Bateria/Alternador/corrente parasita

Ora então vivas,

Estou com um grilo na minha 6L e venho relatar a situação, para tentar ouvir opniões de quem sabe :)
Tinha problemas na bateria (nem sempre pegava, falhava muitas vezes) e comprei uma nova de 75 Ah. Contudo, os problemas melhoraram, mas não resolveram.

Vou tentar explicar o melhor possivel como está agora:



1) Quando fica mais do que um dia com o carro parado, quando o ligo de manhã liga sempre à primeira. Depois de fazer 50km, se o ligar novamente, também liga sempre à primeira . Contudo, se fizer uns 2 kilometros e parar, ao religar já não liga tão bem.

2) ao testar com um multimetro, a tensão em descanço é de 13V e a corrente sensivelmente de 0.5A. Esperimentei desligar e religar TODOS os fusíveis mas a corrente oscila sempre à volta dos 0.5A (às vezes baixa para 0.1 mas recolocando os crocodilos volta a 0.5/0.6A).

3) ao ligar o carro, a tensão baixa para os 11V e depois de ligado, a tensão sobe para os 14.48 V. Assumo com isto que o alternador está a transmitir corrente para a bateria.

Perguntas:
a) mesmo o alternador estando a transferir corrente, é possível que já não esteja muito bom?
b) a bateria, apesar de nova, poderá estar com problema?
c) mesmo testando desligar todos os fusíveis (no painel interior do carro), poderá existir alguma circuito em curto?

Muito obrigado desde já.
 

Anexos

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Mediste a corrente como? em série diretamente na bateria? Se te dá 0.5A não é preocupante. Depois em andamento 14.4V é o valor normal do alternador. Só tens que confirmar que não varia muito desse valor quando ligas as luzes ou abres os vidros. O alternador pode conseguir fazer os 14.4V com pouca carga mas depois com mais carga não aguenta.
Quanto a custar a pegar isso cheira-me a motor de arranque, o meu sempre que parava 2 minutos a quente custava sempre a rodar novamente.
Essa questão dos fusíveis, sim, há alguns fusíveis no compartimento do motor que não passam pela caixa de fusíveis do habitáculo, mas se tivesses algum curto não ias medir só 0.5A...
 
Quando tentas colocar o carro a trabalhar novamente, consegues perceber se o motor de arranque chega a rodar? ou mal fazes a chamada a bateria queixa-se logo?
 
Mediste a corrente como? em série diretamente na bateria? Se te dá 0.5A não é preocupante.

Sim, medido em série na bateria.

Depois em andamento 14.4V é o valor normal do alternador. Só tens que confirmar que não varia muito desse valor quando ligas as luzes ou abres os vidros. O alternador pode conseguir fazer os 14.4V com pouca carga mas depois com mais carga não aguenta.

Esse teste não fiz, tenho de fazer aplicando mais carga e acho que aí vai confirmar o problema.

Quanto a custar a pegar isso cheira-me a motor de arranque, o meu sempre que parava 2 minutos a quente custava sempre a rodar novamente.
Quando tentas colocar o carro a trabalhar novamente, consegues perceber se o motor de arranque chega a rodar? ou mal fazes a chamada a bateria queixa-se logo?

Duvido mesmo muito que seja motor de arranque.. fiz as tais 2 viagens de 50km por dia durante 3 semanas a fio e nunca deu problemas !

Uma ultima duvida: usei vários ETKA online e todos me dão 3 tipos de alternadores: 70A, 90A e 110A. Como fazer para ter a certeza qual deles encomendar (pelo auto-doc também me aparecem os 3 tipos). Obrigado mais uma vez !
 
Uma ultima duvida: usei vários ETKA online e todos me dão 3 tipos de alternadores: 70A, 90A e 110A. Como fazer para ter a certeza qual deles encomendar (pelo auto-doc também me aparecem os 3 tipos). Obrigado mais uma vez !

isso vez pelo que tens, certamente deverá ter a informação. Em caso de duvida levas à casa de peças o alternador velho e eles pela ref. vêm qual é.
 
