bomba de água morreu?

Pessoal, hoje ia descansadinho da vida a fazer Leiria > Peniche no 6k de 98, saí da A8 na portagem, tudo tranquilo. Faço mais uns 15km e a subir pra saída de Olho Marinho (sim, é mesmo assim que se chama) o gajo começa a perder força, eu olho para os mostradores e o ponteiro da temperatura estava quase encostado. Passei-me, encostei logo e o gajo desligou-se sozinho. Abri o capot e havia líquido de refrigeração por baixo do vaso, mas os dois tubos estavam em condições e o vaso está inteiro. Tinha óleo também, pois fui a Lisboa na terça e meti o óleo pelo meio da vareta e atestei o líquido de refrigeração. Deitava muito fumo junto aos injectores e à correia de distribuição. Não abri a caixa da correia porque ainda nem 10 mil km tem. Assistência em viagem e siga com ele.

Teoricamente está na garantia (só faz um ano na minha mão em Agosto, foi-me vendido por um stand), mas sabem mais ou menos o que aconteceu, por esta descrição? A mim parece-me bomba de água que foi à vida, e por consequência junta da colaça queimada, aconteceu tudo tão rápido que nem reparei que o carro sobreaqueceu (devem ter sido 5 ou 10 minutos depois de passar na portagem).

Isto é coisa para substituir o motor? Ou pode ficar em condições?

Abraços
 
Pode ter sido a bomba de água que partiu por dentro(pouco provável) ou junta que queimou deixou passar a compressão para a água e deitou-a fora pelo repiro do depósito.

Abraço!
 
falo da minha experiencia:
eu andei 1 mes pelo menos com a bomba de agua fºdidª, a pá que movimenta a agua descolou do eixo e este até andava com folga, resultado nao aquecia (visto pelo ponteiro) até aos 130 140 so tlvz a partir daí e que o ponteiro começava a subir, fiz 10 min a 180 e passou os 3/4 do ponteiro mas nunca perdi agua nem notei vapores extranhos so mesmo o trabalhar que parecia uma betoneira....
 
Cá para mim foi o permutador do oleo que estalou no miolo, e deixou passar o oleo para o circuito da agua, como ficou espessa deixou de fazer a circulação como deve ser e teve que sair pela valvula no tampão...

Digo isto pois já perdi a conta aos carros aos quais já substitui isso...do grupo vag, no minimo uns 8veiculos!

Mas tambem pode ser a junta....mas verificava bem isso!
Pois se aqueceu muito pode ter afectado isso!
 
o líquido de refrigeração que pra la' andava nao estava gorduroso, por isso não sei se sera' isso... mas obrigado a todos desde ja' pelas respostas
 
Back
Top