esse é 1 garret tb de geometria variavel... foi a rectificar a geometria a pouco tempo...
esse afinador faz exactamente o ke?? da pressao ao turbo?
Dar, não dá.
Controla as pressões de turbo. Dá pra colocar esse controlo pra pressões mais altas (estabilizadas).
ah... para sair de baixas mais rapido né!
Serve para controlar a pressão do turbo.
Vou tentar explicar o pouco ke sei:
Os turbos foram construidos/preparados para aguentarem um valor máximo de pressão, e essa haste serve para calibrar a válvula, e evitar ke os turbos partam por excesso de pressão. O válvula doturbo do manco (Garret GT15??) deve ser calibrada para 0,7bar segundo especificações de fábrica.
Ou seja, kd o turbo atinge uma determinada pressão (por ex. 1,1bar) essa haste desloca-se para o lado actuando numa peça ke faz de "tampão" na compressora dos gases de escape.
O efeito é de um bypass (assim ke puder coloco uma foto mais elucidativa) para ke as pressões de pico geradas sejam o mais o estáveis possiveis.
Aprovietando o tópico e o vosso conhecimento que à partida é bem superior ao meu em materia de turbos.![]()
No meu BMW 318tds tenho um chip de potência da Vilauto, aqui à tempos tinha o flexivel do escape meio roto, ouvia-se muito o turbo, pois está mesmo à saida do mesmo, ora meti um novo e parece-me que perdi binário, ou seja, aquele Kick, se é que lhe posso chamar isso a um carro que debitou 222Nm no Maha da Vilauto:cryy: Mas tá bem melhor que de origem.![]()
A minha questão é: sendo o turbo um GT15, será que dá para por o dito cujo a fazer mais pressão pois gasoleo não falta graças ao chip. Sabem qual a pressão máxima recomendada???
Cump e desculpem a intromissão no tópico.