Alteraçao 5ª Velocidade TDI110

Boas,
Estou a pensar alterar a relação da 5ª velocidade da minha passat TDI 110 AFN, pois aquilo a 4.000 rpm ainda só vai a +/-195km/h e copmo esta reprogramado tenho margem de Nm e CV para se aguentar a uma rotação mais baixa.

Li num forum ingles que existe um post sobre o tema "0.658 5th gear swap inside", que no fundo é retirar a actual rodas dentadas da 5ª velocidade (desconheço a relação) e meter esta que dá uma relação mais baixa o que resulta na mesma rotação do motor vamos a velocidades mais elevadas.... alguem ja fez alguam mod deste genero? tambem li que colocando a 6ª veloc de um PD tambem resilve mas fica a igual rotação uma velocidade inferior.

Exemplo de 4.000rpm em 5ª velocid
Actual relação : 195km/k
Relaçao PD : 210km/k (penso ser relação 0.700)
Relação 0.681: ????
Relação 0.658 : 240km/h

O meu objectivo principal não é a velociade o que tb agrada, mas poder circular em AE onde podemos ir a +/-150km/h +/-2500RPM,
com a poupança de gasoleo e menor ruido do motor.

Já agora alguem sabe a formula de calculo? ou seja relação 0.658 >> 240km/h as 4.000..

APOIO: http://www.benricci.com/files/gearswap.pdf
 
Acho que podes meter o carreto da quinta do pd 100cv, relação 0.7xx, mas ai vais ficar com grande perca de 4ª para 5ª.
Mas deixa ver se os entendidos se chegam a frente...
 
Acho que podes meter o carreto da quinta do pd 100cv, relação 0.7xx, mas ai vais ficar com grande perca de 4ª para 5ª.
Mas deixa ver se os entendidos se chegam a frente...

Penso q n e bem assim... actualmente a passagem de 4 para 5 veloc apenas faz descer 600RPM... e o mais estranho é que a 4ª veloc ripa ate aos 190km/h.. e a 5ª morre qd atinge +/-215km com bagagem e 3 adultos....
 
Penso q n e bem assim... actualmente a passagem de 4 para 5 veloc apenas faz descer 600RPM... e o mais estranho é que a 4ª veloc ripa ate aos 190km/h.. e a 5ª morre qd atinge +/-215km com bagagem e 3 adultos....

Eu penso que vais ter grande perca, mas nao sou entendido
cumps
 
Acho que podes meter o carreto da quinta do pd 100cv, relação 0.7xx, mas ai vais ficar com grande perca de 4ª para 5ª.
Mas deixa ver se os entendidos se chegam a frente...

perca porque? então a electonica não se afina para isso,estamos em 2011 em 2007 já andavam tdi's 110cv com essa mod e sem percas...
 
Bom se não estou a errar os cálculos a passagem de caixa faz uma redução de 1.000RPM e isso faz diferença.

Tabela de calculo:

pdfrelao5veloc.jpg
 
Last edited:
Back
Top