Bateria Ibiza 6L TDI na mala

Boas pessoal,

Tenho a bateria do meu 6L na mala. E atualmente esta um cabo de 25mm^2 da mala até a frente.
Acham que este diametro é sufficiente? Estou também a tentar dimensionar um fusivel para a bateria (antes que me acontessa alguma coisa entre a bateria e o motor)
Um fusivel de 500A ou de 300A? Ainda não medi a corrente de arranque do meu 6L (esta parado, Offline) mas medi numa Transporter 2.0 TDI common Rail de 2010 e medi 530A.

Venham ideias. Talvez alguem ja fez esta mod. Como fizeram as coneções a frente? Meteram alguma box onde conectaram os fios ou como fizeram?
Fotos seriam uma grande ajuda. Obrigado :)
 
Last edited:
com 40A dás à chave e vai o fusivel embora :p os motores de arranque precisam de muito mais que isso. vê qual é a amperagem máxima da bateria e põe um fusivel abaixo desse valor, por exemplo.
 
penso que nem os Mercedes têm esse fusível e já vêm de fabrica com a bateria na mala.
teres um fusível de menos de 400A vais ter alguns stress pois para o arranque pode ser pouco, mas também 400A tambem já é muito para o objectivo de proteçao!
isolas bem o cabo, se for preciso metes mais uma ou duas camadas de fita isoladora por cima como a cablagem de origem do carro para ele nao andar a roçar.

Kapataz não tens mesmo noção do que puxa um motor de arranque... fazendo contas de cabeça...
um motor de arranque de um TDI tem mais que 1500W de certeza, mas utilizando este valor...
1500W / 12V = 125A
isto em condições ideais e sem estar sobre grande esforço... junta mais velas (200w) e restante parte eléctrica.
 
penso que nem os Mercedes têm esse fusível e já vêm de fabrica com a bateria na mala.
teres um fusível de menos de 400A vais ter alguns stress pois para o arranque pode ser pouco, mas também 400A tambem já é muito para o objectivo de proteçao!
isolas bem o cabo, se for preciso metes mais uma ou duas camadas de fita isoladora por cima como a cablagem de origem do carro para ele nao andar a roçar.

Kapataz não tens mesmo noção do que puxa um motor de arranque... fazendo contas de cabeça...
um motor de arranque de um TDI tem mais que 1500W de certeza, mas utilizando este valor...
1500W / 12V = 125A
isto em condições ideais e sem estar sobre grande esforço... junta mais velas (200w) e restante parte eléctrica.
Como disse nao sou electricista, mas por exemplo o motor das ventoinhas do radiador tem um de 30A e puxar salvo erro a volta de 230w.
Sabia era que os cabos das velas dão cerca de 15mil voltes.
 
Como disse nao sou electricista, mas por exemplo o motor das ventoinhas do radiador tem um de 30A e puxar salvo erro a volta de 230w.
Sabia era que os cabos das velas dão cerca de 15mil voltes.
sim, mas basta reparares na grossura do cabo que vai para as ventoinhas e para o motor de arranque que não tem nada a ver...

as velas em diesel têm 12V pois é uma resistência de aquecimento, os gasolinas é que são muito nervosos precisam de voltagem para fazer faisca, já tive uma bobine de velas de 50K V!
 
kapataz estás a confundir a corrente máxima dos fusíveis com a corrente que os dispositivos electrónicos consomem. Se as ventoinhas do motor são de 230W/12V = 19A. O fúsivel é suposto ser acima desse valor, só para proteger contra curto-circuitos, daí ser de 30A. Mas não compares a corrente de um motor de arranque com a das as ventoinhas :D É como o striker diz, facilmente vai acima de 100A, queimavas o fusivel de 40A mal davas à chave. Se querem mesmo meter um fusivel na bateria vejam pela corrente que ela pode produzir, diz na bateria. Se for de 500A, por exemplo, ponham um fusivel de 300A, por exemplo. Assim não queima quando dão ao motor de arranque.
 
kapataz estás a confundir a corrente máxima dos fusíveis com a corrente que os dispositivos electrónicos consomem. Se as ventoinhas do motor são de 230W/12V = 19A. O fúsivel é suposto ser acima desse valor, só para proteger contra curto-circuitos, daí ser de 30A. Mas não compares a corrente de um motor de arranque com a das as ventoinhas :D É como o striker diz, facilmente vai acima de 100A, queimavas o fusivel de 40A mal davas à chave. Se querem mesmo meter um fusivel na bateria vejam pela corrente que ela pode produzir, diz na bateria. Se for de 500A, por exemplo, ponham um fusivel de 300A, por exemplo. Assim não queima quando dão ao motor de arranque.

