Amplificador MAC ZX4000

Boas,

Tenho este amplificador, não sei se é bom ou não mas até que toca porreiro, como não ligo muito a som estava óptimo até, como foi oferecido melhor ainda :D

A questão é que agora ele acende-me a luz vermelha de PROT (Protecção) e não dá sinal, já verifiquei os fusíveis e as ligações todas, está tudo impecável. Ao ligar o rádio ele acende momentaneamente só a verde e depois acende o vermelho logo de seguida.

Alguém me sabe dizer do que será?

CUmps
 
Alguma coisa a criar curto circuito só pode!
O cabo de massa está bem apertado? O fio de corrente não estará traçado nalguma passagem?
 
Alguma coisa a criar curto circuito só pode!
O cabo de massa está bem apertado? O fio de corrente não estará traçado nalguma passagem?

Obrigado amigo. Eu já tinha pensado nisso mas nunca pensei que pudesse originar esse problema, pensava que ou LIGAVA ou NÃO LIGAVA.

Vou verificar isso que disseste pois de facto eu tava a tirar o fundo da mala quando ele ficou assim marado logo poderá ser dalgum desses sintomas que referiste, desconfio da massa.

Vou testar e já informo algo.
 
Tal como te foi dito, verifica todas as ligações, se tens ou não algum fio encostado. Filamentos fora a tocar noutro. Algum cabo trilhado se andaste a mexer na mala...
 
Boas,

Já verifiquei toda a cablagem e está impecável. Continua igual. Mais alguma sugestão? Talvez algum problema do amplificador?

Cumps
 
Pode ser alguma coluna queimada...tenta experimentar uma coluna de cada vez! No meu caso,tenhu bi amplificação, e um tweeter é que me metia o amp em protecção! Desligas todas as colunas e vé se entra em protecção...senao vai ligando uma a uma!
 
Pode ser alguma coluna queimada...tenta experimentar uma coluna de cada vez! No meu caso,tenhu bi amplificação, e um tweeter é que me metia o amp em protecção! Desligas todas as colunas e vé se entra em protecção...senao vai ligando uma a uma!

Boas amigo,

Obrigado pela dica, no entanto eu já desliguei tudo, mesmo os RCAs, tudo e continua. Troquei os fusíveis por descargo de consciência e nada.

Talvez o mais indicado seja enviar isto para uma casa para tentar reparar. Ou alguém tem mais alguma dica?

Cumps
 
Sem os fios das colunas continua a entrar em safe? Experimentast o amp com carro desligado ou ligado? è que acho que para o funcionamento do amp tem de ter alguma tensão minina...se a bateria estiver fraca pode acontecer que ele entre en safe...Isto é só uma teoria...:rolleyes:
 
Os testes que andei a fazer eram com ele desligado. Sem RCAs e sem os fios das colunas também. Mas vou confirmar esses pormenores que disseste, e liga-lo também directo à bateria sem fusível para testar se será algum problema no fusível da frente (que visivelmente está ok). Existe algum problema em fazer isso?

Cumps
 
O pior que pode acontecer e queimares de vez o amp! Mas visto que o amp tb tem fusivel..pode ser que nao haja prob! Ja mudast tb a massa?
 
Outra coisa...o amplificador esta aparafusado na chapa ou toca na chapa? Pode haver alguma fuga e tb pode ser ixo! Mas sinceramente nao tou a ver! Ja fiz varia perguntas ao qual ja respondeste agora é aguardar mais opiniões! Pode ser que nao seja nada de especial!
 
boas...

no sitio onde ligaste a massa será que faz massa suficiente? verifica as ligaçoes no radio... o teu radio tem saidas rca? se tiver saidas rca compra um kit de cabos rca e liga directamente os cabos rca do radio ao amp se nao tiver tens que comprar um conversor pra rca e passar cabos do radio pro conversor e depois no conversor tens ja as duas saidas transformadas em rca depois é so ligar os cabos... exola o amp nao o deixes em contacto com a xaparia do carro deixa pousado na alcatifa da mala ou noutro sitio aconcelho a trocares a massa de sitio para outro onde tenhas massa suficiente....

