Caixa acústica - medidas

Boas pessoal!

Tenho um sub Pioneer TS-W303R e gostaria de fazer eu próprio uma caixa para ele. Já sei os materiais a usar e como fazer, mas preciso de saber as medidas para que possa "bombar" a 100%
Será que alguém me pode ajudar com essa questão? Como calcular as medidas ideais?
Deixo em baixo com o link do produto e manuais!

http://www.pioneer.eu/uk/products/25/131/201/TS-W303R/index.html - produto
http://www.pioneer.eu/uk/products/25/131/TS-W303R/media.html - manuais


Abraço, cumps.
O que precisas de saber?
A caixa para o sub, recomendam 35,4 L de caixa selada.
Baseia-te numa caixa para 36L pronto.

Faz uma caixa com MDF de 16mm no minimo. Se tiveres acesso a uma de 19mm seria o ideal, mas 16mm serve bem.

Aqui: http://autosom.net/artigos/box_design.htm
no fim deste site, tens um calculo para as chapas de madeira que te acha a litragem consoante as medidas.
por exemplo, 40cm X 40cm X 30cm
 
O que precisas de saber?
A caixa para o sub, recomendam 35,4 L de caixa selada.
Baseia-te numa caixa para 36L pronto.

Faz uma caixa com MDF de 16mm no minimo. Se tiveres acesso a uma de 19mm seria o ideal, mas 16mm serve bem.

Aqui: http://autosom.net/artigos/box_design.htm
no fim deste site, tens um calculo para as chapas de madeira que te acha a litragem consoante as medidas.
por exemplo, 40cm X 40cm X 30cm

Boas,

As caixas para os Subs devem ser sempre seladas ou com furo para o exterior?

EDIT: Já vi como saber isso no site, obg
 
Last edited:
Boas,

As caixas para os Subs devem ser sempre seladas ou com furo para o exterior?

EDIT: Já vi como saber isso no site, obg

Básicamente á que saber que sub tens.
Depois saber também como gostas mais do som, se em bassreflex, se em caixa selada.
A caixa selada dá-te uma batida mais certa mais para a vertente de qualidade.
a Bass Reflex, é mais dificil de trabalhar, e de controlar o bass. Muito usada em provas de SPL.

Um dos nossos projectos, o Bocanegra, foi utilizada uma caixa bassreflex dissimulada mas muito bem controlada.
o resultado foi espectacular... mas não recomendo para quem se inicia nisto.

De salientar que as caixas bassreflex devem ser de litragem superior ás seladas.
 
Básicamente á que saber que sub tens.
Depois saber também como gostas mais do som, se em bassreflex, se em caixa selada.
A caixa selada dá-te uma batida mais certa mais para a vertente de qualidade.
a Bass Reflex, é mais dificil de trabalhar, e de controlar o bass. Muito usada em provas de SPL.

Um dos nossos projectos, o Bocanegra, foi utilizada uma caixa bassreflex dissimulada mas muito bem controlada.
o resultado foi espectacular... mas não recomendo para quem se inicia nisto.

De salientar que as caixas bassreflex devem ser de litragem superior ás seladas.

É só hertz e frequencias nessa cabeça =DDD
pessoalmente gosto mais das caixas com bassreflex
 
Básicamente á que saber que sub tens.
Depois saber também como gostas mais do som, se em bassreflex, se em caixa selada.
A caixa selada dá-te uma batida mais certa mais para a vertente de qualidade.
a Bass Reflex, é mais dificil de trabalhar, e de controlar o bass. Muito usada em provas de SPL.

Um dos nossos projectos, o Bocanegra, foi utilizada uma caixa bassreflex dissimulada mas muito bem controlada.
o resultado foi espectacular... mas não recomendo para quem se inicia nisto.

De salientar que as caixas bassreflex devem ser de litragem superior ás seladas.

Por acaso o meu Sub diz SPL na frente....não sei se terá a ver....
As outras características tenho de ver atrás...

Eu gosto de ouvir aquela batida forte e "longa" penso que seja bassreflex certo?
Neste momento tenho a caixa com uma abertura lateral, mas noto que se puxar mais um pouco começa a distorcer...é normal?
 
Por acaso o meu Sub diz SPL na frente....não sei se terá a ver....
As outras características tenho de ver atrás...

Eu gosto de ouvir aquela batida forte e "longa" penso que seja bassreflex certo?
Neste momento tenho a caixa com uma abertura lateral, mas noto que se puxar mais um pouco começa a distorcer...é normal?
Pode ser normal, quando a caixa não esteja feita da forma correcta. as caixas têm enfase maior em determinada frequeência e isso pode estar mal afinado também.

As caixas seladas são mais fáceis de trabalhar, as bassreflex, não é chegar abrir um buraco e meter a tocar. Quem fizer isto devia estar a plantar batatas.
 
Pode ser normal, quando a caixa não esteja feita da forma correcta. as caixas têm enfase maior em determinada frequeência e isso pode estar mal afinado também.

As caixas seladas são mais fáceis de trabalhar, as bassreflex, não é chegar abrir um buraco e meter a tocar. Quem fizer isto devia estar a plantar batatas.

A caixa já estava feita de quem a vendeu, e estava selada com um outro Sub, mas como o Sub queimou arranjei outro usado, que só toca bem com a abertura lateral, se a fechar quase não se ouve a batida entendes?
 
