Barulho roda traseira

Boas pessoal, precisava de uma ajudinha.

É o seguinte, quando curvo para a direira, ouço um barulho vindo da roda traseira direita tipo uma pancada seca. Tipo um "toc". Isto só acontece se fizer consecutivamente uma curva para a esquerda e depois para a direita. Ao curvar só para a esquerda não ouço nada.

Já experimentei andar sem o pneu supelente, macaco, e todas as forras da mala que são amoviveis. Também já dei uma vista de olhos nos casquilhos dos amortecedores e tambem parece estar tudo ok.

Alguém me sabe dizer o que poderá originar este barulho? O carro em questão é um 6K2 SDI.
 
boas,

isso não será rolamentos? Por acaso quando vais a andar normalmente ele não faz barulho que mais parece um comboio?
Normalmente é quando o carro sofre incluinação para o lado do rolamento lichado.
 
Em andamento não noto nada. Ouço um "toc" apenas quando faço consecutivamente curva apertada à direita e depois à esquerda.

Para ser do rolamento não deveria ter também folga na roda?
 
Last edited:
Não te sei responder amigo :p
No meu antigo carro quando foi rolamentos o sintoma que ele apresentava era que em andamento e smp que curvava ou o carro em recta inclinava para o lado afectado ele parecia um comboio.

No teu caso não te sei dizer o que será.
Espera pela opinião dos entendidos ;)
 
Trocaste amortecedores ha pouco tempo???
Pode ser o guarda pos do amortecedor a bater no proprio amortecedor
Pode tambem ser os sinoblocos do eixo traseiro...
 
Não te sei responder amigo :p
No meu antigo carro quando foi rolamentos o sintoma que ele apresentava era que em andamento e smp que curvava ou o carro em recta inclinava para o lado afectado ele parecia um comboio.

No teu caso não te sei dizer o que será.
Espera pela opinião dos entendidos ;)

Não faz mal. Obrigado pela ajuda.;-)

Trocaste amortecedores ha pouco tempo???
Pode ser o guarda pos do amortecedor a bater no proprio amortecedor
Pode tambem ser os sinoblocos do eixo traseiro...

Os amortecedores ainda são os de origem e já contam com quase 170 000 km. O guarda-pós é aquela peça preta que isola o espigão do amortecedor?

Onde se situam os sinoblocos do eixo traseiro? É a parte que liga o eixo a carroceria?
 
pode ser os topos dos amortecedores e os respectivos rolamentos

Já me lembrei disso também. Já desmontei na mala, tirei os parafusos, a chapa e aquele apoio de plástico, mas não deu para ver nada. Para ver se estão bem, só tirando o amortecedor fora, correcto?

prende mas é o triângulo algures na mala ahahahahah :p

tou a brincar, vai ver o sinoblocos

abraço

O triângulo já era.. É peso...:D

Os sinoblocos vai ser uma parte a verificar. Alguém me sabe dizer como os identifico e como vejo se está tudo ok?
 
amigo tenho o mesmo stress que tu. andei a ver cava da roda que a roda toca no plastico, desbastei e nada, na inspeçao tiveram a ver e nada, tirei a suspençao e nada. e ate a passar em estrada fraca basta amortecer um bocado bate.
a dias lembrei-me de levantar o carro e com a mao empurrei o pneu para cima de modo a que a suspençao trabalhe e o barulho vem do amortecedor, da parte inferior do veio, basta ate empurrar um bocadinho o carro para baixo com a mao que ja faz.
ve a suspençao.
parece um especie de folga e cria um eco, certo?
 
Sim, mas no meu caso só faz quando o carro curva. Por exemplo em paralelo não se ouve nada, o que é estranho. Dá a impressao que só faz quando o amortecedor "comprime" e depois distende.
 
Já me lembrei disso também. Já desmontei na mala, tirei os parafusos, a chapa e aquele apoio de plástico, mas não deu para ver nada. Para ver se estão bem, só tirando o amortecedor fora, correcto?

tens 2 apoios de borracha e um topo dentro da suspensão. tens tirar tudo fora. ai acima disseste que isso é a suspensão de origem, então ate pode ser os amortecedores, tenho a certeza que esses amortecedores especialmente os de trás tao mortos só trabalha a mola e á frente também deve tar na penúria, são muitos quilómetros. Tens de analisar tudo pode ser muita coisa
 
Sim, mas no meu caso só faz quando o carro curva. Por exemplo em paralelo não se ouve nada, o que é estranho. Dá a impressao que só faz quando o amortecedor "comprime" e depois distende.
o meu tb e so quando comprime. levanda o carro com o macaco e levamta a roda do chao, depois empurra para cima a roda ou a jante a modo de comprimir a suspençao e tanta ouvir.
eu ouvi e depois pedi para fazerem para eu ir para dentro do carro e ai tirei as duvidas.
 
tens 2 apoios de borracha e um topo dentro da suspensão. tens tirar tudo fora. ai acima disseste que isso é a suspensão de origem, então ate pode ser os amortecedores, tenho a certeza que esses amortecedores especialmente os de trás tao mortos só trabalha a mola e á frente também deve tar na penúria, são muitos quilómetros. Tens de analisar tudo pode ser muita coisa

Nisso concordo contigo. Já são muitos KM. Tanto os amortecedores como casquilhos (sinoblocos) é tudo de origem ainda. Só uma questão, levei o carro à inpecção o mês passado. Se os amortecedores estivessem nas lonas, não deveriam dar chumbo?


o meu tb e so quando comprime. levanda o carro com o macaco e levamta a roda do chao, depois empurra para cima a roda ou a jante a modo de comprimir a suspençao e tanta ouvir.
eu ouvi e depois pedi para fazerem para eu ir para dentro do carro e ai tirei as duvidas.

Vou leva-lo a uma casa de amortecedores para fazer um teste à suspensão e pedir para verificarem tudo. No teu caso o que precisaste de substituir para eliminar o barulho?
 
Nisso concordo contigo. Já são muitos KM. Tanto os amortecedores como casquilhos (sinoblocos) é tudo de origem ainda. Só uma questão, levei o carro à inpecção o mês passado. Se os amortecedores estivessem nas lonas, não deveriam dar chumbo?

Nem todos conseguem detectar, o meu tinha os amortecedores de tras mortos e não detectou de todas as vezes que fui la.
 
Pois, vou verificar isso. Vou-o levar a uma casa de amortecedores para mo meterem na máquina. Hj passei por uma casa de peças e deram-me um preço de 40€/amortecedor frente e 50€/amortecedor trás da marca Blisten. O que acham destes amortecedores? Estive a ler aqui no fórum e o pessoal parece falar bem deles.

Outra questão, com 170 000 KM, é melhor mudar amortecedores e molas, ou basta mudar os amortecedores?
 
Last edited:
Pois, vou verificar isso. Vou-o levar a uma casa de amortecedores para mo meterem na máquina. Hj passei por uma casa de peças e deram-me um preço de 40€/amortecedor frente e 50€/amortecedor trás da marca Blisten. O que acham destes amortecedores? Estive a ler aqui no fórum e o pessoal parece falar bem deles.

Outra questão, com 170 000 KM, é melhor mudar amortecedores e molas, ou basta mudar os amortecedores?

molas não se muda.

o que se tem de ver é os topos de amortecedor. os das frente é os topos e rolamentos. de tras tens 2 borrachas e o topo em cada amortecedor e depois os guarda pos. tens de verificar tudo. os topos são caros
 
Back
Top