Ajuda urgente. "surge" do turbo

ninguem sabe nada? o que podera ser/que alterar? eu ja li mas fiquei a perceber o mesmo, pode ser de varias coisas. sera a valvula que nao tem força para fechar com ainda alguma pressao dentro do turbo (o turbo ja e maior)? ou sera por causa da valvula e colectores?
 
Boas,
Qual é o teu turbo? um 22?
Normalmente qundo se adapta um turbo grande a um bloco "pequeno", existe o risco de acontecer isso, o tal turbo surge, piggeon sound e mais outros nomes que dão a esse efeito/som.
O meu tambem faz isso, ainda não consegui ver se ha maneira de deixar de fazer.
Não sei de que depende isso, colectores não eficientes, má conversão a vácuo ou afinação da geometria.....dizem-me que na electronica dá para controlar isso.....o que é estranho é que uns fazem e outros não.
Tenho que tratar de umas merdiçes no carro, mas de certeza que quando for afinar a electronica final e fazer uns logs, a pessoa que irá mexer já me vai dizer concretamente o que será isso.

Entretanto se tiveres novidades manda! aqui ou por pm. Também já passei uma noite a atrofiar à procura de informação e solução para o caso, mas sem sucesso.

Cumps
 
Se forem da Zona Grande Porto, contacta com o GRV90 aqui do forum, ele safa isso na boa, ajustes de repro.

qq dúvida apitem.

Cumps
 
amigos o meu vnt15 faz isso so k muito baixinho!!!! parece uma especie de dump...que será?? é mesmo baixinho, principalmente quando se da o pico de pressao e tiro o pe do acelerador faz tipo isso mas baixinho quase que nao se nota! é grave?

abraços amigo, depois se resolveres diz como resolveste!

ps: tenho repro, filtro k&n e linha com panela oem!
 
Last edited:
amigos o meu vnt15 faz isso so k muito baixinho!!!! parece uma especie de dump...que será?? é mesmo baixinho, principalmente quando se da o pico de pressao e tiro o pe do acelerador faz tipo isso mas baixinho quase que nao se nota! é grave?

abraços amigo, depois se resolveres diz como resolveste!

ps: tenho repro, filtro k&n e linha com panela oem!
boas

a descompressão do teu turbo deve ser msm assim por isso é k kuase nem se ouve. ñ te preocupes com isso

abraço
 
nunca fez isso!, assubia muito bem, mas la esta, começou a fazer esse tal barulho, e nao é normal de certeza, nunca vi um vnt 15 a fazer tal barulho..

edit;

faz este barulho igual, e nao, nao tenho dump valve... video

depois se quiseres tiro o video amigo!

abraços

edit, tirei o video
 
Last edited:
o meu faz mais tipo o video que tenho, mas e so quando vou tipo as 2rpm constante tipo a subir e se largar lentamente faz. porque de resto ao trocar de mudança, manda aquele espilro certinho (o cantar de rolas)
eu passei do 16 do leon 105 para o 17vb do leon 150.
eu ate pus mapa de origem mas continua a fazer.
pelo que ja vim a saber ou sao os colectores que nao deixam sair o fliudo de ar, volta para tras, e faz com que a valvula abra. ou pode ser a valvula.
disseram me que um dump valve resolve isto.
vou tentar me informar e vou tentar resolver isto, esta semana. eu vou ligar ao eng da VC power para fazer nova repro (tinha noutra casa e n gostei) e vou falar disto e ver o que diz.
 
eu por acaso tenho uma dump em casa, nao sei se ia resolver o problema, hmm talvez um colector com maior caudal, talves dos D, nao sei, nao tem nada a ver com a geo descalibrada ou carvao?

abraços
 
no meu caso nao porque o meu turbo e novo. tem cerca de 500 km porque partiu a dias. a carcaça e a mesma, e a carcaça tinha cerca de 10mil km. o meu caso e de o turbo ser maior, e penso que n mudaram colectores, se mudaram, entao e a valvula.
 
eu por acaso tenho uma dump em casa, nao sei se ia resolver o problema, hmm talvez um colector com maior caudal, talves dos D, nao sei, nao tem nada a ver com a geo descalibrada ou carvao?

abraços

o meu tambem faz essa descompressao é normal... dump valve em TDI é apenas um acessorio nao tem utilidade.
 
ai faz? a mim n parece mt normal. n gosto mt deste barulho. porque faz uma pressao negativa na afluencia de gases.
 
ai faz? a mim n parece mt normal. n gosto mt deste barulho. porque faz uma pressao negativa na afluencia de gases.

pois, tb nao axo normal, nunca fez esse tal barulho, começou a pouco tempo, até é fixe para que ouve de fora, mas penso que nao deve ser muito bom po turbo!,

abraços
 
acabei de eceber inf que os colectores do turbo do 16 ao 18 sao os mesmo. sera verdade?

depende pra que carro vai ser aplicado. em relação ao barulho devo dizer que me enganei... faz a descompressao mas nao faz aquilo tipo dump valve :S . sera que pode ser linha muito estreita pro turbo?
 
depende pra que carro vai ser aplicado. em relação ao barulho devo dizer que me enganei... faz a descompressao mas nao faz aquilo tipo dump valve :S . sera que pode ser linha muito estreita pro turbo?

eu tenho o velhinho vnt 15 comn 280 mil , mas com muita boa alma, sem folgas nem nada, so que a bem pouco tempo começou a fazer este barulho!
encontei um video igual ao meu:
so k nao faz alto, pelo contrario muito mais baixo, e so de vez em quando, por exemplo em 2º quando calco as 1500rmp e quando se da o pico de pressao e tiro o pe, faz esse barulho, mas nao é sempre, pra ai em 10 vezes que calco faz uma, isto um exemplo!
[video=youtube;NGP01SH9aoo]http://www.youtube.com/watch?v=NGP01SH9aoo[/video]

depois tiro o video amigO!
 
Last edited:
Back
Top