Sempre aprender!
 
Já tens a bateria na mala e a funcionar?! Tinha ideias de fazer este truque no meu 6L para poder ter mais espaço no compartimento do motor :)
 
Eu tive a ver de um lado e outro e encontrei o que vos vou explicar:

Eu medi uma Corrente de arranque 476A (ao rodar a chave/meter o carro a trabalhar.) durante ca. de 2-3s.
O fusivel tem que ser um pouco maior, neste caso pegei num de 500A (pk nao encontrei maior).
E depois, é perciso escolher o bom fusivel! Tens de 500A rapidos, normais e tens de 500A lentos.

Aqui esta um pequeno esquema para entender."Slow blow", "Normal" e "Fast acting". Eu pegei num 500A ANL "Normal" fuse.
Este esquema é de um 150A ANL FUSE.



Durante o inverno, é costume o Motor não querer pegar logo a primeira vez e pode ser que a Corrente passe dos 500A.
Para evitar de estar sempre a trocar de fusivel, meto um "normal" e esse só corta quando realmente houver um problema, no caso de 2x Imax por exemplo.
 
Last edited:
Boas amigo, isto das bateria é sempre uma confusao!! a bateria pode de ser até de 30A ou seja ela se estiver nas suas condicoes normais fornece ate estar completamente descarregada os tais 30A.

se tiveres algo que seja de 30A, ele só vai durar meia hora e assim scessivamente!!! acho que me consegui explicar.

o motor de arranque é algo que consome bastante, mas é consumo instantaneo, nao é como as ventuinhas que ficam durante algum tempo ligadas ou outras coisas do genero.

até para os cabos, eles sao dimensionados de acordo com aquilo que vao fazer e do tempo que vao estar expostos a X de amperagem.

se bem comos os fusiveis, ha fusiveis com curvas de proteccao diferentes. de baixa intecidade mas que aguentem bastante tempo perto do limite ou entao aqueles que assim que a corrente lhes passe o limite eles dizem logo adeus.
 
Amigo T Jorge, isso que dizes são Ah e não A. Trata-se da capacidade da bateria. As baterias costumam ser de 45Ah p.e. Significa que a capacidade delas permite estarem 1 hora a debitar 45A. Outra coisa é a corrente máxima que podem transmitir. Aí sim anda na casa dos 400A, mas aguentam pouco tempo a debitar essa corrente. Por exemplo: uma bateria de 45Ah se estiver a debitar 400A descarrega ao fim de cerca de 7 minutos. Isto tendo em conta que a bateria é nova e está completamente carregada.
 
Amigo T Jorge, isso que dizes são Ah e não A. Trata-se da capacidade da bateria. As baterias costumam ser de 45Ah p.e. Significa que a capacidade delas permite estarem 1 hora a debitar 45A. Outra coisa é a corrente máxima que podem transmitir. Aí sim anda na casa dos 400A, mas aguentam pouco tempo a debitar essa corrente. Por exemplo: uma bateria de 45Ah se estiver a debitar 400A descarrega ao fim de cerca de 7 minutos. Isto tendo em conta que a bateria é nova e está completamente carregada.

Exactamente amigo turbo! esquecime de referir essa parte do raciocino, eu eskexime de tb por em 30Ah e depois abaixo fiz a ref. se foçe 60A eram em meia hora, pesso imensa desculpa.

Outra coisa que temos que tem em conta é como a bateria está na mala a secçao do cabo tera que ser ligeiramente maior devido as perdas, se for so para o motor de arranque nao sei se é tao importante lool
 
Eu vou vos fazer um Video :p é mais facil par aperceber. A carro (geral, neste caso Ibiza PD160) em ralentim esta a consumir **A. Ainda não sei ao certo quanto.
Vou ver se logo a noite ja posso fazer um pequeno Video.
 
vai a um centro de formação profissional , se fores de lisboa vai ao CEPRA e pede para falar com um prof de eletricidade auto ...
o que tu queres fazer tem de ser muito bem feito ...

muita ATENÇÃO da forma como passas os cabo da mala para o motor , lembra-te !!! que se o cabo entrar em contacto com a chapa são muito muitos amperes de rajada nos negativos e alguns negativos poderão não aguentar o impacto - nomeadamente a eletrónica ...
mais se tiveres um fusível baixo vai-te queimar por tudo e por nada ... aqui poderás a curto prazo ter equipamentos a ir à viola ...
mas mais grave será se metes um fusível alto e necessitas que ele corte e ele não corta ...

o CEPRA é uma das mais conceituadas escolas de formação auto ...

ou então ligas para lá ou mandas mail a pedir ajuda ...

desculpa os tantos lembretes
 
Back
Top