Ajuda! Luzes do plafonier automáricas?!

Boas.. Venho mais uma vez pedir a colaboração desta grande família! A minha ideia seria colocar a luz do plafonier a ligar automaticamente consoante seja dia ou noite através de um LDR, porque acho que é desnecessário que esta ligue durante o dia! Será que alguém poderá dar uma ajudinha nisto?
 
para alguma coisa está lá o botão para desligar
de dia andas com isso desligado e de noite metes na função das portas
 
Se já resolveste o assunto pelo menos partilha a solução para possíveis interessados.
Por essas e por outras é que cada vez dá menos de vontade de ajudar.... resolvem o problema a solução é fechar o tópico,não tou a falar especificamente para o davidoito mas também se enquadra!
 
Disse que podiam fechar porque não houve ninguém capaz de me ajudar, muito menos demonstrar interesse na minha questão! A minha solução para o problema foi como o joao mateus disse "para alguma coisa está lá o botão para desligar" portanto é o que vou fazer... Com isto tudo, parece que ha mais gente interessada na assunto simplesmente não me quiseram ajudar! Foi preciso dizer assunto resolvido para virem logo perguntar como era, ou dizer "partilha a informação".

Por essas e por outras é que cada vez dá menos de vontade de ajudar.... resolvem o problema a solução é fechar o tópico,não tou a falar especificamente para o davidoito mas também se enquadra!

Dikon, falaste e muito bem, mas neste caso ninguém me ajudou! Assim que tenho o assunto tratado vêem logo "todos" perguntar como é que se faz.. e assim sim, como tu disseste, cada vez menos tenho vontade de ajudar pois algumas pessoas só cá vêem "comer" informação e não partilhar ou ajudar os outros! Com tudo isto já perdi algumas tardes de pesquisa.. Mais de 80 pessoas leram o tópico e só o joao mateus me respondeu! Penso que esta tudo claro.. ninguém se interessou, e como eu nao percebo muito do assunto decidi desistir
 
Ninguem ajudou pq provavelmente ninguem sabia , aliás provavelmente nem sequer sabiam o que querias dizer com luzes do plafonier automaticas!
 
Certo! O que me chateia é que nem sequer dizem que me vão ajudar, cagam simplesmente, e quando parece que ha uma solução vem logo tudo querer saber.. Mas pronto, não me vou chatear mais com isso! Vou continuar a procurar e sim, quando souber alguma coisa venho partilhar aqui com todos, pois já muitos me ajudaram nas minhas dúvidas e gosto de poder ajudar aqueles que como eu, não sabem..
 
Amigo, só não ajudei porque não faço a minima de como solucionar isso e para estar a encher choriços ou a enganar o pessoal, é melhor estar calado. Falei porque pensei que arranjaste solução e porque a mesma também me interessava.

Como estou a ver, não é o caso, mas há montes de pessoal que apanhando-se resolvidos, nem se dão ao trabalho de colocar a solução para quem futuramente precisar. Bem sabes que não falta por cá disso...
 
Certo! O que me chateia é que nem sequer dizem que me vão ajudar, cagam simplesmente, e quando parece que ha uma solução vem logo tudo querer saber.. Mas pronto, não me vou chatear mais com isso! Vou continuar a procurar e sim, quando souber alguma coisa venho partilhar aqui com todos, pois já muitos me ajudaram nas minhas dúvidas e gosto de poder ajudar aqueles que como eu, não sabem..

tens toda a razão amigo
ajudar não ajudam mas se colocasses aqui a solução vinham logo que nem moscas de volda da...
 
Boas.. Venho mais uma vez pedir a colaboração desta grande família! A minha ideia seria colocar a luz do plafonier a ligar automaticamente consoante seja dia ou noite através de um LDR, porque acho que é desnecessário que esta ligue durante o dia! Será que alguém poderá dar uma ajudinha nisto?

Precisas de um LDR, e de pelo menos um diodo rectificador resistencias, transistor npn comum pode ser um bc548, um potenciometro para permitir regular o sensor de luminosidade, e um relé... Dependendo dos componentes que se arranjar nomeadamente caracteristicas do LDR terá de se dimensionar o restante circuito, mas basicamente é o necessário para fazer o que procuras e tens aqui uns 3 euros de material loooool, agora visto que não percebes muito do assunto o melhor é adquirires um módulo que já existe feito para diversas aplicações automoveis...
 
Amigo Spllinter obrigado! Eu ja estive a ver alguns esquemas mas quando vou a experimentar nunca funcionam nao sei porque.. Alguma ajuda para montar um esquema que funcione? Nos que vi, penso que nenhum tinha o diodo rectificador, talvez seja por isso
 
Back
Top