Avaria de algumas MAF´s e N75 em 3 anos - Qual o problema?

Boas a todos,

A história é a seguinte:
No inicio de 2004 com mais ou menos 74.000kms avaria do 1º MAF, ainda não tinha nada no carro, ou seja tava stock. Colocada uma MAF nova.

No mesmo ano no mês de março se não estou em erro e com 76.000kms coloquei uma box. Foi colocada pela Modhificar (Cascais) que me foi recomendada por um user antigo aqui do fórum.

Em Setembro de 2005 avaria da N75 com 112.629kms, colocada numa oficina em Janas (Sintra).

No inicio de 2006 para aí em Fevereiro (não tenho a certeza) surgiu-me os mesmos sintomas no carro. Dirigi-me novamente a Janas e N75 tinha avariado novamente. Como tava ainda na garantia, foi trocada sem problemas.

Em março de 2007 com 157.756kms nova avaria. Desta vez era a MAF.Substituida por uma reconstruida.

Ontem dia 12 de abril novos sintomas, dirigi-me a Janas. Resultado MAF novamente avariada.

O mecânico diz que pode ser da box, que não é de confiança, e que qualquer dia tenho a bomba avariada. O meu carro já tem 161.000kms ou seja já fiz praticamente 90.000kms com box. Não ando sempre a acelerar mas de vez em quando gosto de fazer gosto ao pé.

Ele disse que o pessoal anda a meter REPRO e a cagar para as boxs.

Será que o problema é mesmo da BOX, a 1ª MAF o carro tava stock. Ou do "fornecedor" das peças?

Gostava que me ajudassem porque isto já me está a dar cabo da cabeça. Isto é só problemas...foi o vidro do pendura (arranjado), agora é o do condutor, vidro da frente partido (substituido hoje de manhã)... e agora válvulas a "queimarem-se" assim.

O que posso fazer?
Tiro a box e meto repro?
Mudo de oficina?
 
Não vejo qualquer relação entre o uso de box (por mais má que ela seja) e a avaria da MAF.

Uma box altera os valores de débito da bomba (há vários métodos desde a alteração da voltagem a outros mais eficazes e menos destruídores) e em nada influência com o filamento da maf.

Que admissão tens? Origem? Com que filtro? Papel? Lavável? Quem costuma lavar e como? Deixa secar?

Já agora que box tens? Se for Rapid é fixe.
 
A box é esta...


De resto tá tudo de origem menos o filtro que é lavável. Quem costuma lavar é onde faço as revisões... não sei como eles lavam...

O problema é que não é só a MAF mas também a N75.

O que faço?
 
Jc Motorsport

Boas, não acredito mesmo nada que seja da box, tens de me ajudar primeiro, de que marca é o medidor que tens montado?? com que regularidade trocas o filtro de ar?? de quantos cavalos é o teu carro de stock?? e fizeste alguma coisa ao turbo ja??
www.jc-motorsport.com
 
Acham que o problema é do filtro de ar? Como é que é esses filtros de papel? qual o procedimento a ter e qual o valor e marca que sugerem?
 
Boas, não acredito mesmo nada que seja da box, tens de me ajudar primeiro, de que marca é o medidor que tens montado?? com que regularidade trocas o filtro de ar?? de quantos cavalos é o teu carro de stock?? e fizeste alguma coisa ao turbo ja??
www.jc-motorsport.com

Se não me engano é da bosh. O filtro só comprei 1 vez e é lavado nas revisões. Tinha 75.000kms. O meu carro stock tem 90cvs e o turbo ainda não foi mexido.
 
Jc Motorsport

Os medidores trabalham por aquecimento de uma pelicula ou fio que têm no seu interior, se tiveres um filtro muito obstruido o medidor é obrigado a aquecer mais o que provoca a sua destruição, por outro lado se for muito livre aquece muito tb pois o ar que por ele passa não o consegue arrefecer na totalidade. substitui o filtro por um de stock pois com o que tens não sentes grande diferença e não ganhas para medidores. e ja agora o que é que o teu carro faz para teres passado na oficina a verem isso.
www.jc-motorsport.com
 
QQ casa de peças.. ex: Norauto.. teem filtros de ar... Até o jumbo na secção automóvel tem...

