha e possa levar, assim de cabeça acho que os membros Pretorian e Erbium tem Vag-com. Manda-lhes PM, pois eles costumam ir regularmente a costa.

Espero ter ajudado.

Abraço,
 
Tou com o mesmo problema... Acima das 3000rpm perdeu um bocado de vida apesar de continuar a puxar bem...:( E ja mudei a MAF e ficou igual!Tenho q ver essa IAT...
 
Last edited:
Ok tks,

Peço desculpa pelo off-topic

Cumps

Boas, eu até te ajudava de bom grado, mas eu não tenho VAg-Com nem cabo, peço sempre a um amigo meu que é barra nisso. Mas há muitos utilizadores do forum que têm. Tenta combinar na Costa da Caparica a Quinta com alguem aqui do forum que tenha e possa levar, assim de cabeça acho que os membros Pretorian e Erbium tem Vag-com. Manda-lhes PM, pois eles costumam ir regularmente a costa.

Espero ter ajudado.

Abraço,
 
Tou com o mesmo problema... Acima das 3000rpm perdeu um bocado de vida apesar de continuar a puxar bem...:( E ja mudei a MAF e ficou igual!Tenho q ver essa IAT...

Pois... Só consigo descrever esta situação como "cavalos cansados", o que está a deixar-me algo desanimado.

Já agora, reparei recentemente - e creio que só acontece quando o carro está quente:

Se tiver o carro a trabalhar e me aproximar da roda do lado do pendura, ouve-se um som bastante alto tipo "psssssss". Imaginem o som que se ouve quando se tenta abrir o depósito do liquido refrigerante com o carro quente - o som do liquido a vaporizar, é algo desse género. Não me recordo de ouvir esse som antes.. poderá ser indício de alguma fuga?
 
Tenho q ver e o meu faz esse ruido...agora mais proximamente quero ver se é dessa IAT, dps logo vejo!aos poucos vou anulando hipoteses... :)
 
Se tiver o carro a trabalhar e me aproximar da roda do lado do pendura, ouve-se um som bastante alto tipo "psssssss". Imaginem o som que se ouve quando se tenta abrir o depósito do liquido refrigerante com o carro quente - o som do liquido a vaporizar, é algo desse género. Não me recordo de ouvir esse som antes.. poderá ser indício de alguma fuga?

Boas, o meu carro também faz esse barulho, penso que seja normal esse barulho a quente, mas também não acho muito saudavel!! Isso pode ser a bomba de água com melhores dias, uma poli que ja esteve em melhores condições ou um tubito com uma fugazita. Agora e uma questão de verem isso na zona que descreves.
Se descobrirem a solução apitem, pois dá sempre jeito ficar a conheçer mais um possivel problema e sua solução.


Abraços,
 
Mas é estranho, porque ele anda bem.
Ainda hoje de manhã na CREL puxei 6ª e chegou praticamente a 240 em recta com bastante facilidade, entretanto travei por causa de outros carro mais à frente, mas ainda não ia a moer...

Onde noto realmente a quebra é quando piso 3ª e 4ª, em particular 4ª, onde acima das 3.000 me parece um bocado amorfo. Tenho a certeza de que algo não está a 100%.

Quanto ao tal sensor IAT, como posso verificar se está tudo OK com o VAG-COM?
 
Olha eu penso que seja ou o medidor de massas de ar...ou tambem pode ser o censor de aceleração...quantos km tem???geralmente a partir dos 120.000 até aos 150.000 avariam os medidores de massas dar...mas para teres a certeza nada melhor que um diagnosticozinho no teu mecanico ou electrecista....:D
 
Ja agora! alguem sabe onde é q está essa IAT num 6l 130?

Boas rapaz, olha o sensor IAT e uma ficha que se encontra no tubo do ic que vai do ic para o colector de admissão. A ficha e segura ao tubo com dois parafusos. Se precisares de ajuda apita.

Abraço,
 
Mas é estranho, porque ele anda bem.
Ainda hoje de manhã na CREL puxei 6ª e chegou praticamente a 240 em recta com bastante facilidade, entretanto travei por causa de outros carro mais à frente, mas ainda não ia a moer...

Onde noto realmente a quebra é quando piso 3ª e 4ª, em particular 4ª, onde acima das 3.000 me parece um bocado amorfo. Tenho a certeza de que algo não está a 100%.

Quanto ao tal sensor IAT, como posso verificar se está tudo OK com o VAG-COM?

Boas, para verificares o estado do sensor IAT com o Vag-Com tens que fazer um log e confirmares os valores que este sensor está a enviar para a centralina.
Relativamente as quebras que mencionas, podem ser tambem originadas por uma fuga de escape, no colector do turbo ou uma tubagem já com melhores dias. Eu digo.te isto pois tou com a mesma sensação no meu carro, piso e ele puxa bem na mesma, mas parece-me que já esteve em melhor forma, caso não seja nenhum destes sintomas, vou ter que acreditar que a minha embraiagem de origem, já teve melhores dias e já suportou melhor o binário.
Reparei na tua assinatura que tens electrónica MB, e se precisares de ajuda fala com o Areias que ele percebe mais dito que eu!! ehehe!! e sempre te podera ajudar de uma maneira mais eficaz.

Boa sorte ai com a resolução do problema!!
 
Olha eu penso que seja ou o medidor de massas de ar...ou tambem pode ser o censor de aceleração...quantos km tem???geralmente a partir dos 120.000 até aos 150.000 avariam os medidores de massas dar...mas para teres a certeza nada melhor que um diagnosticozinho no teu mecanico ou electrecista....:D

Tem 45.000, tem dois anos.
 
Mollini,obrigado! vou ver se encontro a dita cuja, e vou chatear o gonçalo p ele me ver os valores c o vag! :)
 
Mollini,obrigado! vou ver se encontro a dita cuja, e vou chatear o gonçalo p ele me ver os valores c o vag! :)

Boas, olha o meu está bom sem erros e sem fugas, o barulho que ouvia e devido a umas alterações que tinha feito e estranhei os barulhos. Ve isso que e bem possivel que seja a IAT.

Abraço,
 
estive hoje a falar c o rapaz daqui de uma oficina da zona de sintra (acacio em janas), e ele diz q se n é medidor nem a IAT so pode ser turbo por isso vou ver da IAT e se n for...la vem um VB... :D
 
estive hoje a falar c o rapaz daqui de uma oficina da zona de sintra (acacio em janas), e ele diz q se n é medidor nem a IAT so pode ser turbo por isso vou ver da IAT e se n for...la vem um VB... :D

Ehehehe!! É como já dizia o outro, há males que vêm por bem!!! Mete um VB nisso e fica logo outra coisa. Se precisares de alguma ajuda apita!!

Abraço,
 
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