Bi-Turbo TDI??

Epá... às vezes uma pessoa lembra-se de cada coisa...
É possível num TDI VP ou PD colocar-se dois turbos??
Ganhos??? - (um kick do caneco:D ?)

Consequências nefastas?

Já alguém daqui fez??

Cumps
jtdi
PS: Não estou a pensar fazer!!!:rolleyes:
 
os bi-turbos que existe sao os bm em serie, entra 1 e deposi entra o outro.

O que já me passou pela cabeça era fazer 2 colectores de escape e ai colocar 1 turbo para 2 cilindros. mas isso nunca passou de ser uma ideia. e acho que é possivel.
 
A Opel está a desenvolver um motor 1.3 BIturbo Diesel com 200Cv.

Essa tecnologia existe há já muito tempo (Mazda RX7, p. ex.) mas acho que não deve ser muito fácil a implementar num motor não preparado pra isso.
 
SaaDude disse:
A Opel está a desenvolver um motor 1.3 BIturbo Diesel com 200Cv.

Essa tecnologia existe há já muito tempo (Mazda RX7, p. ex.) mas acho que não deve ser muito fácil a implementar num motor não preparado pra isso.

a opel n inventa motores
 
Se for nesse andamento de conversa, a mercedes tem um
SLK 320 tri-turbo CDI com 286cv/630Nm . Lindo!
224248ma.jpg
 
Há tempos, assaltou-me a ideia de colocar uma especie de retorno para os gases de escape voltarem novamente ao turbo, ja depois de entrarem na linha !
Estava sempre em reciclação :rir:

Mas de facto, essa ideia de ter 1 turbo para cada 2 cilindros, deve ser gira. Mas se um deles está pior que o outro, desiquilibra.
 
Barometer disse:
Há tempos, assaltou-me a ideia de colocar uma especie de retorno para os gases de escape voltarem novamente ao turbo, ja depois de entrarem na linha !
Estava sempre em reciclação :rir:

Mas de facto, essa ideia de ter 1 turbo para cada 2 cilindros, deve ser gira. Mas se um deles está pior que o outro, desiquilibra.

N tou a ver qual era a ideia de ter os gases a voltarem ao turbo?!
 
Isso de 2 turbos, um para cada 2 cilindros nao funciona lol
no maximo só em serie pois praticamente é impossivem controlar a pressao de ar que entra para cada cilindro e o que muito provavelmente ía acontecer era ter rendimentos diferentes em cada par de cilindros e isso nao era nada bom, ia partir a cambota bem depressa, problemas de temperatura no bloco de cilindros...
Se o problema é meter mais ar dentro dos cilindros temos os turbos VNT para nao ter problemas com o lag, basta escolher um bem grande.
As marcas estao a utilizar a tecnologia de turbos em serie que teve como origem de desenvolvimeto a lancia no S4 de rally em 1985, que era um compressor e um turbo em serie tal como utiliza a VW no golf 1.4 FSi Gt tudo para evitarem o problema de lag e para obterem pressoes maiores com turbos normais, isto é, o turbo no final da linha em vez de receber o ar com a pressao atmosférica recebe o ar já com a pressao do 1º turbo o que resulta numa pressao final de cerca de 2.5 bar e bastante fiavel para um turbo normal, de tamanho reduzido e com níveis de potencia bastante bons, mas não é uma tecnologia nova tal como apregoam.
http://homepage.virgin.net/shalco.com/lancia_S4.htm
Quanto à opel tar a testar o motor 1.3 jtd oriundo da fiat,a tecnologia deriva do prototipo do 1.9jtd da alfaromeu-fiat que conseguiu 235 cv na versão cliente que mt possivelmente poderá sair para a rua em 2007 no alfa 157.
 
Last edited:
Claro que funciona dois turbos, um para cada par de cilindros... lol
Então se tivesses um V4 como é que fazias um esquema bi-turbo?!
As diferenças de pressão nunca foi nem será problema, basta uma ligação entre os colectores para equalizar as pressões...
R10intake.jpg


Se a geometria compensasse tanto como tu dizes todos os carros vinham com VNT80's e 500 cavalos, era uma maravilha! Infelizmente a geometria não compensa assim tanto e basta passares de um vnt15 para um vnt20 para notares logo que as baixas acabaram...

O que é que os turbos em série têm a ver com um hibrido de compressor e turbo?! Em baixas o turbo não trabalha por ser grande demais mas trabalha o compressor porque roda com o motor. Quando chega a rotação em que o turbo já tem caudal de escape suficiente para trabalhar, o compressor já está a perder eficiencia e é desligada a embraiagem magnética que tem na polie passando a sobre-alimentação a ser feita unicamente pelo turbo.
http://www.autozine.org/technical_school/engine/tech_engine_3.htm#Twincharger

Turbos que recebem ar comprimido ou que recebem gases de escape que já passaram por outro turbo é em configurações de turbos em serie, normalmente usado em camiões ou tractores.
Há também instalações com mais que um turbo igual usados sequencialmente ou em paralelo (os dois a girar livremente) que são mais comuns em carros de estrada e produção.
Tanto o Toyota Supra TwinTurbo como o Mazda RX7 TwinTurbo por exemplo usam dois turbos com comando sequencial e o Nissan 300ZX TwinTurbo sendo um V6 usa dois turbos livres um em cada bancada, e o RB26DETT do Skyline GTR mesmo sendo um 6L também usa dois turbos em paralelo.

Pouco ou nada destes motores novos que vos deixam de boca aberta é novo, mas apenas uma aplicação que foi para a frente na produção! O sistema bi-turbo com turbos de tamanho diferente do 535d por exemplo não é nada de novo, no entanto só agora chegou aos carros de produção...

Uma aplicação bi-turbo num ibiza só tem mesmo o problema do espaço disponivel e de alguém disposto a investir num setup desses, porque mais uma vez não é nada de novo!


Abraço
 
Last edited:
Back
Top