ajuda na compra de carro a particular

oi será que me podem ajudar?
tenho um negocio em vista de um Seat Leon 1.9TDI SPORT de um particular

Como nunca comprei um carro a um particular poderiam informar-me de quais o procedimentos legais para comprar este carro?

O meu velhinho carro actual comprei a um stand e foram eles que trataram da papelada toda.

No acto do pagamento eu ja sei que preciso ficar com os documentos do carro, a declaração de pagamento do selo de circulação, a folha de inspecção.
Preciso de uma declaração de venda para ele assinar, onde posso obter o modelo do documento?
Preciso de copias do BI e nº contribuinte do dono?
como faço para trazer o carro? preciso fazer um seguro antes de comprar? ou posso trazer sem seguro só com a declaração de venda e posteriormente fazer o seguro?

tou meio baralhada :s

obrigada por qualquer ajuda que me possam facultar :)
 
o documento de compra e venda é este: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a...le/DUA_modelo_unico.pdf?nocache=1217232046.45

(imprime frente e verso na mesma folha, não precisa de ser a cores)


aconselho-te a ires logo mudar o carro de nome com a pessoa que está a vender, mesmo que sejas tu que pagues a mudança de nome. (60€). mas se o vendedor não for fica com o fotocópia do BI e do contribuinte, e verifica muito bem no livrete se o carro não tem nenhuma reserva de propriedade.

em relação ao seguro, tens que fazer um. se o carro ainda tiver o seguro activo, sempre podes pedir ao vendedor para não cancelar logo o seguro , e deixar-te andar 2 ou 3 dias com o dele até teres o teu tratado.
 
obrigada snk :)
então e se o vendedor quiser cancelar logo o seguro? como faço? peço para ele estacionar o carro junto ao local onde habito e depois la vou eu fazer um seguro novo? ficando o carro ali parado sem seguro?

e onde faço essa mudança de nome? no imtt ou numa loja do cidadão?

obrigada
 
obrigada snk :)
então e se o vendedor quiser cancelar logo o seguro? como faço? peço para ele estacionar o carro junto ao local onde habito e depois la vou eu fazer um seguro novo? ficando o carro ali parado sem seguro?

e onde faço essa mudança de nome? no imtt ou numa loja do cidadão?

obrigada

Boas, no meu caso liguei com a minha seguradora e fizeram me um seguro por tlf. Apenas precisei de ir lá buscar a carta verde.
A mudança de nome fazes numa loja de cidadão.


Cumps
 
Podes ir à loja do cidadao tratar da papelada, o seguro agora praticamente fazes pelo telefone, pagas, e mandam-te um certificado por mail, imprimes e é valido até chegar a carta verde.
 
O carro em questão, ja o foste ver com calma? Levas-te alguem entendido para te ajudar? Ou até mm percebes do assunto?
Ver erros que possa ter, km se foram martelados ou nao, nós nos VAG temos a sorte de quem tiver o vag com e souber usar, poder ver essas coisitas antes d efectuar a compra.
 
oi a todos. não conclui o negocio. o gajo pediu-me mais 2500€ no local. detesto gente sem palavra :mad:

obrigada pelas vossas dicas já fico mais informada :)
 
oi tinha o valor indicado no anuncio mas no local o gajo pediu mais :mad: devia pensar que me enganava! enfim... tristes...
 
Boa escolha :p

Aproveita agr que os FR andam a bom preço se fosse agr teria esperado... embora na altura não tenha feito um mau negocio.
 
Back
Top