Alteração na lei das IPO - importante

Para o pessoal dos 6k/6k2 é que vai ser um biscate jeitoso, mas pronto, não há-de ser nada.
 
Mas lá está nem todos tem a mesma carteira para comprar logo com mais cvs e em certos motores não vejo porque não desde que fique stock...
Mas vocês atiraram lenha para a fogueira! :rir:

Lá está quem não tem €'s anda com o que pode comprar sem inventar... O meu tem 130cv's, mas não me importava que tive-se 50cv's se me fizesse média de 3litros ou menos...
 
Lá está quem não tem €'s anda com o que pode comprar sem inventar... O meu tem 130cv's, mas não me importava que tive-se 50cv's se me fizesse média de 3litros ou menos...

Tens bom remédio e compra um smart que é o que mais se aproxima do que "não te importavas de ter" :roll:

Também sou da stock league mas não vejo mal nenhum em dar um "cheirinho" na ECU. Cada um sabe o que faz aos euros.

Abraço
 
Tens bom remédio e compra um smart que é o que mais se aproxima do que "não te importavas de ter" :roll:

Também sou da stock league mas não vejo mal nenhum em dar um "cheirinho" na ECU. Cada um sabe o que faz aos euros.

Abraço

O VW Lupo 3L é mais economico que o smart, para quem não tenha conhecimento...

Abraço
 
Era preciso cada centro ter ao seu dispor uma base de dados extensa de todos os modelos de automóveis com centralina de ligação OBD, incluindo naturalmente as várias versões de cada electrónica que é lançada pela marca. Parece-me complicado manter um monstro desses actualizado e que não haja problemas.

Por exemplo, se a Audi lançou há dois dias uma versão melhorada do software da ECU de um 1.6 TDi (por exemplo), faz essa actualização a um carro que vá fazer revisão + I. P. O., os tipos do centro de inspecções ainda não têm lá aquela versão, e depois? Quer dizer que o carro andou aí na má vida com chiptuning?

Esse diagnóstico por OBD não será mais para ver se o veículo tem falhas em luzes, ligações, etc.? Não sei, estou só a tentar perceber qual objectivo desta lei.

P. S.: Os Smarts não são tão económicos assim, para motores de 0.9 e 1.0 a gasóleo, com aquilo que andam (](*,)), 4 L/100 kM não me cabe na cabeça. 5 L/100 kM consome um VP de 110 cavalos e já é um carro a sério.
 
Tens bom remédio e compra um smart que é o que mais se aproxima do que "não te importavas de ter" :roll:

Também sou da stock league mas não vejo mal nenhum em dar um "cheirinho" na ECU. Cada um sabe o que faz aos euros.

Abraço

O smart é um carro muito pequeno a meu ver, não me servia... O dar um "cheirinho" na ECU para mim é fazer como fazem na Suíça, pagas mais um valor x e a seat coloca-te mais um pouco de potência... mas nada desses reprogramadores da esquina copy past...
 
Eles que se fod@m vou lá como tá o carro, se me chumbarem é passar por baixo da mesa.
Pedem para isso, os xunings todos rebaixados já vi a passarem aqui em tires e o meu por ter mais x cv's chumbam ? Que rir..
 
Era preciso cada centro ter ao seu dispor uma base de dados extensa de todos os modelos de automóveis com centralina de ligação OBD, incluindo naturalmente as várias versões de cada electrónica que é lançada pela marca. Parece-me complicado manter um monstro desses actualizado e que não haja problemas.

Por exemplo, se a Audi lançou há dois dias uma versão melhorada do software da ECU de um 1.6 TDi (por exemplo), faz essa actualização a um carro que vá fazer revisão + I. P. O., os tipos do centro de inspecções ainda não têm lá aquela versão, e depois? Quer dizer que o carro andou aí na má vida com chiptuning?

Esse diagnóstico por OBD não será mais para ver se o veículo tem falhas em luzes, ligações, etc.? Não sei, estou só a tentar perceber qual objectivo desta lei.

P. S.: Os Smarts não são tão económicos assim, para motores de 0.9 e 1.0 a gasóleo, com aquilo que andam (](*,)), 4 L/100 kM não me cabe na cabeça. 5 L/100 kM consome um VP de 110 cavalos e já é um carro a sério.

Amigo nem vou por ai.. Se já vi as 159 alfa's a tentarem chumba-las porque diziam que a suspensão era alterada por tar rebaixado..
Tendo em conta que o carro tem a suspensão sport que é bem mais baixa que a normal...

Quanto mais eles saberem e terem acesso em base de dados a todos os mapas corretos dos seats desde os mancos aos cupras..
 
Se fosse pa comprar era logo um saxo 1.5d ou lá o que é.. Até com oleo das batatas aquilo deve andar..
 
A das motas penso que seja já em 2013..


inspecção para motas só passa a ser obrigatório apoós a publicação da portaria referida no n.º 5 do artigo 11.º
coisa que certamente ainda vai levar anos, pois é preciso equipar centros, formar pessoal, negociações juridicas, etc etc etc
 
era bonito.. será que vou ter que comprar cabo?

agora a sério, isso ainda vai demorar uns anos até entrar em vigor.. e não vão fazer tudo como manda a lei, porque se nem agora cumprem exactamente o que a lei manda.. não vai ser por terem interface para ler obd.
 
inspecção para motas só passa a ser obrigatório apoós a publicação da portaria referida no n.º 5 do artigo 11.º
coisa que certamente ainda vai levar anos, pois é preciso equipar centros, formar pessoal, negociações juridicas, etc etc etc

Pois tive a falar com algum pessoal que trabalha nas IPO's e dizem que ainda levará algum tempo, não tão equipados para fazerem nas motas.
Por isso ainda vão poder andar bem sem os tomates nas mãos, só é preciso ter cuidado a quem não tem espelhos na mota, que ai a moina cana logo.
 
Pois tive a falar com algum pessoal que trabalha nas IPO's e dizem que ainda levará algum tempo, não tão equipados para fazerem nas motas.
Por isso ainda vão poder andar bem sem os tomates nas mãos, só é preciso ter cuidado a quem não tem espelhos na mota, que ai a moina cana logo.

só es obrigado a ter 1
mas sao muitos os que não tem nenhum lol
 
Bem, ao que me foi explicado podemos estar um pouco mais descansados...

E tambem fazendo uma leitura do pdf, temos que no caso de: 6.1.9 — Desempenho do motor . . . . . . . . . Inspeção visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) Alteração não autorizada da unidade de controlo.
b) Alteração não autorizada do motor.

a inspecção é visual e não por obd. logo uma repro passa desde que valores dos de emissão de co2 estejam dentro dos limites...aqui é que vai ser pior...
 
Bem, ao que me foi explicado podemos estar um pouco mais descansados...

E tambem fazendo uma leitura do pdf, temos que no caso de: 6.1.9 — Desempenho do motor . . . . . . . . . Inspeção visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) Alteração não autorizada da unidade de controlo.
b) Alteração não autorizada do motor.

a inspecção é visual e não por obd. logo uma repro passa desde que valores dos de emissão de co2 estejam dentro dos limites...aqui é que vai ser pior...

o mais facil sera o pessoal começar a pedir as files originais ao programador e na altura da IPO voltar a carregar o file xD
assim poupa-se trabalho..."isto para aqueles que nao teem padrinhos"
 
Back
Top