AJUDA: Que se passa c/ a sofagem e liq de refrige?

Ora portanto, para tentar explicar o melhor possivel o que se passa aqui vai:

O carro é um Ibiza 1.9 TDI 6L de 03

De um dia para o outro deixei de ter ar quente na sofagem, ate ai tudo bem, troquei o filtro de habitáculo, porque ja estava a precisar, mas o ar continuava frio, seguidamente e so por descargo de consciência (já vão perceber porque) verifiquei o nivel do liquido de refrigeração, e simplesmente nem sequer dava sinal no deposito.
O mais estranho de isto tudo é que eu mandei reparar as fugas do sistema de refrigeração e o radiador à cerca de 2 meses com um liquido proprio, senão me engano era da VW para esse efeito... Apos ter colocado cerca de 2 L de liquido de refrigeração de outra marca que agora não sei, coloquei o carro a trabalhar, esperei que aquecesse e lá começou a sair ar quente, tudo bem, intrigado com o que levou o liquido de refrigeração a desaparecer fui ver novamente o nivel do liquido e voilá, ja estava no MIN outra vez, voltei a adicionar deixei estar mais algum tempo com o aquecimento e voltou ao MIN novamente, isto num espaço de menos de 60 segundos.

Alguem que me diga o que provavelmente se possa passar... Se acharem que é a junta da cabeça, podem dizer - me como ver sem ser colocar uma folha atras do escape de madrugada...

Obrigado e abraço a todos....
 
Last edited:
podes ter varios problemas,
1o e ver o nivel da vareta de oleo se nao ta subir
2º e ver os tubos todos, inclusive um que esta perto da bateria o meu furou ai e fiquei como tu
3º mudast a distribuiçao a pouco tempo? mudaram te a bomba de agua ? pode ter fuga
4º ve o vaso do liquido se nao tem nenhuma estaladela,
 
ok, vou verificar o nivel do oleo, as tubagens... a minha distribuição foi trocada à pouco tempo e mudaram a bomba de água... o vaso do liquido tá bom...

vamos ver...

acontece desde que o carro esteja ligado... eu dei conta, porque eu levanto - me cedo para ir trabalhar e entao todos os dias ligo a sofagem, e um dia a sofagem simplesmente não deu quente...

Ah e a temperatura do motor nunca subiu dos 90º apesar de andar com menos 2L de refrigerante la dentro...
 
Last edited:
Ate agora nunca entrou agua agua para a sofagem... e ja la vao uns dias... todos os dias experimentei a sofagem na esperança de aquilo dar quente alguma vez...
 
O nivel do oleo mantem - se ao mesmo nivel, e já percorri com as maos todos os tubos que têm minimamente acesso a eles, e não encontro a fuga em nenhum... no deposito do liquido tambem não é... Que se passará?? O termostato tem 2 meses e a temperatura do carro independente de a agua que faltava nunca passou dos 90º???? É mesmo assim possivel a junta da cabeça estar queimada??
 
O nivel do oleo mantem - se ao mesmo nivel, e já percorri com as maos todos os tubos que têm minimamente acesso a eles, e não encontro a fuga em nenhum... no deposito do liquido tambem não é... Que se passará?? O termostato tem 2 meses e a temperatura do carro independente de a agua que faltava nunca passou dos 90º???? É mesmo assim possivel a junta da cabeça estar queimada??

isso da temperatura nos 6l caga, no manometro, sao varios os users que dizem que o quadrante nao mede com precisao, a fuga tem qu estar em algum lado, nao ves nada babado no motor nem a volta dele? olha que o meu tinha um furo de uma agulha num tubo que fica junto a bateria, tem que haver ai fuga em algum sitio
 
Pessoal um à parte em relação ao G12 é para colocar direto ou é necessário diluir ?? quantos litros leva alguém sabe ??
Andar com outro anticongelante que não o G12 pode fazer com que este desapareça ou nao tem nada a ver ??
 
hades botar as maos a alcatifa ao pe dos pes da frente, pode ter o radiador da sofagem roto e caia dentro e a carpete absorve...
 
Se possível G12 sempre, é o indicado.
Ve se não tens fugas nos tubos que entram para o interior através do cofre do motor, são os que fazem circulação da água no radiador da soufagem, que é onde penso que tens o teu problema.

Dá trabalho mas penso que irás ter de o tirar fora, antes disso, tira todas as tubagens por onde passa o liquido. e verifica também no local da bomba de água se tem escorridos.

Cumps
 
Em principio a fuga era nos O-rings à entrada do radiador da sofagem, foram trocados, vamos ver se eram ou não. Dentro de 3 dias vou fazer uma longa viagem e tirar conclusoes.
 
Um deles estava mesmo a verter, tava tipo ressequido numa parte e acabou por relaxar e perder a elasticidade... O mecanico é da SEAT, deu - me com o problema, e em cerca 3h30 tinha o carro pronto...

não sei a referencia dos O-rings, ele calhou de ter um par lá por casa...
 
Defenitivamente o problema de perda de liquido de refrigeração estava nos O - rings... Desde a substituição dos O - rings fiz cerca de 500 km e até agora não voltei a perder... Portanto parece que ta o problema resolvido. Espero que este post possa vir a ajudar mais alguem com este problema.

Obrigado a todos os users que responderam
 
obrigado pela ajuda, sabes se os orings sao trocados pelo lado do compartimento do motor? ou seja é tirar os 2 tubos que vão para dentro do carro e trocar os orings?
 
Nao te posso dar 100% de certeza, mas é o mais provalvel ... O tablie demorava mais 3h30 a montar e desmontar.. e se nao me engano os O rings estao junto do radiador da sofagem.. de certeza que na ligação dos 2 tubos..
 
Back
Top