Algem me pode explicar a fiunção do IC

Errado, não é mais rico em O2. De um ponto de vista físico está errado. Tem sim a ver com: quanto mais frio o ar, menor o seu volume, ou seja mais comprido fica. Se entra mais ar comprimido para o cilindro, melhor é a combustão. :D
O volume de ar para X capacidade de motor, Y pressão de sobre-alimentação e Z rotação, é sempre o mesmo.. Varia é a massa e portanto a quantidade de oxigénio (que é o que nos interessa) por unidade de volume. Apenas para estar mais correcto do ponto de vista da interpretação.

Além disso, essa diferença de volume antes e depois do IC, vai ser ocupada com combustível.
Isto não faz qualquer sentido.. O combustível é injectado nas câmaras de combustão depois de o ar já lá estar "trancado" (ou seja válvulas de admissão fechadas) portanto a quantidade de ar que é admitida não é relacionada directamente com a de combustível. Agora claro que ao ser lida maior massa de ar no respectivo sensor e havendo uma electrónica adequada, será injectado mais combustível.

Porque nada se perde, nada se cria... O ar nao enriquece O2 (se o ar é o próprio O2) por passar no IC, mas sim ocorre contracção da molécula.
O ar não é só oxigénio mas aqui a ideia está correcta, maior quantidade de moléculas de ar por unidade de volume.

(Palavra de Engenheiro, ahahahaha) xD
Para quem é engenheiro confundiste um bocadinho o pessoal. ;)



Numa nota "lateral": IC original de TDI130 com choques Cupra é uma tremenda asneira, perde-se muito em performance. [-(
 
Last edited:
O volume de ar para X capacidade de motor, Y pressão de sobre-alimentação e Z rotação, é sempre o mesmo.. Varia é a massa e portanto a quantidade de oxigénio (que é o que nos interessa) por unidade de volume. Apenas para estar mais correcto do ponto de vista da interpretação.


Isto não faz qualquer sentido.. O combustível é injectado nas câmaras de combustão depois de o ar já lá estar "trancado" (ou seja válvulas de admissão fechadas) portanto a quantidade de ar que é admitida não é relacionada directamente com a de combustível. Agora claro que ao ser lida maior massa de ar no respectivo sensor e havendo uma electrónica adequada, será injectado mais combustível.


O ar não é só oxigénio mas aqui a ideia está correcta, maior quantidade de moléculas de ar por unidade de volume.


Para quem é engenheiro confundiste um bocadinho o pessoal. ;)



Numa nota "lateral": IC original de TDI130 com choques Cupra é uma tremenda asneira, perde-se muito em performance. [-(


amigo pelo que sei e pelo que tenho lido e muito e visto muitas animaçoes na net o combustivel entra quando entra o ar tambem =)
pelo menos é o ke eu entendo deste video http://www.youtube.com/watch?v=FfTX88Sv4I8 e de muitos outros ke tem no youtube
 
Não. O motor faz o ciclo de admissão (entrar para os cilindros) com o piston a descer, depois a(s) válvula(s) de admissão fecham, o piston sobe fazendo o ciclo de compressão e só perto do fim deste ciclo é que o gasóleo é injectado. Quando se fala em avanço, é quantidade de º de rotação da cambota em relação ao fim do ciclo de compressão, em relação ao ponto morto superior.

http://www.youtube.com/watch?v=X5VmV53Li2U&feature=player_detailpage#t=130s

O vídeo que postaste é de um motor a gasolina.

O combustível só entra já misturado com o ar em motores a gasolina e mesmo nesses a afirmação lá atrás não faz sentido.. Além de que já há no mercado vários motores a gasolina de injecção directa, que funcionam tal como os diesel a nível fase de injecção.
 
Last edited:
Viva pessoal,

Errado, não é mais rico em O2. De um ponto de vista físico está errado. Tem sim a ver com: quanto mais frio o ar, menor o seu volume, ou seja mais comprido fica. Se entra mais ar comprimido para o cilindro, melhor é a combustão. :D

Além disso, essa diferença de volume antes e depois do IC, vai ser ocupada com combustível.

Porque nada se perde, nada se cria... O ar nao enriquece O2 (se o ar é o próprio O2) por passar no IC, mas sim ocorre contracção da molécula.

(Palavra de Engenheiro, ahahahaha) xD

Cumprimentos,

Equação de Van der Waals

:D

ou simplificando

PV=nRT

cumps
 
Viva pessoal,

Errado, não é mais rico em O2. De um ponto de vista físico está errado. Tem sim a ver com: quanto mais frio o ar, menor o seu volume, ou seja mais comprido fica. Se entra mais ar comprimido para o cilindro, melhor é a combustão. :D

Além disso, essa diferença de volume antes e depois do IC, vai ser ocupada com combustível.

Porque nada se perde, nada se cria... O ar nao enriquece O2 (se o ar é o próprio O2) por passar no IC, mas sim ocorre contracção da molécula.

(Palavra de Engenheiro, ahahahaha) xD

Cumprimentos,

Penso que se estavam todos a referir da quantidade de O2 para o mesmo volume de ar. Ou seja para o mesmo volume de ar, quanto mais baixa for a temperatura mais O2 se terá....
 
Porque nada se perde, nada se cria... O ar nao enriquece O2 (se o ar é o próprio O2) por passar no IC, mas sim ocorre contracção da molécula.

