Ajuda em corte de bomba turbo diesel!

Boas a todos...como alguns sabem tenho um golf 2 motor 1,9 turbo diesel mas com bomba 1,6 td.
Essa mesma bomba levou uma governor mod que,para quem nao sabe,consite em eliminar o corte de gasoleo da mesma,portanto nao existe limite de rpm,vai ate fazer pummm...

Mas gerou-se uma situacao complicada pois em qualquer subida com estrada molhada,ou num arranque mais forte ou em situacoes semelhantes o conta rpm passa facilmente das 5000 se nao se tiver cuidado,o que nao e bom pa saude do motor...

Portanto em conjunto com um amigo decidimos procurar uma solucao para isto,que basicamente consistia em criar um corte na bomba sempre que esta passa-se as 5000.

BAseamo-nos no seguinte...dado que o conta rpm vai buscar sinal ao alternador estamos a tentar arranjar um sitema que permiti-se ler o sinal e que sempre que esse sinal corresponde-se a 5000 rpm ter um rele ou sistema do genero que efectua-se o corte da bomba.


Sei que soa a complicado e nem nos sabemos bem como fazer mas sera que alguem pode dar umas luzes sobre a situacao ou aconselhar uma solucao diferente.

Desde ja agradeco a ajuda
 
Boas a todos...como alguns sabem tenho um golf 2 motor 1,9 turbo diesel mas com bomba 1,6 td.
Essa mesma bomba levou uma governor mod que,para quem nao sabe,consite em eliminar o corte de gasoleo da mesma,portanto nao existe limite de rpm,vai ate fazer pummm...

Mas gerou-se uma situacao complicada pois em qualquer subida com estrada molhada,ou num arranque mais forte ou em situacoes semelhantes o conta rpm passa facilmente das 5000 se nao se tiver cuidado,o que nao e bom pa saude do motor...

Portanto em conjunto com um amigo decidimos procurar uma solucao para isto,que basicamente consistia em criar um corte na bomba sempre que esta passa-se as 5000.

BAseamo-nos no seguinte...dado que o conta rpm vai buscar sinal ao alternador estamos a tentar arranjar um sitema que permiti-se ler o sinal e que sempre que esse sinal corresponde-se a 5000 rpm ter um rele ou sistema do genero que efectua-se o corte da bomba.


Sei que soa a complicado e nem nos sabemos bem como fazer mas sera que alguem pode dar umas luzes sobre a situacao ou aconselhar uma solucao diferente.

Desde ja agradeco a ajuda

Pede ao teu chipador para resolver isso na electronica

































Estou a brincar, os entendidos no old school que se cheguem à frente
 
Tens que arranjar um contador de impulsos e um relay. Simples, so que isso faz um corte imediato na bomba e primeiro que torne a alimentar a bomba leva tempo devido a lentidão do relay em operar.
 
Era nisso que estavamos a pensar mas ao haver assim um corte imediato de gasoleo nao trara problemas para o motor?
 
Boas
Axo k assim nao te vais safar ,porke kortando o gasoleo vai kebrar mt o motor e pois komo ja foi dito vai demorar ate responder outra ves !komo fizeste o governor mod ? tiraste a mola ou metes te uma mais forte ?
Abc
 
fala com o user professor. ele anda a estudar a cena

Acho isso muito complicado de fazer, ate mesmo com o sensor de impulsos, que por sua vez nao é nada barato.
Acho que o mais fiavel, e viavel, é mesmo controlares o pe direito. :rir:
Mas força com isso, e boa sorte.
 
O problema do pe direito e que as vezes custa a levantar:rir:

Ja tenho uma solucao bastante viavel mas o problema e que com esse sistema a bomba leva um corte total e nao sei se isso nao sera um problema pa saude do motor
 
fala com o user professor. ele anda a estudar a cena

A governor mod ja esta feita...e aquilo agora nao corta,agora imagina uma bomba com embolo de 10mm e 2,0 bar a passar as 5000...fazes isso muitas vezes e....CHOCAPIC

A ideia e manter o setup mas criar uma especie de corte de seguranca;)
 
Acho isso muito complicado de fazer, ate mesmo com o sensor de impulsos, que por sua vez nao é nada barato.
Acho que o mais fiavel, e viavel, é mesmo controlares o pe direito. :rir:
Mas força com isso, e boa sorte.

pois mas o pe direito tb nao deve ter corte :D:D

lukyto o melhor era seguires o conselho do Gonçalo
 
É deixar lá o governor mas com uma mola mais forte.. Ir testando até encontrar um ponto de equilibrio.
 
Last edited:
Back
Top