Ajuda para um amigo com HDI

Boas malta,
Vamos provar que somos todos boas pessoas e vamos tentar resolver o problema de um amigo meu que tem um peugeot 306 hdi de 2009.
O problema é o seguinte:
Nem sempre acontece, mas quando tenta ligar o carro depois de o ter desligado há uns minutos, o carro não liga. Piscam algumas luzes do quadrante e as escovas tb começam a andar. Se aguardar mais tempo (cerca de 20 minutos) o carro já liga. Estranho é que tb não se ouve o motor de arranque a trabalhar qd isso acontece. Apenas se ouve um "tek".
Não me parece ser um problema de bateria pois se assim fosse o carro não ligaria mais.
Motor de arranque nas couves tb não me parece pois nesse caso ele deveria ter dificuldades a rodar as escovas e isso tb não acontece.
Pode ser algo que alimenta o motor de arranque (um rele...).
Mas o que é certo é que as escovam entram numa espécie de safe e o quadrante tb mara um bocado.

Obrigado a todos
 
Boas,

O teu amigo nunca trocou a bateria? Já a mediu pelo menos para ter certeza? É que um amigo meu tem um citroen HDI e quanto a bateria foi à vida também só ouvia um "tek" como dizes e, mal a trocou ficou logo bom.

No caso do teu amigo podem ser outras coisas mas fica aqui o meu testemunho.
 
obrigado pela resposta.
Mas se fosse bateria não seria lógico que depois de não pegar não voltaria a pegar?
Ele anda uma semana bem e depois falha e volta novamente a andar bem...
Para além disso estamos a falar de uma bateria com cerca de 3 anos.
Obrigado
 
O mtor de arranque se faz tek é porque esta avariado e nao adiciona as vezes. quando faz tek e nao pega, tenta por empurram para ver se é do motor d arranque
 
MAs o carro acaba por pegar passados 20 minutos...
Se fosse o motor de arranque nunca pegava não achas?
Para além disso tem aqueles sintomas das escovas e das luzes do quadrante...
MAs obrigado pela opinião
 
Deduzo que seja um 307 e não um 306.

Ora o teu amigo que veja a BSI, é possível que tenha apanhado água e não esteja de boa saúde. A BSI não deve estar a funcionar corretamente e normalmente é uma nova, o que implica depois nova codificação, etc.
 
Last edited:
MAs o carro acaba por pegar passados 20 minutos...
Se fosse o motor de arranque nunca pegava não achas?
Para além disso tem aqueles sintomas das escovas e das luzes do quadrante...
MAs obrigado pela opinião
amigo os 306 hdi têm dois problemas cronicos.. que aparecem em maior parte dos carros..
1º ele que veja o sensor da posição da cambota pode estar sujo ou a começar a ir com as couves.
2º quando ele não pegar ele que veja se o combustivel chega ao motor, a bomba do deposito costuma lixar-se tambem
 
amigo os 306 hdi têm dois problemas cronicos.. que aparecem em maior parte dos carros..
1º ele que veja o sensor da posição da cambota pode estar sujo ou a começar a ir com as couves.
2º quando ele não pegar ele que veja se o combustivel chega ao motor, a bomba do deposito costuma lixar-se tambem

Na 2ª, nesse caso o motor de arranque rodaria mesmo q o combustivel não chegasse. Neste caso o motor de arranque não roda quando isso acontece.
Eu apostaria num sensor marado q tanto dá como não dá. O ideal seria até começar pela bateria mas teria de arranjar uma usada para testar, pq estar a investir 100€ e depois não ser...
Obrigado
 
Volto a referir, vê a BSI.

Como poderia ser da bateria se passados 20minutos já dá?
 
Volto a referir, vê a BSI.

Como poderia ser da bateria se passados 20minutos já dá?

Desculpa não tinha visto a tua resposta.
Já agora o que é a BSI? será que metendo o carro à máquina dará algum erro? Erro deve dar nem q seja apenas pelas falhas que ficam registadas.
Obg
 
Desculpa não tinha visto a tua resposta.
Já agora o que é a BSI? será que metendo o carro à máquina dará algum erro? Erro deve dar nem q seja apenas pelas falhas que ficam registadas.
Obg

BSI é a centralina?
Na bateria pode ser algum dos contactos q esteja a desencostar ou mesmo q tenha falta de massa de vez em quando.
 
A BSI é como que uma centralina à parte que controla o sistema elétrico do carro, se esta não tiver em funcionamento não há codificação da chave logo o carro fica imobilizado. Digo isto poruqe tive um 307 que apanhou água na BSI e ficou com sintomas parecidos, não pegava e as escovas ficavam possuídas a trabalhar sozinhas.
 
A BSI é como que uma centralina à parte que controla o sistema elétrico do carro, se esta não tiver em funcionamento não há codificação da chave logo o carro fica imobilizado. Digo isto poruqe tive um 307 que apanhou água na BSI e ficou com sintomas parecidos, não pegava e as escovas ficavam possuídas a trabalhar sozinhas.

Em que zona do carro fica a BSI?
 
Back
Top