Boas pessoal,


Já testei a tensão com carga e de facto, com luzes e rádio ligados, a tensão do alternador baixa de de 14.48 para 14.35.. não é muito, creio, mas...

Entretanto também já confirmei e o alternador é de 90A:


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O electricista que falei ao telefone, depois de ter explicado os sintomas, tbm disse que é provável ser o alternador, afinal este ainda é de origem e já leva 412.000km e muitos milhões de rotações em cima, mas continua a ser um tiro no escuro para mim ;)

Ainda vou pensar antes de encomendar, investigar melhor os part numbers para depois não ter de enviar tudo de volta para a Alemanha.


Obrigado desde já pelas ajudas.
 
Passar de 14.48V para 14.35V não é diferença quase nenhuma. Continuo a achar que o teu problema é o motor de arranque. O meu nunca me dava problemas a frio, só depois de estar 2 minutos parado, o calor do motor parado devia fazer-lhe algum mau contacto.
 
Okapa, sou todo ouvidos. Qual achas que é a melhor forma de detectar se o problema está no motor de arranque? Tenho de fazer esse teste dos 2 minutos parado este fim-de-semana, depois direi mais novidades :) Já agora, quando o arranque falhava, se o tentasses ligar logo a seguir ele já pegava sempre à primeira?

Obrigado pela ajuda !
 
eu apontava mais para motor de arranque, normalmente são as escovas..

mesmo que fosse o alternador pode compensar mais mandar arranjar do que comprar outro, o mesmo se aplica ao motor de arranque
 
O que me acontecia era que quando dava à chave para ligar o carro o motor de arranque dava uma volta e parava, acendia a luz do abs e tudo e só passado um segundo ou dois ainda com a chave ligada é que rodava outra vez e lá pegava.
Só acontecia quando o carro estava parado entre 2 a 10 minutos +-. Chegou a levar uma bateria nova e uma semana depois o sintoma continuava...
 
Vivas, venho continuar a reportar o continuação do problema:

Como estava na altura da mudança de óleo, levei ao carro à Norauto onde foi feita a mudança do óleo 505.01 + filtro, preço? 59.90 com factura, mais barato até que no mecânico de rua onde nem factura passava.

Continuando, falei neste problema ao técnico que me atendeu que me indicou poder ser.. um problema no sensor de temperatura do combustível (gasóleo), uma vez que, com o carro frio, este pegava sempre à primeira. O problema é que não tenho VAGCom, apenas um ELM 327 bluetooth que penso não dar para ver a temperatura desse sensor.

No entanto, um colega meu tem e vou pedir-lhe para ver se conseguimos obter mais alguma informação.

Obrigado desde já a todos.
 
sim, na Norauto existem vários planos de manutenção, um deles em específico diz mesmo óleo 505.01, que é o único que o carro pode levar, daí também ter ficado surpreendido. o mecânico na altura confirmou isso, mas esqueci de perguntar a marca do mesmo [emoji19]
decertesa que meteram oleo certo? esse valor custa quase o oleo e filtro :/

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boas eu tive um problema parecido... no meu caso pensei que fosse da bateria.. comprei uma nova e tudo correu bem nos primeiros dias e depois era como se do nada a mesma perdesse a forca e o carro deixava de pegar aos poucos...até deixar de dar sinal na chave. dps de trocar 2 baterias.. este problema fez me queimar o cabo ( negativo da bateria ) e o mesmo foi substituido.. pensando que o problema fosse so daí... passada 1 semana voltou a fazer o mesmo.. por fim o que estava a originar isto.. e a tensao no cabo negativo e na bateria era o motor de arranque que teve de ser reconstruido embora pelo que o mecanico me disse nao estava assim tao mau.. mas ja la vao 6 meses e tá impecavel.
 
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