Caixa de Velocidades 1.4 TDI BNM

Boas noites malta..

tenho um ibiza 1.4 bdn com a caixa de origem (aquela bem curta)..:rolleyes:
Após ter feito uma reprozita para 100cv comecei a sentir que a caixa é super porreira para arrancar mas é bastante pobre em ponta..
para terem uma ideia o carro corta 5 aos 170 de ponteiro que nao sei se nao será menos velocidade ainda que isso..
Fazer uma viagem mais longa é para esquecer .. andar a mais de 120kmh é caotico a nivel de conforto sonoro pois vai acima das 3rpm em 5ª.. :s

Gostava de tornar o carro um pouco mais suave pa viagens mas tambem gostava de nao perder tanto em arranque..

Que caixa aconcelham?

Specs

motor 1.4 tdi 70cv
repro -> 100cv
decat

Abraço
 
mete uma dos mancos de 80 cv.. o meu tinha 100 cv e não cortava.. batia os 200 as 4000rpm
 
mete uma dos mancos de 80 cv.. o meu tinha 100 cv e não cortava.. batia os 200 as 4000rpm

Tens a certeza disso amigo :confused:

Às 4mil estás a bater nos 175-180 kmh não?

Aos 205 estas nas 4900-4950 .... isto no meu carro claro

cumps
 
Last edited:
tambem me tenho questionado acerca deste assunto.. qual q melhor hipotese.. por vezes quero fazer uma viagem sem grandes pressas a 120 130... e ja vai a 3000rpm... os entendidos que deixem umas dicas.. o meu ainda não tem repro, mas já tinha pensado neste assunto.. por uma caixa mais longa.. hoje vinha a 160\170... a 4000... e não passsava dali.. lol
 
Eu no meu (75cv) faço 3000rpm aos 130km/h... e às 4000rpm 180km/h...
Ainda assim, gostava de alongar um pouco...

vou ficar atento a soluções ;)
 
Epa parece me bem.. Tens assim por alto noção dos preços dessas caixas?

Cumps
Não faço ideia!

Tens a certeza disso amigo :confused:

Às 4mil estás a bater nos 170 kmh não?

Aos 205 estas nas 4900-4950 .... isto no meu carro claro

cumps
bem só testei uma vez a seguir a fazer repro, liguei mais ao gps q ao ponteiro, mas 4000 rpm, 200km/h de ponteiro , 182km/h no gps, em recta, e não passou dali!
 
Last edited:
não compensa mais torcar logo a caixa toda ? ou vai roubar muita potencia no arranque ?

Penso que não te tira muito arranque.

O que vai acontecer se meteres a caixa toda é que não vai notar a quebra de rotação da troca de mudança de 4º para 5º em andamento. Fica tudo equilibrado. no resto das mudanças vai notar que á mesma rotação dás mais velocidade.

Se so trocares os carretos de 5º,e se a tua caixa é mesmo muito curta ( corta as 170km/h ) de 4ª para 5ª vai notar uma grande quebra de rotação.

Se cortar as 215km/h ás 4950rpm ai não notas tanto a quebra mas tens que fazer a troca a uma rotação mais alta mas que quando engrenares a 5ª a rotação não cair para rotações muito baixas ( 1000 rpm por ex ).

Espero não estar a escrever de uma maneira confusa.
 
Entendi, no entanto pelo que foi dito por aqui a dif do carreto de 5ª do pd80 para o pd70 andaria por volta das 250rpm logo, e se nao estou em erro, só mesmo se trocares a uma rotançao baixa já em 4ª é que o gajo se embrulha certo?
Eu nao uso o meu carro para grandes puxanços.. mas pelo andamento que costumo fazer com ele, acho que por 250rpm nao teria problema, no entanto acho é estranho esses 250rpm a menos darem uma diferença final de 170 para 215! mas pronto sou leigo na materia e por isso é provavel que esteja a dizer uma barbaridade :D
 
Entendi, no entanto pelo que foi dito por aqui a dif do carreto de 5ª do pd80 para o pd70 andaria por volta das 250rpm logo, e se nao estou em erro, só mesmo se trocares a uma rotançao baixa já em 4ª é que o gajo se embrulha certo?
Eu nao uso o meu carro para grandes puxanços.. mas pelo andamento que costumo fazer com ele, acho que por 250rpm nao teria problema, no entanto acho é estranho esses 250rpm a menos darem uma diferença final de 170 para 215! mas pronto sou leigo na materia e por isso é provavel que esteja a dizer uma barbaridade :D

Correção:
Diferença de 250rpm do carreto do PD80 para PD100.
 
hum... vejo que me compensa por a caixa toda lol alguem sabe de preços que caixa toda? será uma coisa muito custosa ?€ ?? :p a minha ideia e sempre tornar o meu manco mais economico :D ... e tenho ideia que o meu mortor esta limitado a 170... em 5 n passa das 4000... nas outras mudanças corta a 4700 se nao estou em erro, mas a quinta parece-me curta.. na sinto o motor a cortar... ainda falta ali um bocado .... secalhar e impressão minha ... :D
 
Back
Top