A caixa já estava feita de quem a vendeu, e estava selada com um outro Sub, mas como o Sub queimou arranjei outro usado, que só toca bem com a abertura lateral, se a fechar quase não se ouve a batida entendes?
Entendo...
E sabes-me dizer se realmente essa caixa é a indicada para o sub em questão? Quanto mais não seja, com a litragem certa?
É que pelo que dizes, não se notar a batida, acabas por me dar razão :)
 
Entendo...
E sabes-me dizer se realmente essa caixa é a indicada para o sub em questão? Quanto mais não seja, com a litragem certa?
É que pelo que dizes, não se notar a batida, acabas por me dar razão :)

Logo quando sair do trabalho vou medir a caixa e tentar ver as specs do Sub e depois posto aqui ;-)
A caixa foi feita numa madeira bastante grossa, acho que Contraplacado Marítimo...agora se é a indicada não sei...
 
Logo quando sair do trabalho vou medir a caixa e tentar ver as specs do Sub e depois posto aqui ;-)
A caixa foi feita numa madeira bastante grossa, acho que Contraplacado Marítimo...agora se é a indicada não sei...
Se foi contraplacado maritimo ok..se for contraplacado normal...lixo...
alternativa, MDF de 16mm minimo, ou 19mm
 
Alguém me sabe dar as medidas através da litragem?? Estive no site mas sou sincero k não percebo "patavina" daquilo..lol!
Estava com ideias de fazer uma caixa dutada, penso ser a melhor opção. Segundo o manual refere 42,5L, ora isso dá quanto (A x L x C). Talvez uma caixa quadrada seja o ideal!
 
Alguém me sabe dar as medidas através da litragem?? Estive no site mas sou sincero k não percebo "patavina" daquilo..lol!
Estava com ideias de fazer uma caixa dutada, penso ser a melhor opção. Segundo o manual refere 42,5L, ora isso dá quanto (A x L x C). Talvez uma caixa quadrada seja o ideal!

Uma caixa dutada vai te trazer baixos mais profundos e prolongados, uma selada vai te dar um baixo mais seco e preciso... tens de ver que tipo de grave gostas antes de pensar em fazer a caixa.
Agora recordei o tempo em que fazia caixas de sub para o importados da DLS, Emphaser, etc... eram 30 por semana :)
Na altura que o SQ ou SPL davam guito à sério....
PS: aprofunda-te no site zuca que o White meteu aki que akilo tá a papinha toda feita, se quiseres mete no google esse site que lá tá a esplicar tudo de tudo.
Abraço.
 
[FCS]alfamax;1765063 disse:
Na altura que o SQ ou SPL davam guito à sério....

Sem dúvida!
E que por acaso havia gente que gostava de som de jeito...hoje é Norautos, Radio Populares, e Feuverts a vender ao desbarato sem explicar, sem informar o cliente. É vender para lixar mercado e o cliente é que se lixa.
 
Sem dúvida!
E que por acaso havia gente que gostava de som de jeito...hoje é Norautos, Radio Populares, e Feuverts a vender ao desbarato sem explicar, sem informar o cliente. É vender para lixar mercado e o cliente é que se lixa.

Mesmo isso amigo.. mas tudo começo a descambar quando começaram a vender na praça de espanha... até a Demestre fornecia Alpine e Macrom a eles a preços bem abaixo que o praticado nas lojas... na altura além de não pagarmos as facturas e devolvermos tudo, fechamos com eles. Lembro-me de começar a comprar ao Zé rádios RockfordFosgate e sub's Punch/Power .
Hoje esquece lá isso.... outra coisa que lixou bem o negócio foi os carros começarem a sair de fábrica "bem" equipados, lol .
Sorry o off .... topic :)
 
[FCS]alfamax;1765885 disse:
Mesmo isso amigo.. mas tudo começo a descambar quando começaram a vender na praça de espanha... até a Demestre fornecia Alpine e Macrom a eles a preços bem abaixo que o praticado nas lojas... na altura além de não pagarmos as facturas e devolvermos tudo, fechamos com eles. Lembro-me de começar a comprar ao Zé rádios RockfordFosgate e sub's Punch/Power .
Hoje esquece lá isso.... outra coisa que lixou bem o negócio foi os carros começarem a sair de fábrica "bem" equipados, lol .
Sorry o off .... topic :)
Nem mais!
Mas o mal já vem da marca...
A marca exige objectivos, tem de despachar material.
Alguns importadores "tiveram" de despejar o material que tinham para poder fazer novos stocks.
E digo despejar, mas não os defendo. E não defendo porque não souberam salvaguardar os seus instaladores e clientes mais assiduos.
Os preços para essas superficies teriam de ter sido protegidos e de forma a que quem "lixou" o mercado actual, não o pudesse ter feito.

Um instalador audio, é que deve ter a melhor margem. É quem vende o produto, é quem monta, é quem explica, é quem aconselha e está nisto por gosto... estes sim é que fazem as casas, os importadores e a marca. Não as superficies que lixaram os produtos, os preços e que roubam o cliente.
Sim, porque não existe aconselhamento, experiência, etc... é aviar produto.
Depois a marca fica mal vista quando o cliente não gosta do produto, ou o instalou mal.
Isto é tudo uma cadeia estúpida que ninguém soube olhar para a frente.

Continua nisto quem gosta mesmo, e tem paciência... confesso que estou á pouco tempo, mas á dias que não á paciência para tanta barbaridade... e temos de nos voltar para outras coisas que nos metem a comida em casa... né? ;)

epah gosto dakele grave mais continuado, nao tao seco, entoado =D
Pronto, quando são gostos, não se discutem.
Mas a meu ver também depende da música ou estilo musical que se ouve.
 
Back
Top