Caixa Longa

Ola malta. Tenho uma dúvida relativamente às caixas longas que precisava esclarecer o mais rápido possível, visto ter um negócio em vista..

Segundo me informei na Seat, os Ibiza 6L Sport e FR trouxeram até hoje 3 tipos de caixas: FJW ; FSM ; HDS.

-As FJW têm a referência 0A8300043B e saíram nos ibizas de 11/2001 até 07/2003. Existe ainda a anotação 65/22/27.;
-As FSM têm a referência 0A8300043B e saíram nos ibizas de 08/2003 até 02/2004; Existe ainda a anotação 65/22/27.
-As HDS têm a referência 0A8300043D e saíram nos ibizas de 03/2004 em diante. Existe ainda a anotação 68/21/26.

Através do meu número de chassis verifiquei que o meu carro tem a caixa HDS (sendo este de 05/2004).

A minha dúvida é a seguinte: As duas caixas anteriores, mesmo tendo referências iguais, serão diferentes em alguma coisa? Acho estranho a Seat ter feito a "intermédia" FSM para passado 7 meses a ter substituido novamente, mas no entanto não compreendo a diferença do código de 3 letras..

A anotação 65/22/27 das longas para a 68/21/26 das curtas terá alguma coisa a haver com o raport das mesmas?!

Outra questão prende-se com a compatibilidade da minha caixa com as outras duas. Será plug & play? Ou será que a minha já tem o sensor de velocidade no ABS?!

vamos lá malta tudo a ajudar :clap: :clap:

desde já o meu muito obrigado...

cumprimentos,
 
As duas primeiras são iguais/idênticas... Qualquer uma é compativel com o teu carro!!!

Acho que so deves trocar se tiveres para cima de 220cv, pois senão não vais tirar proveito da 6ª longa...

Para teres ideia, ás 4200rpm, vais a 220km/h, em 5ª!!!

Tudo depende do que pretendes fazer com o carro! Abraço
 
Boas, Black e obrigado pela tua opinião..

Ainda bem que são iguais e compatíveis, acho que vou apostar na longa..

O carro para já só tem IC cupra e repro pra 185cv e 400nm.. com este setup faço 220 às 4200 em 6ª... e se começar a descer o carro quase não desenvolve mais, nota-se que fica preso... aos 230 km/h o motor parece que vai saltar fora, pois já rola perto das 4400rpm's... :( :(

o que queria era aproveitar este negócio da caixa longa para poder poupar um bocado o turbo nas velocidades mais elevadas.. e como faço muita auto-estrada posso andar um bocado mais depressa e com as rpm's lá em baixo, consumindo menos combustível :D

e assim quando trocar o turbo já posso pensar numa coisa mais à homem.. com a caixa curta iria ficar sempre limitado, independentemente do turbo, certo?!

abraço amigo
 
Nesse aspecto tens razão, até pk a repro n deve tar para puxares muita rotação..

Se for bom negócio, aproveita...

Assim já podes pensar mais alto!!!

Abraço
 
Se o negócio, por alguma razão, sofrer algum revès, diz-me qq coisa. Entretanto, se souberes de alguem que a queira comprar, apita!
 
Boas

e assim quando trocar o turbo já posso pensar numa coisa mais à homem.. com a caixa curta iria ficar sempre limitado, independentemente do turbo, certo?!

abraço amigo

Tudo depende do uso que dás ao carro e do teu gosto pessoal, eu tenho o carro com um potência jeitosa e estou muito satisfeito com a caixa FR, sempre gostei mais caixas close do que caixas longas ;)

Os unicos inconvenientes que tens com a caixa mais curta são os consumos que aumenta cerca de 1 litro, 1 litro e meio e o maior desgaste no que diz respeito a transmissões, embraiagens e afins e ao turbo.

Pouca velocidade faço com o carro, apenas gosto de chegar lá rapido mas 245 em recta dou muito rapidamente, para mim basta :)
 
Os unicos inconvenientes que tens com a caixa mais curta são os consumos que aumenta cerca de 1 litro, 1 litro e meio e o maior desgaste no que diz respeito a transmissões, embraiagens e afins e ao turbo.
:)

boas.. pois os inconvenientes tão aí todos! em tambem gosto bastante da minha caixa curta, acho-a bastante mais equilibrada... agora quando preciso de ponta o motor vai-se a partir todo... aos 200 já vou mais ou menos nas 4000 por isso nem quero imaginar o teu aos 245 :rolleyes: :rolleyes:

a minha ideia é meter agora a longa e daqui a uns tempos quando trocar de turbo meter um maior.... se ficar com a curta opto pelo 17vb e já que vou continuar com o mesmo "problema" nas altas, sempre fico com umas saídas mais malucas :D :D

abraço
 
boas.. pois os inconvenientes tão aí todos! em tambem gosto bastante da minha caixa curta, acho-a bastante mais equilibrada... agora quando preciso de ponta o motor vai-se a partir todo... aos 200 já vou mais ou menos nas 4000 por isso nem quero imaginar o teu aos 245 :rolleyes: :rolleyes:

a minha ideia é meter agora a longa e daqui a uns tempos quando trocar de turbo meter um maior.... se ficar com a curta opto pelo 17vb e já que vou continuar com o mesmo "problema" nas altas, sempre fico com umas saídas mais malucas :D :D

abraço


Imagina isto a 260 então :rir: :rir:

Com a caixa FR e o VB que andava há uns tempos em 2ª as 2000 colava gás e o carro mesmo com coilovers e os jeitosos P Zero Nero em bom estado patinava tanto e era tão rapido que quando dava fé o carro estava no corte a mandar pseudo rateres :respect:

Com um turbo maior como é o meu caso tens uma vantagem porque apesar do meu turbo ser bom (ando em qualquer velocidade as 1500rpm´s e em 6ª as 1700rpm´s) notei como que uma pequena desmultiplicação da caixa e noto que há menos esforço agora ;)

O ideal mesmo seria a caixa do FR com mais 10km/h em cima, maximo 15, a longa é realmente muito comprida e as diferenças andam-se pelos 30 km/h :yellowcard:
 
Last edited:
Back
Top