Ajuda! Motor e Restaurar ibiza 6k2 tdi 110

Boas a todos !

Como referi no tópico de apresentação tenho um Ibiza 6k2 tdi 110 sport de 2000 que adquiri em 2006 com 90.000klm tem cerca de 290.000 neste momento..( o carro nunca foi mexido/repro) infelizmente,,,

E infelizmente tendo sido um carro de trabalho, está em bastante mau estado, (chapa com algumas batidas e riscos, aqueles problemas eléctricos persistentes dos vidros, espelhos, pistolas do fecho central etc...) mas o pior foi que o carro nunca me gastou uma pinga de água e pouco ou nada de óleo gastava, até se verificar uma alteração do nivel da água, (ou sobe acima do nivel e anda assim 2 semanas ou baixa ou desaparece nuns dias...) e parece segundo os mecânicos que tem bastante pressão nos tubos.

POis bem, vender o carro está fora de questão, nada dão por ele, eu gosto muito do carro, (tem muita história apesar de ser um comercial hehe :p) e estou a pensar restaurá-lo e para já começar: a nivel de motor resolvendo o problema (seja junta, colaça...sei lá) e dai o meu pedido de ajuda!

1. Quero reparar o motor mas gostava de prepará-lo minimamente, (isto é, o que devo fazer para melhorar o motor de forma a poder por mais cavalos, o que devo aproveitar e fazer ((BEM)) nesta primeira fase na vossa opinião. para lhe fazer depois uma repro..

Pouco percebo de mecânica mas estou pensar que se calhar posso melhorar o motor de alguma forma sem ser somente numa repro...e já que o mecânico vai mexer no motor....contudo vou ter que ter atenção ao orçamento final, visto o carro necessitar de muita obra...e nisto já se sabe é sempre a queimar €....

Nota: não queria pôr-me com grandes alterações que depois mereçam alteração de intercoolers, linhas escape, etc...até porque as inspecções pelo que acho estão mais dificieis, queria fazê-lo mais legal possível ou dentro do que possa ser alterado sem grandes problemas/custo!

Mas gostava de ter mais informação sobre alterações minimas possiveis: bicos de injectores, filtro ar, etc essas coisas.... todas as vossas opiniões são para ponderar...indiquem tudo o que achem significativo para a performance do carro, que estou mesmo fora da coisa...

A minha ideia é saber se vale a pena fazer algo ou motor ou basta repará-lo e fecha-lo como está..(até porque se calhar tudo o que se possa fazer no motor é de bastante valor, não?

Mais umas semanas e o carro vai para o mecânico e logo vou mantendo o post actualizado com os problemas que se avisinham..mas acredito que assim que for para o mecânico vou ter que saber o que fazer, pois o carro não pode ficar no elevador muito tempo infelizmente...( porque isso custa €€€€....:(, já se sabe) ,

Entretanto aproveito para por aqui mais umas questões, o que o carro ainda tem a embraiagem de origem e por vezes aquela 3º não quer entrar um problema que parece comum nos 6k pelo que ja li no forum...o que acham que devo fazer? mudar embraiagem ou pode se só reforçar?

Por isso tudo peço a vossa ajuda para fazer-mos renascer o meu 6k2 a ideia será restaura-lo o melhor possível pintura/interior e por carga naquele motor que está muitooo cansadinho e assim não me desfazer mesmo da máquina.

Abraços e obrigado ;)
 
Last edited:
Boas MPIBIZA,

Eu não te posso ajudar porque também tenho o meu 6k2 stock mas se fizeres uma boa pesquisa, há informação para todos os gostos sobre carga no fórum.
 
Back
Top