Cumps
 
Os medidores trabalham por aquecimento de uma pelicula ou fio que têm no seu interior, se tiveres um filtro muito obstruido o medidor é obrigado a aquecer mais o que provoca a sua destruição, por outro lado se for muito livre aquece muito tb pois o ar que por ele passa não o consegue arrefecer na totalidade. substitui o filtro por um de stock pois com o que tens não sentes grande diferença e não ganhas para medidores. e ja agora o que é que o teu carro faz para teres passado na oficina a verem isso.
www.jc-motorsport.com

Sempre que tenho o medidor ou a N75 avariada o carro deixa de puxar e não tem força, por exemplo a subir a estrada N8 de Loures para a Malveira a que passa pela a AP tive de meter 2ª e tava a ver que não subia.

Na 2ª feira vou a essa oficina em Janas porque como o medidor tá na garantia ele disse que me trocava sem gastos mas o próximo tinha de ser eu.
Então o problema pode ser do filtro? qual o filtro que aconselhas e qual o valor?
 
JC Motorsport

Isso mesmo os melhores são mesmo os da bosch mas os mahle ou da fiamm tb são bons, mas se alguma vez vieres para estes lados de famões passa aqui pela oficina para eu dar uma espreitadela ao carro. Um abraço.
www.jc-motorsport .com
 
Isso mesmo os melhores são mesmo os da bosch mas os mahle ou da fiamm tb são bons, mas se alguma vez vieres para estes lados de famões passa aqui pela oficina para eu dar uma espreitadela ao carro. Um abraço.
www.jc-motorsport .com

Só tens de me dizer onde fica a oficina que passo aí porque ir a Sintra sai caro. Quero resolver isto o mais breve possivel e com o minimo de gastos possivel. Mandei-te PM.
 
Filtro de papel resolve-te o problema da MAF. O JC já disse o motivo mas eu acrescento dois defeitos. O facto de permitirem mais fluxo de ar também permitem mais porcaria que se aloja no filamento (muitas vezes nestes casos tiras o sensor e sopras o filamento com ar comprimido para limpar) e outra é serem lavados com o oleo próprio e quem o faz não o deixa secar decentemente o que permite oleo ir para o sensor.

Eu tinha um desses, lixei uma MAF, mudei a maf eo filtro para stock e até hoje impec.

Quanto a essa box... é uma bela shit. Pelo tamanho e o potenciómetro é uma evrymod autentica e funciona por alteração da voltagem da bomba. Arriscas-te a lixar a BI. O meu conselho é sacá-la fora, meter uma decente ou, preferivelmente, chipares isso.

Sobre a N75 pelo que contas avariou uma vez (é normal) e a segunda a garantia cobriu (logo pode ter sido perfeitamente uma N75 defeituosa). Se já passou mais de um ano e não avariou de novo, acho que não é de te preocupares.
 
Os medidores trabalham por aquecimento de uma pelicula ou fio que têm no seu interior, se tiveres um filtro muito obstruido o medidor é obrigado a aquecer mais o que provoca a sua destruição, por outro lado se for muito livre aquece muito tb pois o ar que por ele passa não o consegue arrefecer na totalidade. substitui o filtro por um de stock pois com o que tens não sentes grande diferença e não ganhas para medidores. e ja agora o que é que o teu carro faz para teres passado na oficina a verem isso.
www.jc-motorsport.com

penso k isto explica o problema das maf's ;)
 
penso k isto explica o problema das maf's ;)

eu sempre tive filtros K&N (2 carros) e até agora sou arrebentou 1 MAF e por minha estupides... lavei secou apliquei o oleo e coloqueio logoa a seguir.
Actualmente lavo de 30 em 30 mil km seca bem aplico o oleo e deixo-o secar ao sol pelo menos 1 tarde inteira depois é que o monto.´
Adianto q um bogas tem, 92.000 e o outro 162.000km
 
Hoje de manhã fui colocar a MAF nova...amanhã vou buscar o novo filtro de papel.

Acham que desligue a box ou deixo tar?
 
Pois é meus amigos, o problema apareceu de novo...

Resultado tirei a box e até agora tudo resolvido... tirando a parte que o xaruto arrasta-se...

Os valores da MAF estavam errados mas foi só preciso desligar a box para solucionar o problema... agora vai ser juntar € para fazer 1 repro.

Até lá vai andar stock.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Top