Bolacha com termostato.

boas pessoal, estou aqui com um pequeno problema, preciso de comprar uma bolacha com termostato para o radiador de óleo, encontrei na net da mocal mas nao da pa encomendar, e tem 3 medidas e eu nao sei qual e, o carro e um 6k2, asv, as medidas que la aparecem sao : 3/4 UNF, M18, M20. alguem sabe me dizer qual e a medida e onde posso encomendar um ?
 
liga para a lugo, dizes qual o modelo do teu carro e o ano que eles sabem exactamente qual a medida.
na lugo podes encomendar que eles mandam à cobrança.
abç
 
nao percebo como uma bolacha com termostato pode deitar um motor e uma sem ele nao.
explica-me por favor o teu ponto de vista.

Simplesmente se o termostato não abrir, o óleo não refrigera, circula apenas no interior do motor.

É exactamente como o circuito de refrigeração de água de um motor.
 
ah, sim!
mas se ele nao abrir, o radiador de oleo tb nao aquece e percebe-se logo que a bolacha nao está a funcionar.
na minha opiniao, é mais prejudicial ao motor uma bolacha sem termostato... o choque termico provocado nao faz nada bem ao motor. mas é apenas a minha opiniao.
 
ah, sim!
mas se ele nao abrir, o radiador de oleo tb nao aquece e percebe-se logo que a bolacha nao está a funcionar.
na minha opiniao, é mais prejudicial ao motor uma bolacha sem termostato... o choque termico provocado nao faz nada bem ao motor. mas é apenas a minha opiniao.

Só te apercebes se controlares ou tiveres como controlar a temperatura de óleo.
Qual choque térmico?
Eu ando com um de 16 linhas na minha sem termostato e o óleo não deixa de aquecer por isso. Mesmo com tempo frio ele aquece.
Fica-se pelos 60º nas calmas, o que chega perfeitamente para lubrificar a andar nas calmas; isto com óleo bom, claro.
 
nao precisas de ter nenhum manometro...
basta de vez em quando colocar a mao no radiador de oleo que já se percebe se está quente ou nao. se tiveres manometro, melhor!
relativamente ao choque termico, refiro-me a por exemplo: vais a dar calor e a bolacha fechou para o oleo circular pelo radiador. entretanto a 200 por exemplo, tiras pé e levas o carro a lanço. a pressão de oleo baixa assim como a "velocidade" com que este passa pelo radiador (devido as rpm reduzidas do relantim), tendo tempo para baixar drasticamente a sua temperatura. com termostato, qd este oleo frio chegar à bolacha, ela vai abrir (nao totalmente mas abre) para fazer uma mistura entre o oleo do radiador e o que vem do motor, mantendo a temperatura do oleo no seu "ideal". sem termostato, o oleo frio que vem do radiador vai entrar no motor, provocando o "tal choque termico" que falei. como deves imaginar, um motor quente a levar de repente com oleo frio, nao deve fazer bem nenhum.
mas mais uma vez digo, isto é apenas a minha opiniao! cada um sabe de si e do que quer ou nao fazer no seu carro.
nos meus carros sp tive bolachas com termostato e até à data zero problemas, o que nao quer dizer que na proxima vez que pegar no carro, ela nao encrave na posição de aberta ou fechada...
 
Eu estou a medir a temperatura de óleo à saída do radiador antes de entrar no motor; no meu não há choque térmico nenhum.
Ele refrigera o óleo em cerca de 20º, ou seja, se entra a 80º, sai a cerca de 55/60º do radiador de óleo; não me parece que seja frio.

No meu entender deve existir manómetro; há quem coloque o sensor no bojão, outros na bolacha à saída do motor, eu optei por colocar depois de refrigerar antes de entrar no motor.
Não vou andar todos os dias a "meter a mão" no radiador a ver se aquilo trabalha ou não.

Além do mais, o óleo assim que entra no motor, aquece logo, pois a temperatura do metal é bem superior aos 90º da água; não te preocupes com o choque térmico, pois assim que ele entra nos canais de lubrificação, aquece e bem; logo quanto mais frio for, melhor.

Noutro aspecto, só se nota a eficácia do radiador de óleo quando se vai a andar bem, em que ele leva bastante ar na frente e refrigera mais que o permutador original.
A andar nas calmas ou em cidade, a eficácia do radiador de óleo em pouco difere da do permutador.
Posso-te dizer que circulo todos os dias nas calmas para o trabalho, raramente passo das 1500/2000rpm num trajecto relativamente curto, e quando páro o carro o óleo está a cerca de 60/65º (isto em 12,5 km). Esta temperatura para um óleo bom chega perfeitamente.
 
claro que nao vais andr a "meter a mao" todos os dias... lol e como eu tb afirmei com manometro, melhor.
qt ao resto, são opinioes... eu dei a minha e tu deste a tua! amigos na mesma!
abraço
 
amigos vou mandar vir, tenho manometro de temperatura de oleo, se o termostato encravar vejo pelo manometro. tenho mesmo que mandar vir que to farto de andar a meio gas. o turbo ja ta com passagem por causa de ter feito prai 50km com o oleo smp a 120ºC.
 
o óleo a 60 graus não é muito saudável não. o ideal é entre os 80 e os 100 graus. assim como a temperatura da agua deve andar sempre perto dos 90.
Excape, fazeres 50 km com o oleo a 120 nao é problema para o turbo. se assim o fosse havia muitos turbos a partir todos os dias. 99% dos condutores em portugal nao tem manometro de temperatura e os carros fazem lisboa porto sempre de estalo. de certo que passa os 120 graus muitos km. ate aos 150 nao ha mal. apesar de nao ser bom.
 
Back
Top