BBC - Madness on wheels - Grupo B

Há por aí muitos videos sobre o grupo B ,mas este é um bom documentário da BBC que conta com comentários do Walter Rohrl, Ari Vatanen, Michelle Mouton e o Português Miguel d'Oliveira (Manager da Diabolique Team) e o relato de alguns Portugueses que presenciaram o acidente de 1986.

Pra ver com a melhor qualidade só aqui:
http://www.bbc.co.uk/iplayer/episode/b01fcncc/Madness_on_Wheels_Rallyings_Craziest_Years/

Se não conseguirem ver por causa dos direitos de transmissão (são detectados pelo IP) digam que eu ponho links alternativos.
 
[video=dailymotion;xty1w4]http://www.dailymotion.com/video/xty1w4_bbc-madness-on-wheels-rallying-s-craziest-years_shortfilms[/video]
 
A melhor parte é que a as outras marcas incluindo a Mercedes gozaram com a Audi quando quis introduzir o sistema quattro nos rallys, e depois foi tudo atrás :rir:. Dessa eu não sabia.
 
O documentário vale pelas imagens dos brutais grupo B,e pelos testemunhos na 1ª pessoa dos principais intervenientes dessa época de ouro.

A descrição do ari vatanen dos grupos B é um momento absolutamente sublime!

Só como nota,o Lancia 037 ganhou o mundial de construtores em 83 em batalha directa com o Audi quattro,apesar da óbvia desvantagem de ser RWD.

A retirada da Audi em 86 após o rally de POrtugal justificada com a perigosidade dos carros de grupo B,foi um saída airosa para um carro que não tinha a menor chance face ao 205 e ao Delta S4.
 
O 037 era extremamente leve e ainda foi ganhando uns troços em asfalto porque não perdia tracção, na gravilha não tinha hipótese. O Audi era demasiado pesado, depois de perder para o 205, só lhes restou aumentar a potência e adicionar os "flaps", o S4 ainda assim foi o carro mais evoluído, o mais rápido e o mais perigoso. Agora vamos supor que nada de grave tinha acontecido em 86, em 87 já haveriam motores com 700cv e talvez com carroçarias mais leves, a restrição de potência teria sempre que voltar. Ainda assim acho que o problema da altura foi uma combinação de factores a começar pela organização, sem duvida que os países do "sunbelt" tipicamente latinos eram parte do problema com a agravante de em PT o pessoal querer tocar nos carros, o grupo B não foi extinto exclusivamente pela morte do toivonen, o que aconteceu na lagoa azul foi o mais grave. No enanto dá para notar a diferença da altura e de agora, hoje em dia há réplicas do Delta S4 com o mesmo spec que o grupo B e Audis S1 com 700cv e fazem-se os troços em segurança, risco existe sempre.

Mas enfim, acima de tudo, acho que deveriam fazer um rally legend dedicado ao grupo B nos países que participaram no WRC na altura, mas sem critérios de competição pra não pressionar os pilotos, seria apenas um "showcase" para mostrar a pessoas como eu que não tiverem oportunidade de ver e ouvir aquelas bestas ao vivo. Acho que ia ser positivo economicamente para esses países, já deu pra ver como foi o regresso do rally a Fafe este ano.
 
A melhor parte é que a as outras marcas incluindo a Mercedes gozaram com a Audi quando quis introduzir o sistema quattro nos rallys, e depois foi tudo atrás :rir:. Dessa eu não sabia.

Acho mesmo que é esta quote : 14:45min.
"Some of the Portuguese guys used to like to touch the cars, as the cars went by down the stages"
 
Last edited:
Back
Top