Aumentar a potência do Turbo

Boas, (leia-se pressão e não potência)

Ultimamente tenho feito algumas mod´s no meu Ibiza (90 cv de 1997 com turbo de geometria fixa).

O turbo está com uma pressão máxima de 0,5 bar. Eu gostaria de ouvir as vossas opiniões em possíveis aumentos da pressão do turbo, maneiras de o efectuar e possíveis complicações (problemas no futuro) mecânicas.

Cumps
jtdi
 
eu sou um pouco inculto no assunto mas 0.5bar de maxima nao e pouco???
eu no meu caso estou com 1.5(porque o manometro nao mede mais) de maxima e 1.0b de constante dai a minha duvida se nao estaras com poucos...----os entendidos qu deem a sua opiniao
 
jtdi disse:
Boas, (leia-se pressão e não potência)

Ultimamente tenho feito algumas mod´s no meu Ibiza (90 cv de 1997 com turbo de geometria fixa).

O turbo está com uma pressão máxima de 0,5 bar. Eu gostaria de ouvir as vossas opiniões em possíveis aumentos da pressão do turbo, maneiras de o efectuar e possíveis complicações (problemas no futuro) mecânicas.

Cumps
jtdi
de certeza que estas a medir isso bem? isso é para fazer no minimo 0.95. o carro puxa bem?
 
kissifur disse:
de certeza que estas a medir isso bem? isso é para fazer no minimo 0.95. o carro puxa bem?

Epá agora quero tirar isto a limpo!
Instalei os manómetros ontem!
Ligamos a um tubinho que passa por detrás do bloco do motor (colocou-se lá um T) (tem dois lá!).

Epá puxou como sempre... mas deixo aqui dois testes de potência que fiz recentemente (considero o 2º mais fiável.. mas tá-se):


Feito na Tecnauto:


Pode ser que daqui se possam tirar algumas conclusões...
Creio que se o Turbo tivesse mal.. não daria umas curvas tão certas? E a potência seria menor?!..

Agora os entendidos na matéria que me expliquem!
Cumps
jtdi
 
Last edited:
Ligaste o manometro aonde? Para tar a medir essas pressoes deve tar ligado a uma tubagem preta que muita gente considera de "vacuo" tou certo?
 
Bom hoje como andei pouco com o carro não deu para puxar muito por ele..

Mas posso fazer um breve relatório. O ponteiro da pressão começa a mexer aí por volta das 1250 - 1300 rotações é difícil estar a olhar para os 2 ao mesmo tempo ;). Atinge os 0,5 bar sensivelmente por volta das 2000 rpm´s.
Ora seria expectável que continuasse a subir.. mas não sobe! É como vos digo não puxei muito por ele mas vê-se nitidamente que chega aos 0,5 bar e estanca!

Aliás ainda em casa do DP com ele em ponto morto depois de aquecer um coche puxámos e chegava aos 0,5 bar e não passava :(!!

Bom tenho 3 "teorias":
1ª - O tubo pode estar dobrado e quando a pressão aumenta o fluxo estanca não deixando continuar a leitura (isto pk os testes de potência são lineares!).

2ª - Tenho o turbo cheio de carvão e vai ter de levar uma limpeza - embora a vá fazer na mesma bem como aos injectores (o que não me parece plausível dado o carácter progressivo das curvas de potência);

3ª -O manómetro está com defeito e pára nos 0,5 bar!

Para responder à dúvida do Krubs (e às minhas!! dass!) deixo aqui umas pics da ligação do tubinho da pressão do turbo!

Pic 1



Pic 2



Pic 3



PEOPLE opinem e ajudem aqui a resolver isto que já estou a ficar stressado com isto tudo!!
Cumps
jtdi
 
SIm, ligaste aonde eu tava a dizer..que muita gente pensa que se pode ligar mas nao.

Senao me engano apenas se pode ligar a um tubo desses em alguns A3, que tem um sensor fisico de pressao de turbo que liga a centralina..e aí pode-se ligar nesse tubo um manómetro.

No caso dos ibizas, ai nao podes ligar..senao nao medes praticamente pressão nenhuma. Tira isso fora, e volta a ligar esse tubo como tava.
Faz um furo na tubagem do ic e ligas aí.
 
Boas!!!
O meu Tdi de 90cv de 1998 tem um manometro ligado naquele tubo e a leitura de pressão é correcta. Picos de 1.1 Bar e estabilizava a 0.8 Bar, porque actualmente faz picos de 1.4Bar e estabiliza a 1Bar apos ter mexido na waste gate
Esse tubo tem que vir do IC junto ao acoplamento do tubo (do IC) com o turbo!!

Cumprimentos
 
Olha o Frederico Ganda maluko!!

Pah isso a maneira mais facil é ligar no tubo do colector de admissão que vai para a map da centralina, é a pressão que está ser lida pelo carro e a que está dentro dos tubos de ar compresso!
 
Só tem de ser mesmo no IC?? (já agora IC é intercooler right??)

E no tubo ao lado de onde liguei Não? Esse vai para a centralina?..

O sensor de óleo onde poderei ligar???


Já agora onde poderei também ligar o sensor de temperatura de óleo?
Já ouvi várias versões:
- Carter - teria de o tirar fora e furá-lo colocando lá o sensor;
- Bujão do carter - adaptando o sensor (dado ser mais curto que o bujão) e instalá-lo. Mas tenho medo que ganhe folga e comece a verter óleo...


People preciso de umas dicas..

Cumps
jtdi
 
jtdi disse:
Só tem de ser mesmo no IC?? (já agora IC é intercooler right??)

E no tubo ao lado de onde liguei Não? Esse vai para a centralina?..

O sensor de óleo onde poderei ligar???


Já agora onde poderei também ligar o sensor de temperatura de óleo?
Já ouvi várias versões:
- Carter - teria de o tirar fora e furá-lo colocando lá o sensor;
- Bujão do carter - adaptando o sensor (dado ser mais curto que o bujão) e instalá-lo. Mas tenho medo que ganhe folga e comece a verter óleo...


People preciso de umas dicas..

Cumps
jtdi


Certo. Ic = Intercooler

Nao, nao ligas nesses tubos. Ligas na tubagem do IC, aquela preta grossa que vem da EGR.

O sensor de temperatura de oleo, geralmente aonde se liga melhor é junto ao filtro de oleo aonde o carro tem de origem o sensor de pressao. Faz-se um T no torneiro e liga-se ai o sensor de temp juntamente com o sensor de origem de pressao.
 
Nesse motor deves ter de certeza um tubinho preto que liga o colector de admissao a centralina (onde esta o sensor de pressao), e' nesse que ligas.
Qualquer tubo que esteja ligado directamente ao colector podera dar-te a leitura, excepto se do outro lado desse tubo estiver a deixar sair pressao para alguma outra coisa, que e' o que muito provavelmente esta a acontecer no teu caso.
Antes de comecares a furar coisas olha com atencao para todos os tubinhos, um deles vai pra centralina quase de certeza!

Quanto ao sensor de temperatura de oleo podes fazer o tal adaptador no torneiro, mas o que se usa normalmente e um sensor que substitui o bujao, de modo a nao teres que andar a furar nada...

Abraco
 
Olha só o SoftManiac.
Entao a maquina ja anda? Já soubeste se vais ter que colocar o balao de vacuo na maquina? Temos que dar aqueles toques no meu a ver como ele fica.

Quanto à questao do manometro de temperatura de oleo nao posso ajudar, mas posso tentar saber alguma coisa

Cumprimentos
 
Back
Top