cabeça 1.6 td no ibiza 1.9 td

boas, sou novo por aqui, se estiver a fazer alguma asneira corrijam-me;) é o seguinte, o meu ibiza 1.9 td levou uma cabeça de um audi 80 1.6 td, acham isso viavel? até agora esta substancialmente mais rapido mas aquece mais rapidamente e há aquela questão destas cabeças terem um taxa de compressão maior que as 1.9, alguem tem algo a partilhar sobre o assunto?:confused:
 
se tinha não encontrei, pelo menos criado por mim não, este é o unico :D se de facto ha algum que fale neste assunto podes passar me o link?
 
boas, ja tinha a resposta escrita mas apaguei sem querer:x então é assim, a cabeça do audi é igual ha do golf, é a cabeça SB salvo erro, eu ando assim há um mês. diferenças: o carro anda de facto mais com a mesma afinação (mas a outra cabeça que la estava, 1.9, tinha 3 estaladelas nas camaras) em relação ao aquecimento: aquece muito mais depressa mas nunca passou do limite. o que me disseram é que a cabeça 1.6 é feita com um aluminio diferente e mais resistente, eu comi essa, só nao sei se é verdade ou não, porque tenho lido comentarios completamente opostos pelos foruns!! qual é a tua opinião em relação ao teu carro com esta configuração?
a cabeça 1.6 tem uma diferença substancial na taxa de compressão, é um pouco maior que com a cabeça 1.9
 
cabeça do 1.6td :

407965953_022.JPG




cabeça do 1.9td :

Cylinder-Head-for-Citroen-Jumpy-1-9TD-XUD9-TE-.jpg




Como vez nas imagens as cabeças são planas, por isso a taxa de compressão é "feita" pelo proprio bloco e não pela cabeça
 
pois, o que dizes tem toda a logica, de qualquer forma aqui estao os dois links que dão as taxas de compressão dos dois motores em questão, eu nao sei se os blocos seram semelhantes
http://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/3743/Audi-80-(B3-B4)-16-TD.html
http://www.ultimatespecs.com/car-specs/Seat/6270/Seat-Ibiza-6K-19-TD.html

Os blocos não são iguais, o 1.9td tem pistons maiores e com curso maior. No caso destes dois motores a taxa de compressão não varia só trocando de cabeça.

A não ser que o teu bloco tenha sido rectificado por cima antes de trocar a cabeça.
 
Last edited:
tambem estava a reparar nisso:D mas será que não ha outras diferenças a nivel de diametro de entrada na admissão, ou tamanho de valvulas que cause diferença?
 
tambem estava a reparar nisso:D mas será que não ha outras diferenças a nivel de diametro de entrada na admissão, ou tamanho de valvulas que cause diferença?

Não sei se há diferenças nesse aspecto, mas basta a cabeça de origem já não ter as valvulas nas melhores condições para depois notares diferença no andamento com a cabeça do 1.6
 
Não sei se há diferenças nesse aspecto, mas basta a cabeça de origem já não ter as válvulas nas melhores condições para depois notares diferença no andamento com a cabeça do 1.6

hahahaha ora cá esta... vou debitar cá toda a informação que tenho sobre isto...
é assim, o meu ibiza quando veio para as minhas mãos ja vinha com esta aplicação feita, mas o meu aquece apenas ate ao meio do manómetro, isto deve-se certamente porque não tenho termostato, lado positivo é que nao aquece tanto, lado negativo, é que é estar a matar o motor, pois depois de fazer uma descida o motor arrefece rapidamente e parece que acabamos de po-lo a trabalhar, isso é muito mau para o motor, já apanhei alguns sustos por causa disso...

agora outra coisa, eu tenho alguma experiencial em mecânica, o suficiente para mim, não me considero mecânico pois estou sempre a aprender, e aqui no forum tenho aprendido algumas coisas... a uns tempos o meu o irmão comprou um golfe 3 1.9 gtd, e ele vinha com a cabeça lixada, como as cabeças usadas dos gtd`s são mesmo lixadas de arranjar, e o meu irmão precisava mesmo do carro a andar decidimos por a cabeça do 1.6gtd, um tipo que conhecemos que é barra em golf`s disse que era possível sem grandes filmes... e o fizemos... diferenças que encontramos a cabeça do 1.6gtd é em quase tudo igual a do 1.9 gtd, menos as válvulas, pois as válvulas do 1.6gtd são mais pequenas em 2mm de as do 1.9(eu próprio as medi )e a cabeça do 1.9 gtd tem 6 pequenos canais de agua que a do 1.6 não tem, canais esses que também tem no bloco... eu optei por comprar seis pequenas relas e anulei os canais na face do bloco, e a junta da cabeça que comprei foi a do 1.6gtd que já não vem com esses furos... montei a cabeça do 1.6 com o turbo,e colectores do 1.9 e ate agora o carro anda bem, mas também anda sem termostato... o que vou fazer agora é montar o termostato mas vou fazer-lhe 2 pequenos furos nas laterais (esse tipo que conheço que é barra em golf´s aconselhou-me a fazer isso, pois garante a circulação de alguma agua enquanto o termostato abre ou não, e também por uma válvula de radiador para disparar a ventoinha mais cedo).
desculpem la o blabla...:p
 
ola filipe, notas diferença no andamento do carro com a cabeça 1.6 emrelação há 1.9?? no teu caso qual "anda" mais?? as cabeças 1.9 têm duas medidas de valvulas, umas de 7 mm e outras de 8mm, no meu caso a do 1.9 que tinha de origem eram de 7mm!! medis-te as entradas de admissão e escape? pelo que ouvi tambem têm diferenças
 
vou ser sincero, depois de montado no carro do meu irmão não notei grande diferença entre cabeças,uma vez um tipo disse que a cabeça 1.6 tira andamento ao carro, tipo amarra mais! i para ser sincero, no meu ibiza que tem o motor basicamente igual ao do meu irmão, devia estar a andar um bocadinho mais, ele em espaços curtos anda bem, mas dos 120 para cima, minha nossa... e em relação a medida das válvulas já não me recordo as medidas, apenas que entre as do 1.6 e as do 1.9 avia 2mm de diferença, tanto nas de escape como as de admissão...
 
a cena do aquecimento de certo que está relacionada com o pior arrefecimento da cabeça do 1.6TD.
O termoestacto não precisa de ser furado, a trabalhar bem esses furos não fazem sentido.
 
Back
Top