Barulho metálico ao ralenti

Boas pessoal,

A minha ibiza 1.9tdi 6l desde à 2 semanas começou-me a fazer um barulho metálico entre as 1500 r.p.m. e entre as 1800 r.p.m. do lado da roda do condutor.

Ontem de manhã mal o ligo fez o mesmo barulho mas com mais intensidade e ao ralenti.
Assim, ao ralenti:
- Quando acelero o barulho desaparece;
- Se carregar na embreagem o barulho continua.

Resolvi tirar a roda fora e verifiquei que a junta da trasmissão tinha massa consistente a toda a volta das cavas da roda.

O barulho quase de certeza que vem daí.

A questão é se aquilo já estará estragado ao ponto de ter de se trocar a peça ou se dará para recuperar voltando a colocar massa. (e já agora qual a marca que aconselham)

Cumpts
 
Boas pessoal,

Já verifiquei esta situação e... o barulho não era derivado da fuga do fole da transmissão junto à caixa.. Este fole já foi trocado e o barulho continua. Peço-vos ajuda, alguém que tenha ideia do que possa ser ou já teve algo parecido?

Vou tentar explicar melhor o sucedido: O carro tem um barulho que parece metálico sempre que o deixo acelerar por ele, ou seja, vou em 3ª velocidade engatada numa estrada sem declive, quando ele chega ao ponto de puxar por ele próprio (~900rpm) ouço este barulho.

Se for entre as 1500rpm e as 1800rpm e for a uma velocidade constante ouço um barulho que mais é mais parecido com o de um rolamente gripado, mas se acelerar mais um pouco ele deixa de fazer este mesmo barulho.

Ultimamente, nas mudanças de caixa, se o fizer rapidamente, parece-me que ouço o barulho metálico no instante em que ponho o pé na embreagem e troco a mudança..

Resta-me dizer que a embreagem não "patina" e o carro tem sempre força.

Alguma ideia depois destes sintomas? :confused:

Cumpts
 
Vai lá dar uma Olhadela akela Polie da correia da distribuição.. olha lá para a parte vulcanizada e vê se tá bom! mas isto fica do lado do passageiro... mas nao perdes nada..

a minha polie fazia esse barulho tava kuase a lixar-se lol..
 
Vai lá dar uma Olhadela akela Polie da correia da distribuição.. olha lá para a parte vulcanizada e vê se tá bom! mas isto fica do lado do passageiro... mas nao perdes nada..

a minha polie fazia esse barulho tava kuase a lixar-se lol..

Olá, fui verificar hoje essa polie e parece-me estar boa. (Fui ver o teu tópico onde mostraste o estado da tua)
O barulho parece-me que vem da zona do condutor.
Provavelmente terei de gastar uns € num diagnóstico :cry:
Obrigado e cumpts
 
Olá, fui verificar hoje essa polie e parece-me estar boa. (Fui ver o teu tópico onde mostraste o estado da tua)
O barulho parece-me que vem da zona do condutor.
Provavelmente terei de gastar uns € num diagnóstico :cry:
Obrigado e cumpts

será a polie do alternador?? isso normalmente gripa..
 
n sei se ajuda mas o meu faz esse baralho e é a meu ver o tensor da correia do alternador q ta a dar as ultimas a meu ver mas o barulho vai dakela zona ainda tenho q ir ao mecanico mas deve ser pk eu nunca o troquei
 
n sei se ajuda mas o meu faz esse baralho e é a meu ver o tensor da correia do alternador q ta a dar as ultimas a meu ver mas o barulho vai dakela zona ainda tenho q ir ao mecanico mas deve ser pk eu nunca o troquei


Olá até hoje ainda não sei o que é ao certo. Sei que agora o barulho continua mas de outra forma.

Ou seja, agora faz esse barulho metálico ao ralenti e se acelerar um pouco deixa de fazer.

Mas se ligar o A.C. esse barulho não desaparece mesmo que acelere. Nos últimos dias tem-se acentuado :(

Já me disseram que poderia ser o volante bi-massa, acham possível? Pelo que li, pode mesmo ser algo relativo ao alternador.
Com estes novos sintomas alguém pode dizer se já lhe aconteceu igual?