(Palavra de Engenheiro, ahahahaha) xD

Cumprimentos,

Em seguimento da tua explicação e já que és engenheiro, queria te colocar uma questão:

Se o ar arrefece ao longo do intercooler, o volume de ar vai diminuir (segundo pv=nrt), ou seja o caudal volumétrico da saída vai ser inferior ao caudal volumétrico da entrada (atenção que o caudal mássico é que é constante), e se assim é, porque é que o diâmetro de saída do intercooler não é inferior ao diâmetro de entrada? Isto de forma a se manter a mesma velocidade do escoamento.

Cumprimentos
 
Don p, provavelmente a lei dos gases ideais (pv=nrt) não se aplica a este tipo de gases (a não ser que a pressão nos tubos seja a inferior a 1bar, que sinceramente não sei), mas sim a equação de Van der Waals, que entra com o factor de compressibilidade! Contudo, isto é o que eu entendo da física, porque de motores não vejo boi.:D:D Aliás, mesmo aplicação de Van der Waals não é directa porque o ar é uma mistura de gases, onde entra a lei de Dalton.
Aí o Duarte, que deve ser Engenheiro Mecânico, poderá esclarecer isso melhor:)
 
Don p, provavelmente a lei dos gases ideais (pv=nrt) não se aplica a este tipo de gases (a não ser que a pressão nos tubos seja a inferior a 1bar, que sinceramente não sei), mas sim a equação de Van der Waals, que entra com o factor de compressibilidade! Contudo, isto é o que eu entendo da física, porque de motores não vejo boi.:D:D Aliás, mesmo aplicação de Van der Waals não é directa porque o ar é uma mistura de gases, onde entra a lei de Dalton.
Aí o Duarte, que deve ser Engenheiro Mecânico, poderá esclarecer isso melhor:)

PV=nRT é só para gases ideais, se forem gases reais como o caso é PV=ZnRT.
O Z é determinado com a temperatura reduzida e a pressão reduzida e tendo os valores de ambos vai-se à carta de compressibilidade e tira-se o valor de Z.
É isto Sr Engº?

Edit: Não percebi foi dizerem que ar mais frio = mais O2, se T=PV/ZnR, tendo em conta que Z é aproximadamente 1, então T=PV/nR. Realmente se T diminui então pode se dizer que n aumenta, mas só no caso da pressão e do volume se mantiverem constantes. Mas ao aumentar o n, ou a pressão ou o volume aumentam. Se o volume se mantiver, a pressão aumenta pois n(O2) é maior, se a pressão se mantiver então o volume tem que aumentar.
 
Last edited:
PV=nRT é só para gases ideais, se forem gases reais como o caso é PV=ZnRT.
O Z é determinado com a temperatura reduzida e a pressão reduzida e tendo os valores de ambos vai-se à carta de compressibilidade e tira-se o valor de Z.
É isto Sr Engº?
Muito bem senhor engenheiro. :D
PV=nRT só se aplica a gases ideais, daí a equação de Van der Waals. Z é factor de compressibilidade, no fundo é a "décalage" entre um gás real e um gás ideal.
Estou a ver que não faltamos às práticas de Termodinâmica:D

abraço rapaz
 
Muito bem senhor engenheiro. :D
PV=nRT só se aplica a gases ideais, daí a equação de Van der Waals. Z é factor de compressibilidade, no fundo é a "décalage" entre um gás real e um gás ideal.
Estou a ver que não faltamos às práticas de Termodinâmica:D

abraço rapaz

Vê o meu edit e tenta esclarecer-me:D
Um dia quando acabar o curso vamos ao Eden e pago eu!:drool::rir:
abraço
 
Vê o meu edit e tenta esclarecer-me:D
Um dia quando acabar o curso vamos ao Eden e pago eu!:drool::rir:
abraço
Meu caro, por isso é que falei que não percebo um crl de motores loooooooooooooooool Provavelmente funcionam com pressões acima de 1bar, daí esse raciocínio que fazes não se aplicar, uma vez que o gás é compressível.

Fator_z.jpg


Vê-se percebes com este gráfico o que te quis dizer:D



PS: Não digas que não percebeste como desculpa para não ir ao Éden:D
 
O que esse treta diz é que o nº de moles (PV/RT) aumenta com o aumento da pressão e também tem a informação que nas temperaturas mais baixas é onde se verificao o nº de moles mais elevados. Mas repara, a P está no numerador logo se essa aumenta o n também aumenta, mas era exactamente a mesma coisa se nas abcissas estivesse o volume em vez da pressão, pois o volume também está no numerador.
O que não percebo nesse gráfico é dizer que quando PV/RT=1.0 é um gás ideal, ou seja está a dizer que só é gás ideal quando n=1 (ou Z*n=1 caso estivermos a falar da equação dos reais)?? Sabemos é que é gás ideal quando Z=1.
fdç vou mas é continuar estudar sistemas de eq. diferenciais que para a semana tenho freq:shock::D
 
falem portugues. ja agora uma pergunta.
eu tenho um 17vb no meu leon 105 cv, com repro. o ic 600x300 sera indicado ou vai criar lag? ele vai andar assim algum tempo. so mais tarde e que vai levar embraiagem e bicos para ter mais cv.
se alguem me ajudar agradeço
 
as coisas que lemos aqui as ideias mal formadas,e claro que podemos trocar ideias mas quando nao se tema certesa andam por ai a dizer que assim é que esta certo
...
 
Back
Top