Carro não passa na IPO, rebaixamento !

Joao, eh aquela história que falamos no outro dia... infelizmente tudo isto eh relativo como todos nos sabemos..
molas de rebaixamento podem ou nao passar, os coils, apesar de teres sempre passado com eles na altura certa, tb penso que seja relativo porque vai haver sempre aquele inspector que vai dizer que aquilo nao eh de origem..

Enquanto nao houver um consenso nestas coisas vai ser sempre complicado saber o que passa ou nao..até porque pode passar na IPO, mas se calhar numa operaçao stop a historia pode ser outro (enquanto tive o carro rebaixado nao cheguei a ir a IPO mas fui mandado para umas vezes e nao houve azar).
 
o meu roça nos rolos, fumo, o gaijo la a mexer na tubagem do ic a ver se tava bem presa :D :D :D e zero anotaçoes loool
 
ha inspectores para tudo lol

um amigo meu foi este mes para a inspecçao (trata se de um bravo jtd 105 de 2 lugares) e tinha vidros escuros atras.

foi chumbado porque os vidros de tras estavam demasiado escuro de acordo a lei e que tinha que mandar tirar fora para passar. (isto na lei diz que carros comerciais pode levar o escuridao que quiser sem precisar legalizar)

por isso ha de tudo :p

devias de ir ver a lei

porque estas enganado,
 
Outra coisa, já que hoje tou bem disposto LOL.

qualquer duvida que tenham, NÂO tenham medo. antes de lá ir peçam para falar com um chefe ou sub chefe, peçam para ir junto do vosso carro e perguntem se isto ou aquilo passa e se não, como passaria que tinham que alterar etc..etc.. eles estão lá é para ajudar também as pessoas com as duvidas, porque ninguém sabe tudo. sempre é melhor do que ir lá "testar" e quase saber que chumba e saem lixados.
simples!
Dei-me ao trabalho de fazer isso.
Mandei mail a um IPO para saber como isto funciona

perguntei o seguinte:

"Bom dia,

Sefosse possivel, gostaria que me esclarecessem a cerca da legislaçao/regras sobre amortecedores.

Basicamente gostaria de saber que tipo de amortecedores são autorizados a ser utilizados nos carros.

Tenho os meus já um pouco desgastados e estou prestes a comprar outros pelo que gostava de saber até que ponto é possivel colocar outro tipo de amortecedores, nomeadamente amortecedores regulaveis em altura ou até kits de amortecedores e molas de rebaixamento.
Aqui ficam as minha duvidas?

É autorizada a colocação de amortecedores com regulaçao em altura desde que os mesmo estejam regulados com a medida de origem do veiculo?

É possivel a colocação de kits de amortecedores e molas de rebaixamento? se sim, qual o limite de rebaixamento que é permitido?

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Alem das respostas, se poderem indicar onde me posso informar sobre estes e outros assuntos em relação ao que pode ou nao fazer o veiculo chumbar na IPO agradecia.

os melhores cumprimentos"

Resposta:
"Bom dia

Qualquer alteração a efetuar ao veiculo requere aprovação do IMT.

Assim se o veiculo se apresentar á inspeção com alterações na suspensão, sem as mesmas estarem refletidas nos documento (DUA ou livrete), obriga o inspetor a reprovar o veiculo em inspeção, por alterações das características originais homologadas.

Cumprimentos"

Nova pergunta minha:
"boa tarde,

desde ja obrigado pela rapida resposta...

Portanto o veiculo reprova mesmo que sejam amortecedores com regulaçao de altura especificos para o veiculo e com a altura de origem?

Isto é valido apenas para o caso da suspensao nao estar aprovada pelo IMT no DUA correcto?
Como é que devo proceder para ter essa mesma aprovaçao?

seria possivel informarem-me onde posso consultar a legislaçao para futuros esclarecimentos?

cumpts e obrigado"

Ultima resposta deles:
"Bom dia Sendo o IMT a entidade que aprova a transformação de veículos, terá que se informar com eles, lamento mas desconheço o processo de legalização de transformações. Cumprimentos"

Portanto o pessoal que passa com coils e com molas é puramente aleatorio..
E é neste ponto que ficamos

Eu gostava de legalizar e nem eles sabem como eh que se faz.

Mas tb me pegunto.. porque eh que dizem que tem de estar no livrete a aprovaçao de suspensao X ou Y? no livrete nao vem la nada a falar de suspensoes a dizer as caracteristicas de origem, por isso, ah partida, desde que fosse especifico para o veiculo nao seria alteraçao.. Mas isto sou eu a divagar e que nao eprcebo nada disto.
 
Last edited:
É evidente que nenhum IPO ía dizer algo que os colocasse sobre pressão num email!!
Coils não averbados é chumbo no IPO. Isso é mais que sabido. O que acontece é que os inspectores também vão fechando os olhos porque tal como nós, percebem que algumas das regras são parvas. Agora segundo a lei é reprovação!
Os tipos da IPO não têm que saber como se faz a legalização. A função deles é verificarem o correcto funcionamento do veículo e se está dentro da lei.
Os extras que são abervados ou são colocados na zona das notas ou através de uma folha descritiva anexa.

Estou convicto que ainda vai chegar o dia em que precisamos de averbar a mudança da cor das jantes e da troca do auto-rádio :D
 
Não estou a ver onde eh que o meu mail tinha pressão, so perguntei se passava na IPO, ele respondeu que nao a nao ser que estivesse averbado e eu perguntei como eh que se averbava isso.

