Caixa Velocidades Ibiza Cupra TDI 6L ??

Boas, preciso da opinião dos entendidos, ando a procura de um ibiza 6L Cupra TDI para um amigo aqui na suiça e chega-mos à conclusão que dos muitos poucos que existem (para venda), muitos deles têm a caixa / embraeagem danificadas... Alguns com os famosos CHIPS Tuning muito reconhecidos por estes lados e com cavalagens de 186cv ou até mesmo de origem 160cv...

Depois de alguma leitura na internet, deparei-me com vários casos destes. inclusivé fui ver um cujo levou caixa e embraeagem tudo novo aos 56.000km e agora aos 171.000km precisa novamente de embraeagem...

Alguma explicação? Como é que fazem os que andam carregados e com cavalagens superiores a 200cv? E para quem quer o carro de origem, mas fiavel?

Outra pergunta algo importante de saber é, qual a compatibilidade entre caixas neste carro Ibiza cupra 6L TDI (de 2005)? Posso colocar outra caixa (sendo de 6v) de um 130 ou de um golf IV 150? E funciona tudo certinho com a embraeagem?

Obrigado desde já pela vossa ajuda! ;-)
 
tambem tou na suissa e nunca ouvi falar de nenhum problema a esse respeito as repros a 186cv sao as abt, caso seja aquelas caixas tipo powerbox e normal que isso va logo tudo a vida

PS: o problema e q ca o oléo de caixa na seat dizer q ele e para toda a vida do carro eu troquei o oléo do meu a pouco tempo com 110mil ele estava preto
 
Last edited:
Amigo uma embraiagem pode durar 50 000km como 500 000km, acho que tudo depende do uso/condução.

Eu aos 100 000km troquei de embraiagem no meu Cupra TDI, o volante bimassa já estava a dar o berro, a embraiagem já estava a patinar um pouco e depois na desmontagem aquando da troca da minha embraiagem descobriu-se que o disco já estava a partir/rachar. As razões no meu caso foi devido a ter por vezes condução mais agressiva e de ter comprado o carro em segunda mão, ou seja, não sei que o antigo dono do carro fazia com ele, mas presumo que também gostava de puxar pelo carro.

Neste momento tenho um volante bimassa novo, mais prensa e disco Sachs Race nove e rolamento de encosto novo, o disco e prensa é feito para aguentar binário na ordem dos 530nm.
 
Bom eu de facto fiquei surpreendido com isto, mas que é verdade é, eu proprio vi e li com os meus olhos... varios casos de embraegens aos 40.000 / 50.000km a darem o berro... tanto que o de 186cv que andei a embreagem já patinava, mas patinava! ao abrir o capô, estando o carro parado na rua à 4 semanas ainda cheirava a embraeagem aquele cofre do motor...

Agora a questão da caixa em si? alguém sabe que caixas posso lá colocar? chegar e montar...

@PauloPinho, estás em que zona?

@DaiCupra, quanto é que te custou o material (apenas o material)?
 
estou no valais

tanto a do fr como a do sport podes la meter

Estive a falar com o vendedor e disse me que aos 80.000km já tinha levado embraiagem... Lol não faço a mínima porque não conheço o carro, mas algum motivo deverá de haver...

Posto isto vou ver se encontro caixas para la, mas o ebay.de da-me poucos resultados para caixas de ibiza com referências GCU por exemplo (a do carro), mas as do Golf IV existem umas centenas... Claro teem outras referências, mas sendo o bloco igual, devera dar... A cena é que não e para mim e não me quero comprometer e depois falhar com o rapaz e ter o carro no estaleiro... Sabem me dizer as referências das caixas em questão?

Vamos ver... No que daqui sairá!

Obrigado desde ja!
 
têm cuidado que podes ter que mudar transmissões embreagem etc

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Sinceramente não sei, porque ainda não vi o carro, o último que vi era só a embraiagem, mas já tinha levado uma caixa aos 57.000km... Lol, mas estes gajos aqui gostam de trocar tudo porque não sabem bem o que é... Lol e assim a probabilidade de ficar bom é maior... (a minha opinião sobre muitas das garagens aqui)

Em relação a ser uma coisa ou outra, do que eu li, pode ser as duas coisas, mas por norma é a embraiagem... Se tudo correr bem sexta-feira vou ver melhor.
 
Porra... o que para aqui não falta é malta a dar "porrada" nos carros e "poucas" são as caixas com problemas!

Acho que os chuíssos não sabem é de onde vem o problema e então inventam!
 
sou mecanico ca atençao com o q dizem xD

Tiveste sorte, porque que antes de carregar em responder, apaguei algumas coisas bem mal dizentes, que tinha escrito no post anterior :D

Mas, continuo na minha... algo deve estar errado nessa história para andarem assim a substituir caixas!
O problema não são as boxs/repros... deve ser é os pés!!
 
eu tambem acho estranho nunca ouvi falar em tal coisa...como disse a cima sei q ele nao mudao o oléo da caixa pois fui comprar para o meu e o gajo disse q era a vida lol nem tinhao em stock isso tiverao q encomendar

ai sim acredito que a 150mkm sempre com o mesmo oléo e a levar escafia aquilo acabe por se danificar
 
@DaiCupra, quanto é que te custou o material (apenas o material)?

O material todo novo deve ter ficado em 1500€ penso eu, já não recordo bem, ainda falta a mão de obra que também não fica barato, e também mudei a valvulina da caixa de velocidades mais ou menos aos 100 000km.
 
já que estragam o bimassa troca se logo a caixa para garantir que fica bom, se precisarem de trocar um injetor com valores marados metem logo um motor.. enfim sempre a tentar fuder o outro..
 
já que estragam o bimassa troca se logo a caixa para garantir que fica bom, se precisarem de trocar um injetor com valores marados metem logo um motor.. enfim sempre a tentar fuder o outro..

Acredita que éum pouco isso, sendo o cliente a pagar obvio, se tiver na garantia esta sempre tudo em ordem... Ja tive e vou tendo algumas experiências com garagens e (na minha opinião) contam pelos dedos os mecanicos que aqui se aproveitam... Exemplos que já tive foram tantos e em tanta coisa que se tivesse aqui a enumerar nunca mais daqui saia, mas olha esta:

O smart four two de 600cc a gasolina de 2001 (+ou-) teem um defeito de o alternador se agarrar depois de parado algum tempo, como aquilo e so 600cc de cilindrada e devido talvez a bateria não estar como nova, quando isso acontece o motor nem roda, esta completamente "bloqueado" nem tirando velas ou assim aquilo roda, num concessionário da smart deram como motor rebentado... Mama motor todo novo e no fim o problema era "apenas de um alternador"...

Dai que aqui muita gente assim que o carro tem quilometragem ja elevada e as primeiras peças de desgaste teem que ser trocadas, vendem os carros ou quando avariam, porque a mandar reparar nos "mecanicos" é um balurdio e ja não valem os carros...

Enfim
 
160 francos a hora eu xD nao e muito caro segundo o q se diz na suiça ganha-se muito muito bem e que da muito dinheiro
 
Aproveito este tópico para colocar aqui uma questão.

Qual é o tipo de valvolina que levam as caixas dos 6L's ??

Cumprimentos
 
75w90 penso eu amigo mas já não tenho a certeza!já não tenho aqui a embalagem

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Back
Top