opiniao: eu arranjava um kit de cabos de som, ja traz os cabos pra massa e pra ligar na bateria e podera tambem depende do pacote ja trazer os tais cabos rca

boa sorte
 
Last edited:
boas...

no sitio onde ligaste a massa será que faz massa suficiente? verifica as ligaçoes no radio... o teu radio tem saidas rca? se tiver saidas rca compra um kit de cabos rca e liga directamente os cabos rca do radio ao amp se nao tiver tens que comprar um conversor pra rca e passar cabos do radio pro conversor e depois no conversor tens ja as duas saidas transformadas em rca depois é so ligar os cabos... exola o amp nao o deixes em contacto com a xaparia do carro deixa pousado na alcatifa da mala ou noutro sitio aconcelho a trocares a massa de sitio para outro onde tenhas massa suficiente....

opiniao: eu arranjava um kit de cabos de som, ja traz os cabos pra massa e pra ligar na bateria e podera tambem depende do pacote ja trazer os tais cabos rca

boa sorte

Boas amigo,

Obrigado pela tua ajuda. Sim o meu rádio é um Alpine e já tem saídas RCA e os cabos RCA nem parecem ser dos mais ranhosos, tal como o cabo de corrente, etc etc. Mas mesmo com os cabos RCA desligados o amplificador entra em protecção. O que eu vou fazer agora é mudar a massa sítio. Quem conhecer o 6L e estiver de frente para a traseira a massa está feita do lado esquerdo no encaixe dos bancos traseiros, tem lá uma chapa com uma pequena inclinação e está feita aí e à partida está bem feita, mas para ter a certeza vou troca-la de sítio. Hoje à noite vou-me dedicar a isso outra vez e voltar a tirar a mala toda do carro fora e seguir esses concelhos de proteger o AMP e também ver com o carro ligado.

Cumps
 
boas...

no sitio onde ligaste a massa será que faz massa suficiente? verifica as ligaçoes no radio... o teu radio tem saidas rca? se tiver saidas rca compra um kit de cabos rca e liga directamente os cabos rca do radio ao amp se nao tiver tens que comprar um conversor pra rca e passar cabos do radio pro conversor e depois no conversor tens ja as duas saidas transformadas em rca depois é so ligar os cabos... exola o amp nao o deixes em contacto com a xaparia do carro deixa pousado na alcatifa da mala ou noutro sitio aconcelho a trocares a massa de sitio para outro onde tenhas massa suficiente....

opiniao: eu arranjava um kit de cabos de som, ja traz os cabos pra massa e pra ligar na bateria e podera tambem depende do pacote ja trazer os tais cabos rca

boa sorte

Repara que ele já tinha o amplificador a trabalhar antes, de um momento para o outro, por isso grande parte do que disseste não é chamado para o caso.

O rapaz se já testou a massa noutro sitio só perdeu é tempo e já podia ter o amp reparado ou não.
 
Repara que ele já tinha o amplificador a trabalhar antes, de um momento para o outro, por isso grande parte do que disseste não é chamado para o caso.

O rapaz se já testou a massa noutro sitio só perdeu é tempo e já podia ter o amp reparado ou não.

Boas amigo,

Já agora recomendas algum sítio? Tu consegues dar uma vista de olhos nisto e resolver?

Cumps
 
em ultimo caso pode ser o amp em fim de vida...... quantos anos tem o amp? ainda tem garantia?

Não deve ser muito antigo. Nops. Foi comprado junto com o carro, na altura também não funcionava, mas eram só os fusíveis, quem vendeu pensou que estava queimado :)

Se precisares de ajuda para reparar o amplificador informa que eu resolvo-te isso. :)

Ok amigo, vou testar mais umas coisas logo e envio-te PM.
 
Pena eu estar longe, senão via-mos isso na boa.

Verifica mesmo o ponto de massa, raspa bem com uma lixa fina para remover alguma tinta que a chapa possa ter ou não.
 
Back
Top