Obrigada amigos
 
esse barulho é derivado do volante do motor ou de qlq uma das peças relacionadas com a embraiagem (rolamento,prensa ou disco)...isso é normal nos PDs, pois o bi-massa não é muito favoravel para estes motores apesar de tornar a condução mais suave...usa o vag com e aumenta um pc o relanti e verás que o barulho desaparece, pelo menos ao relanti.agr se o volante do motor ja tiver muita folga se calhar ja nao resolve aumentar o relanti, mas sim substituir.
 
esse barulho é derivado do volante do motor ou de qlq uma das peças relacionadas com a embraiagem (rolamento,prensa ou disco)...isso é normal nos PDs, pois o bi-massa não é muito favoravel para estes motores apesar de tornar a condução mais suave...usa o vag com e aumenta um pc o relanti e verás que o barulho desaparece, pelo menos ao relanti.agr se o volante do motor ja tiver muita folga se calhar ja nao resolve aumentar o relanti, mas sim substituir.

:( tinha medo que fosse isso. Um mecânico também me disse que era o volante do motor - bimassa. Vou pedir uma 2ª opinião e se for for igual vai ter de andar assim mais uns tempos porque pelo que sei, isso ainda é caro.

De qualquer forma tens razão quando dizes que se acelerar o barulho desaparece.

Só uma questão, há crise andar assim?

Obrigado pela resposta
 
a crise depende do tipo de condução...arranques bruscos, reduçoes, esquentamento, etc etc...
se andares na boa deve aguentar um tempo,pode é criar mais folga = + barulho..
na minha sport tb fazia um grilar ao relanti, nao muito, mas eu ja tv a começar a notar qlq coisa,isto ela com 175 milheiros, aumentei o relanti ate quase ás 975/980 rpm e fikou porreiro e certinho...agr conta com 234 mil e isso nunca mais me incomodou,mas ai esta,depende da condução...e o volante nao vai fikar sempre porreiro né...ja se sabe que com o tempo ele vais ganhando mais folga, e com embraiagem reforçada penso que será pior para o bi-massa (se ele ja tv com folga)...a minha nao ta reforçada...penso ser ainda de origem lool...
 
O meu também é um sport e está de origem.

Por isso que não queria crer que fosse o volante bimassa :( ainda por cima tenho sempre cuidado com ele..

Outra coisa, se for mesmo do volante, carregando na embraiagem o barulho também não deveria parar? No meu caso isso não acontece.. continua. Só pára de acelerar um pouco até ~1000rpm

Se tiver de o trocar o que aconselhas? É que o carro nem tem muitos kms. Tem 110mil
 
Last edited:
Bem é só para vos dizer que neste momento tenho 2 opiniões diferentes de 2 mecânicos. 1 diz que é o volante bimassa e outro desconfia de uma polia do alternator.
Mas sem certezas, e como não estou para gastar dinheiro à toa vou deixar mais uns tempo a ver se fica mais audível pois ambos dizem que não é grave.
 
kd carregas no pedal da embraiagem e o barulho para, normalmente esse barulho é do rolamento de encosto da embraiagem...mas se o barulho nao parar, provavelmente isso é o volante, mas ate pode ser o rolamento, mas ai fika a duvida,so desmontando...
 
kd carregas no pedal da embraiagem e o barulho para, normalmente esse barulho é do rolamento de encosto da embraiagem...mas se o barulho nao parar, provavelmente isso é o volante, mas ate pode ser o rolamento, mas ai fika a duvida,so desmontando...

Olá de novo,

Eu deixarei o carro no mecânico na próxima semana para realmente ter certeza do que é.

De qualquer das formas, o barulho é mais perceptível em descida e mal começo a travar (estando o carro ao ralenti) começar a fazer o tal barulho.

Se carregar na embraiagem o barulho continua mas se virar o volante para um dos lados o barulho pára.

Vou esperar para saber o que é, depois informo.

Obrigado pelas vossas opiniões.
 
Olá de novo,

Eu deixarei o carro no mecânico na próxima semana para realmente ter certeza do que é.

De qualquer das formas, o barulho é mais perceptível em descida e mal começo a travar (estando o carro ao ralenti) começar a fazer o tal barulho.

Se carregar na embraiagem o barulho continua mas se virar o volante para um dos lados o barulho pára.

Vou esperar para saber o que é, depois informo.

Obrigado pelas vossas opiniões.

isso ja nao tava a espera...por acaso na minha ontem o alternador começou a fzr um grilar...se acelerar para,mas ao relanti,se virar a direção ele faz o grilar...ja sei que futuramente tenho que mudar de alternador (ja é o segundo,pois o outro empenou-me o veio por ter-la posto a trabalhar de empurrao.).enfim...dps diz o feedback do mecanico
 
conforme prometido aqui fica:

foi-me dito que era a polia do alternador e que tenho de mudar mas não era urgente.
trocá-lo-ei mais para a frente
 
Back
Top