Ajuda .... Não puxa

Boas pessoal

Tenho um ibiza de 2004 , 1.9 tdi de 130 cv, hoje , quando peguei no carro , reparei que tinha a luz do motor acessa.

O carro não puxa , fui a um colega meu que ligou na mákina e deu os seguintes erros :

P0236 - turbo
P0101 - sensor de massa de ar

Alguem me pode explicar , qual o possivel problema?

Cumprimentos
 
Boas amigo, sabes onde é a ficha da MAF? abres o capot e tens do lado direito a caixa do filtro de ar. mesmo junto ao canto de cima esquerdo da caixa de ar tens uma ficha que encaixa no sentido de ti para o carro. Desliga essa ficha e vê se o carro assim já puxa. (começa devagar). os sintomas de maf nas couves é não puxar. A vantagem dos motores PD (o teu) é que se desligares a ficha vai sempre assumir valor máximo e vai voltar a andar, até pode andar um xisco mais. Se fosse um VP já seria o contrário, não ia puxar mesmo nada. Mas atenção, se ele ficar a puxar com a ficha desligada não é própriamente a melhor solução.. assim já saberás que é a MAF e deverás meter uma a funcionar bem.
 
Boas amigo, sabes onde é a ficha da MAF? abres o capot e tens do lado direito a caixa do filtro de ar. mesmo junto ao canto de cima esquerdo da caixa de ar tens uma ficha que encaixa no sentido de ti para o carro. Desliga essa ficha e vê se o carro assim já puxa. (começa devagar). os sintomas de maf nas couves é não puxar. A vantagem dos motores PD (o teu) é que se desligares a ficha vai sempre assumir valor máximo e vai voltar a andar, até pode andar um xisco mais. Se fosse um VP já seria o contrário, não ia puxar mesmo nada. Mas atenção, se ele ficar a puxar com a ficha desligada não é própriamente a melhor solução.. assim já saberás que é a MAF e deverás meter uma a funcionar bem.

Ja vou esprimentar no meu LOL a minha esta a dar as ultimas..
abraço
 
tipo é estranho , o sensor de massa dar tem uns meses , 6/7 meses mais ou menos

Quando o sensor de massa de ar está avariado , dá avaria de motor ?
 
Valter o sensor só assume esse valor devido a teres a centralina alterada, senão morria, pois assumia algo mínimo.

amigo desliga a fixa da maf, em principio deve continuar sem puxar. e com o vag com se a maf estiver queimada o erro não apaga.
faz também um log da pressão do turbo.
 
exacto....se o file nao tiver o sensor map ligado (switch no file ecu) o carro irá morrer c a maf desligada, mas mesmo assim da para verificar se é realmente a maf sem o vag com, como ja foi referido
 
e estranho , tipo .... agora de manha vim para o trabalho , não me acendeu a luz , a hora de almoço quando fui pegar no carro , acendeu a luz e o carro não puxa. Se o desligar e voltar a ligar, a luz continua acessa , mas o carro desenvolve bem...é mesmo muito estranho .... fdx agora parece uma lesma a andar, dassssss
 
o meu anda com ela desligada (e luz do motor ligada devido ao erro) pois esta a dar valores baixos demais e ainda não tive tempo de lhe fazer uma limpeza a ver se resolve.
tem é de se ter cuidado com o pé, senão faz bolas de fumo para nada!
 
Boas amigo, sabes onde é a ficha da MAF? abres o capot e tens do lado direito a caixa do filtro de ar. mesmo junto ao canto de cima esquerdo da caixa de ar tens uma ficha que encaixa no sentido de ti para o carro. Desliga essa ficha e vê se o carro assim já puxa. (começa devagar). os sintomas de maf nas couves é não puxar. A vantagem dos motores PD (o teu) é que se desligares a ficha vai sempre assumir valor máximo e vai voltar a andar, até pode andar um xisco mais. Se fosse um VP já seria o contrário, não ia puxar mesmo nada. Mas atenção, se ele ficar a puxar com a ficha desligada não é própriamente a melhor solução.. assim já saberás que é a MAF e deverás meter uma a funcionar bem.

Boa tarde,

em primeiro lugar peço desculpas ao kod85 por estar aproveitar o poste dele para tentar tirar a minha duvida. se houver algum problema diz amigo:/

é o seguinte eu tenho o GT tdi de 98, e por vezes ele não puxa.. outras vezes puxa um pouco mais mas em altas.
o mecanico ligou na maquina e disse-me que era o sensor map. o meu não dá para desligar isso ou ou meu é um vp (nao sei o que significa eheh).

obrigadão
 
Boa tarde,

em primeiro lugar peço desculpas ao kod85 por estar aproveitar o poste dele para tentar tirar a minha duvida. se houver algum problema diz amigo:/

é o seguinte eu tenho o GT tdi de 98, e por vezes ele não puxa.. outras vezes puxa um pouco mais mas em altas.
o mecanico ligou na maquina e disse-me que era o sensor map. o meu não dá para desligar isso ou ou meu é um vp (nao sei o que significa eheh).

obrigadão

Nao confundas sensor map com sensor de massa de ar amigo.
 
Back
Top