barulho "toc" ao ralenti

boas
tinha a bomba injectora a babar gasoleo e ontem fui trocar os vedantes da bomba. hoje reparei que o carro quando esta quente e em ponto morto quando acelero e ele volta ao ralenti o carro da umas tres ou quatro oscilaçoes acompanhadas com um barulho que parece um ligeira pancada ou martelada na zona do motor.
tambem reparei que em terceira ou quarta as 1200rpms o carro começa a soluçar.
será bomba que ficou fora do ponto/desafinada.

os vedantes que trocaram foram os daquela tampa onde se faz o hammer mod. e um la de baixo.
o carro é um ibiza tdi 90cv 1997 motor ahu.
desde ja obrigado pela ajuda.
 
bem tive a olhar para o motor com calma e reparei que no topo do 4ºinjector (1º do lado do pendura) esta a perder gasoleo.
provavelmente será essa a origem destes sintomas...
Os tubos de pressao dos injectores foram retirados na troca dos vedantes da bomba injectora e provavelmente, esta mal apertado.
tambem foram trocados os tubos de retorno dos injectores.
 
boas amigo
por acaso verifiquei hoje o IQ da bomba... está a 1.2 com variaçoes 1.0 e 1.4 (as vezes "toca" no 0.8!) provavelmente será isso! antes de a bomba ter ido trocar os vedantes o IQ estava nos 2.6/2.4.
alguem sabe me dizer como se ajusta o IQ? qual sera o valor ideal para o meu carro?
tambem vi no tdi-timing que tenho a bomba atrasada. :/

octavio buzz, muito obrigado :)
 
bem ja alterei o IQ pelo vag. mas vou precisar de aumentar mais pk ainda ficou nos 1.8/2 mas vai ter de ser por hammer mod.
alguem me sabe indicar alguem que saiba fazer me isso? aqui por lisboa?
 
Engraçado o meu tambem faz isso amigo e no entanto nao vejo escorrer gasoleo de lado nenhum!! :S Sempre fiquei curioso em relacção ao barulho mas nunca soube o que era!! O meu é o AFN!! Alguem sabe do que se trata???
 
eu so reparei que a bomba babava gasoleo quando fui trocar um tubo de agua que estava por baixo da bomba injectora quando o mecanico tirou o tubo roto estav inchado.
depois quando montou o tubo novo ligamos o carro e limpou a cabeça da bomba com um spray e deu lhe com car comprimido para secar.. mal parava de dar com ar comprimido via-se logo o gasoleo a aparecer..
no dia a dia e num olhar mais desatento pode passar despercebido se a fuga for pequena com a temperatura elevada o gasoleo evapora facilmente.

o problema é que na casa das bombas injectoras onde o carro foi trocar os vedantes ao montarem alteraram me o IQ (que antigamente era 2 sem ajustes no vag) quando o carro voltou da oficina tava com IQ 0.8/1.2 e ai é que fazia esse barulho quando voltava ao ralenti.

epa e agora vi que tenho um parafuso (daqueles 3 grandres) no topo da tampa das valvulas babado de oleo lol
esses parafusos levam alguma junta? tambem pudera estar desapertado mas ainda nem mexi naquilo pk tem uma especie de capa de borracha por cima.. n sei como se tira aquilo lol
 
Back
Top