Ajuda.. Safe-Mode???

Olá amigos.. Tenho uma 6K2 TDI 2001 90 cv stock 125.000 e ontem em andamento normal 4ª velocidade ± 80 klm/h o carro "morreu", pareçe que ficou sem turbo mesmo ... Em principio foi Safe-mode?? O que me dizem os entendidos?? Já levou 1 MAF ao 60.000 Klm. Posteriormente desliguei o carro e dps ficou como nada se tivesse passado... A minha pergunta é: o que poderá ter levado a esta situação e que implicações poderá vir a ter?? Alguem de perto de Viseu tem VAG-COM?:bored:
 
JC Motorsport

Boas o teu carro tem turbo de geometria ou é fixo?? Há alguns de 90cv que têm turbo de geometria caso assim seja pode ser a geometria presa caso seja turbo fixo pode ser a n75 sim, ou tb ja apanhei alguns carros aqui na oficina com catalisadores obstruidos e faziam o carro entrar em safe mode. Um abarço, se precisares de ajuda apita.
 
Ora ai está!
Catalizador! Algo que ainda não vi.
Eu neste forum devo ser o "user" que mais "safe-mode" tem tido, lolololo
Cá vai então:

N75 - Nova
N80 - Boa
Geometria - ainda por ver
Maf - Nova

Só falta mesmo o catalizador, pois ja me tinham falado que, se obstruido os gases acumulados sobem, aquecendo aquela zona mas...passou-me.
 
tambem pode ser fuga nos tubos de vácuo.
tambem tenho tido bastantes safes e ontem mudei os tubos, mas... ao fim de alguns km la tava o raio do safe...
pra semana vou tirar o catalisador pra ver se o meu fica livre dessa praga de safes k ai anda:D
tambem ja me disseram k pode ser por picos de pressao do turbo, k nao me espantava nada k fosse
no meu caso so costuma acontecer quando vou nas calmas a andar e de repente calco a fundo e... safe!
 
Boas o teu carro tem turbo de geometria ou é fixo?? Há alguns de 90cv que têm turbo de geometria caso assim seja pode ser a geometria presa caso seja turbo fixo pode ser a n75 sim, ou tb ja apanhei alguns carros aqui na oficina com catalisadores obstruidos e faziam o carro entrar em safe mode. Um abarço, se precisares de ajuda apita.

Desculpa a ingnorançia amigo mas como verifico se o turbo é de geometria ou fixo??? E já agora mais um ignorançia N75 aonde se situa no motor ou será q podes colocar foto??

Obrigado
 
JC Motorsport

Boas, é relativamente facil, no compartimento do motor junto á escovas limpa vidros vais encontrar duas valvulas, uma que controla o turbo e outra que controla a EGR, se estas duas valvulas forem iguais diferindo apenas na cor, uma preta e a outra preta mas com o final branco, quer dizer que o turbo é de geometria e avalvula que controla o turbo será essa branca, mas se forem duas diferente uma preta e a outra de ferro, quer dizer que o turbo é fixo, ja agora essa valvula de ferro será a tua N75. Um abraço
 
Boas, é relativamente facil, no compartimento do motor junto á escovas limpa vidros vais encontrar duas valvulas, uma que controla o turbo e outra que controla a EGR, se estas duas valvulas forem iguais diferindo apenas na cor, uma preta e a outra preta mas com o final branco, quer dizer que o turbo é de geometria e avalvula que controla o turbo será essa branca, mas se forem duas diferente uma preta e a outra de ferro, quer dizer que o turbo é fixo, ja agora essa valvula de ferro será a tua N75. Um abraço

São duas iguais diferindo somente a cor uma com "tampa" branca e outra preta, lado do conductor branca e lado ocupante preta. Neste caso é de geometria, e neste caso não tem N75 é??
 
São duas iguais diferindo somente a cor uma com "tampa" branca e outra preta, lado do conductor branca e lado ocupante preta. Neste caso é de geometria, e neste caso não tem N75 é??

Nesse caso o teu carro utiliza um turbo de geometria variavel então vou dar-te as possiveis avarias que podem causar esse sintoma sendo as duas primeiras 90% dos casos que apanho aqui na oficina:
--- Geometria do turbo presa
--- Catalizador obstruido
--- Mau funcionamento da valvula reguladora da geometria( a tal branca )
--- Fugas de vacuo até á valvula acima referida
--- Fuga de vacuo da valvula á wastegate do turbo
--- Sensor de pressão de turbo com deficiencia
--- Valvula EGR com escapamento de gases para a admissão

De momento é só o que me lembro. Um abraço
 
Nesse caso o teu carro utiliza um turbo de geometria variavel então vou dar-te as possiveis avarias que podem causar esse sintoma sendo as duas primeiras 90% dos casos que apanho aqui na oficina:
--- Geometria do turbo presa
--- Catalizador obstruido
--- Mau funcionamento da valvula reguladora da geometria( a tal branca )
--- Fugas de vacuo até á valvula acima referida
--- Fuga de vacuo da valvula á wastegate do turbo
--- Sensor de pressão de turbo com deficiencia
--- Valvula EGR com escapamento de gases para a admissão

De momento é só o que me lembro. Um abraço


Muito obrigado amigo... Somente mais uma duvida, será prejudicial andar com o carro dps de me ter feito safe mode ?? Se o carro não entrar novamente em safe-mode não é necessário verificar mais nada?? ou é conveniente ligar ao VAG-COM?
Mais uma vez obrigado e desculpa ser tão chato, mas tenho mt estima pelo bichinho..
 
JC Motorsport

Boas, prejudicial não é, foi por isso que se criou o safe mode para quandos os parametros estiverem acima do normal não haja perigo para o motor. Um abraço.
 
tive a ver o k voçes diziam por aki e fikei com algumas duvidas.o meu carro entra por vezes em safe mode é o 6k3 de 90cv o k podera ser?ja gaora o vac-com é o programa?ou o k é?lol abraços
 
image00210ak4.jpg
 
peço dscp pelo tamanho da imegem mas ns ei por pekeno.keria so perguntar se por esta foto me podem dizer se o meu turbo é de geometria variavel ou fixa.abraços
 
JC Motorsport

Boas, acho que ja te tinha respondido a isso, se tivesses uma valvula de ferro é porque era fixo e é o que tens na foto. Um abraço
 
Nos modelos 6k2 é normal o tubo de vacuo que vai ao servo freio estalar e começar a peder vacuo, ainda semana passado, um colega meu tinha

17958 - Charge Pressure: Charge Pressure:
P1550 - 35-10 --- Intermittent

:whistle:
 
Back
Top