Bater de tuches?!

Passa-se o seguinte:
- Não sei porque, mas começou a ser permanente o bater de tuches, até que se chegou à conclusão que se deveriam mudar
- Mudou-se tuches e came
- Após mudar esse material a situação mantém-se, embora neste momento só a quente, ou seja, qd ligo o carro a frio, está normal, mas à medida que vai aquecendo começa a aparecer a martelada metálica tic tic tic
- Sistema de injecção e pressão de óleo a frio e quente está boa
- Dado isto...lembrei-me do óleo...a frio está mais espesso e tudo ok, depois a quente fica mais fino e começam a bater....n sendo isso...uma tuche com defeito?!

Não percebendo nada do assunto ....parece ser algo que a frio se comporta como devia, mas a quente já n será bem o caso.
O que poderá provocar essa diferença de comportamento entre frio e quente?
Uma tuche marada á partida não deveria fazer logo desde frio?!...ou estou a ver mal o filme?!

A minha convicção é que não deverá ser nada mais dentro do motor e mais abaixo, primeiro porque se fosse o caso em principio faria sempre, o que não é o caso....depois porque havia de fazer o carro perder rendimento ou algo do género, o que tb n é o caso...

Agradeço a vossa ajuda.
 
Last edited:
e um pouko relativo... tuches, duvido k seja.... agr ao bater a quente pode ser (deus keira k nao) um bronze de apoio (cambota) ke tenha ganho folga? ou ate mesmo uma cavilha do pistao?... sao barulhos mt ralativos....
agr pergunto, smp teve oleo ao nivel??

a frio e normal as tuches baterem visto nao estarem "carregadas" e silenciam lg k ganhem pressao (oleo), mas ao desligares o carro e apos ai uns 10min deres ao arranke e se elas tiveram a dar o berro libertam lg a pressao e volta a bater ate carregar.... logico uma kestao de mt pukos segundos...
 
Ora bem...então mas esses diagnósticos mais graves é assim!!....a frio não faz e a quente já faz....parece que não tem problema e depois já tem...parece-me estranho, tanto mais que como disse, não se nota alteração alguma no andamento do carro...n sei se seria suposto, mas imagino que se notasse algo, se fosse mais grave!
É que se trata de um barulho...tic tic tic...metálico...que aumenta com a rotação...e em tudo semelhante ao de tuches...de todos os que já ouviram...mas...
 
Bomba de oleo, podes ter pouca pressao de oleo. A cam com outros angulos de abertura e fecho de valvulas, tambem influencia o matraquilhar das valvulas.

Mas o tic tic nao será do sistema de injecção? Injectores e embolo maior? VP ou PD?
 
Bomba de oleo, podes ter pouca pressao de oleo. A cam com outros angulos de abertura e fecho de valvulas, tambem influencia o matraquilhar das valvulas.

Mas o tic tic nao será do sistema de injecção? Injectores e embolo maior? VP ou PD?

Bom, em relação ao circuito de óleo está tudo ok uma vez que já fiz um teste de pressão de óleo.

Em relação à Came...só se fosse uma das XPTO...o que não é o caso...supostamente é de origem.

Relativamente à injecção, os injectores foram afinados nos martelos em cima, foi feito diagnóstico electronico e encontram-se a debitar normalmente, sem diferenças anormais entre cilindros.

Embolo maior não faço ideia o que é....e quais as consequencias, se fosse o caso.

O motor é PD 150.
 
com pouca sorte tens uma biela fodida ou a cambota a querer empenar, ou as capas das bielas q foram de asa! tou com o mesmo problema, ando de volta do carro a tentar perceber o q é mas as tuches nao me pareca ser no meu! é um barulho mais violento! se alguem tiver um motor ASV do 6k2 pa vender, avise, porque parti o carter e o motor andou pa berrar, e ta uma beca fodido!
 
As valvulas estao a vedar bem?
Foram medias as forgas minimas entre valvula, tuche e cam?
Já agora verifica a viscosidade do oleo para ver se é inferior ao recomendado pelo fabricante.
cumps
 
Back
Top