Mas eu acho que teem pelo menos de saber onde dar a informaçao de onde consultar a legislação sobre estes assuntos. suponho que eles proprios devem de ter algum sitio onde vao saber o que eh ou nao legal.
Eu perguntei onde eh que poderia me informar sobre o que eh ou nao permitido e ou que reprova ou nao na IPO e nao me responderam a essa questao...

Não pode ser do genero de chegar la um carro com algo diferente e quererem chumbar. É que ja me aconteceu isso com os farolins FR. provavelmente nao tinham visto ainda FR naquele centro e ja estava a peruntar onde eh que estava o numero de homolgaçao.. :S
 
Não estou a ver onde eh que o meu mail tinha pressão, so perguntei se passava na IPO, ele respondeu que nao a nao ser que estivesse averbado e eu perguntei como eh que se averbava isso.

Mas eu acho que teem pelo menos de saber onde dar a informaçao de onde consultar a legislação sobre estes assuntos. suponho que eles proprios devem de ter algum sitio onde vao saber o que eh ou nao legal.
Eu perguntei onde eh que poderia me informar sobre o que eh ou nao permitido e ou que reprova ou nao na IPO e nao me responderam a essa questao...

Não pode ser do genero de chegar la um carro com algo diferente e quererem chumbar. É que ja me aconteceu isso com os farolins FR. provavelmente nao tinham visto ainda FR naquele centro e ja estava a peruntar onde eh que estava o numero de homolgaçao.. :S

Não disse que fizeste pressão. Apenas acho que responderam segundo a lei, ou seja dizer que não passa na IPO. O que quis dizer é que eles nunca te iriam dizer no email: "ah e tal se vier à altura de origem em principio passa".
Eles responderam-te no email quem trata dos averbamentos: IMT o antigo IMTT.
Os farolins do FR, o homem não te queria chumbar por serem os do FR... ele chumbava-te era se não fossem originais. Actualmente até as ópticas e farolins after-market sem o selo CE chumbam.
 
Sim eu compreendo que nao ia dizer "ah e tal se vier à altura de origem em principio passa". Por isso mesmo eh que perguntei se passava no sentido "se é legal" e ele respondeu. até aí tudo bem, nao tenho nada contra ate porque ja fazia uma ideia do que seria a resposta mas, eu so queria mesmo saber se era ou nao possivel.

Eles responderam quem trata desses averbamentos está certo, mas nao responderam onde eh que eu vejo os motivos de chumbo em IPO que foi o que perguntei.. eles para chumbarem ou nao, teem de se basear em algo, em alguma legislaçao, e era isso que eu queria saber, qual e onde eh que está o documento/legislação que contem isso e como o posso consultar. isto ele nao respondeu das 2 vezes que perguntei.

Quanto aos farolins FR, ele queria chumbar...ele disse que nao era de origem e que nao tinha os numeros de homolgaçao (que por acaso estão na parte preta do farolin que está tapado com a mala).. por isso eh que disse que nao podem cumbar ou passar so porque acham que isto ou aquilo é diferente..
 
A legislação não diz que coils chumbam... Diz algo pior que é: não é legal qualquer alteração de características.

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Tudo é possível de legalizar.
É preciso é ter dinheiro na carteira.

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Pelo que ja foi aqui dito num post anterior, foi distribuida uma circular para os centros de inspecção em que a nivel de suspensoes so referia "suspensao irregularmente alta/baixa"...

Eu ainda vou perder mais uns minutos um dia destes mas desta vez a enviar mail para o IMT, já que foi o que o sr. me aconselhou
 
Humm...

Podendo interpretar a lei como quiser, eis a minha interpretação...

Alteração das características do veiculo.. é tirar ou adicionar qualquer peça que não venha de origem.. :D

Alteração de escape.. Para o meu Ej9 a Honda já não tem escapes, preciso de uma panela, vai aftermark, terei que homologar? parece que não... Porque? porque o carro já tem escape de origem...

Meter Barra AA, não tras de origem já foste... Mas... Os que trazem de origem não vem no DU... Entao como se sabe se vem de origem ou nao?!?!?! Não sei...
 
É mesmo ai que quero chegar ZuKinha
O que acontece nos centros de inspecçao eh uma verdadeira aleatoriedade.. Pode passar ou nao dependendo da disposiçao do inspector, dos seus conhecimentos do que eh ou nao homolgado e legal, entre outras coisas..

E concordo com isso, se o meu carro já tras amortecedores, porque raio tenho de os legalizar? seria obrigado a comprar na marca por um balurdio ou nao poderia eu comprar, por exemplo, uns coils low cost em que muitas vezes fica um kit pelo valor de 2 amortecedores.
 
Bacano. não envies email's! pegas nos pés ou no carro e vais lá falar mesmo com eles. simples! e com o carro lá conseguem logo dizer que sim ou não.

A lei é muito subjectiva. não é por nada que não á muita informação sobre tipo de suspensão etc.. e depende do critério de cada um simples! quando em duvida no máximo faz-se uma "decisão colegial" com 2 ou 3 inspectores para verificar o caso, e quem for mais a favor ou mais contra é o resultado. se o imt não explica detalhadamente as leis que aplica, fica ao critério do inspector aprovar ou reprovar a situação consoante o que for para a segurança do veículo ou em caso duvida não vai apontar simples! se inventar deficiências também se pode lixar. Zukinha, já vi Honda civic EG6 VTI de 92com linha e colectores Supersprint com marca homologação. passa ponto final :) simples! não se inventa.
 
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