Ajuda! Dois turbos em dois meses!

Verificar pressão de oleo do motor, a frio e quente.
Verificar tubo alimentação e esgoto de oleo, meter a trabalhar com o esgoto fora durante uns segundos e verificar se sai oleo pelo esgoto com facilidade.
Verificar nivel de oleo.
E ver de onde vem o turbo, que anda por ai muito sapateiro que diz mecher em turbos e depois o carro é que tem culpa.
cumps

Foi tudo verificado antes de montar o turbo menos a pressão de óleo porque nunca meti essa hipótese visto que sempre funcionou tudo bem!
A questão do turbo esta a ser tratada mas vamos ver o que dizem!

Boas,

Pode parecer parvo, mas se em 1000km nunca puxaste por ele e tinhas repro, podia ser o suficiente para se acumular carvão na geometria e quando foste puxar ela prendeu por meio Segundo, fazendo um pico muito elevado e rebentou. Conheço casos de pessoas que tinham os carros carregados (+ 200 cv) e nunca puxavam pelo carro, um dia lembraram-se de fazer o gostinho ao pé, e em vez de ser gradual, foi logo a fundo. Conclusão: Turbo partido por excesso de pressão.

Pode não ser o caso, mas...

O que é estranho é que já com o anterior vb não andava sempre a com pé no fundo mas cada vez que o fazia ele andava sem problemas! Com este a primeira vez foi a ultima!

1.7 a picar 2.0....para bom entendedor....

Electrónica zé esquina is the guilty here.

Não tenho a autopamplona como sendo Zé da esquina mas se no teu entender é, respeito a opinião! Se é pressão a mais para um vb, concordo contigo mas não é razão para partir em 1000km porque a electrónica é a mesma e o anterior durou dois anos!
 
Last edited:
O que um turbo faz não tem de ser necessariamente o que um turbo ditto igual tenha que fazer. Não há dois iguais. O pessoal tem sempre a mania de culpar o reprogramador, mas quem tem a repro também de ter noção do que o seu hardware aguenta. Não é por fazer 2.0 de pico uma vez que parte. Provavelmente o turbo tinha defeito ou falhou qualquer coisa a nível de lubrificação.

Agora todos te vão dizer que o carro estava reprogramado e que foi por isso que partiu. Lição a tirar, quando se compra um turbo novo para montar nalguma casa que dê garantias: Levar ficheiro de origem. ahah
 
Se tiveres IC Cupra vê se o sensor MAP é o adequado para o teu carro ou se está calibrado para o mesmo.
 
O que um turbo faz não tem de ser necessariamente o que um turbo ditto igual tenha que fazer. Não há dois iguais. O pessoal tem sempre a mania de culpar o reprogramador, mas quem tem a repro também de ter noção do que o seu hardware aguenta. Não é por fazer 2.0 de pico uma vez que parte. Provavelmente o turbo tinha defeito ou falhou qualquer coisa a nível de lubrificação.

Agora todos te vão dizer que o carro estava reprogramado e que foi por isso que partiu. Lição a tirar, quando se compra um turbo novo para montar nalguma casa que dê garantias: Levar ficheiro de origem. ahah

A culpa não pode ser do reprogramador porque se fosse o anterior VB não tinha aguentado tanto tempo! Claro que é pressão a mais para um simples VB mas o carro não é para andar em corridas e raramente ando com o pé no fundo!
Vamos ver o que o rapaz que vendeu o turbo diz!

Se tiveres IC Cupra vê se o sensor MAP é o adequado para o teu carro ou se está calibrado para o mesmo.

O sensor map é o 051C e foi montado na altura do primeiro VB e quando foi feita a reprogramação, ou seja à dois anos! Penso que se não estivesse calibrado já tinha tido problemas à mais tempo e o carro não tinha o comportamento que tem. Cada vez acredito mais que tenha sido defeito do turbo mas provar isso vai ser difícil para não dizer impossível!
 
Boas.

De facto, essa não é "Zé da esquina" embora meter pressões acima das charts de pressão máximas, não é propiamente saudavél ou minimamente responsavel, certo?

O meu anterior turbo (1749VM), ia eu descansamente a fazer 500 gramas e felizmente apenas "colou" a geometria...e la teve de lavar o interior todo novo.

Basta 3 minutos a fundo para se criarem rachadelas e empenos que futuramente onde menos se espera e qd menos se espera fazem o turbo ir para o lixo....

Isto a somar ao dito cujo estado do mesmo antes de la ir, como outras variaveis como estado do tubo de alimentação, tubagens, etc, etc....
 
Boas.

De facto, essa não é "Zé da esquina" embora meter pressões acima das charts de pressão máximas, não é propiamente saudavél ou minimamente responsavel, certo?

O meu anterior turbo (1749VM), ia eu descansamente a fazer 500 gramas e felizmente apenas "colou" a geometria...e la teve de lavar o interior todo novo.

Basta 3 minutos a fundo para se criarem rachadelas e empenos que futuramente onde menos se espera e qd menos se espera fazem o turbo ir para o lixo....

Isto a somar ao dito cujo estado do mesmo antes de la ir, como outras variaveis como estado do tubo de alimentação, tubagens, etc, etc....

Na parte das pressões concordo a 100% com o que dizes e andei sempre bem ciente disso e com os devidos cuidados.

A questão é que com o turbo novo nunca fiz nada a fundo nem nada que se pareça. Foram os km's mais calmos que alguma vez fiz com o carro e quando precisei de pisar um bocado ele partiu!

Como já referi, tudo foi devidamente testado e limpo à excepção da bomba de óleo e chupador de óleo porque se não tivessem em condições acho que antes do turbo tinha ido o motor! Tudo me leva a crer que é da qualidade do turbo ou do material utilizado na sua reconstrução mas em relação a isso já não posso fazer muito...
 
Amigo tive um problema igual e o problema era na electrónica. Egts e pressão.

Abraço

A electrónica sempre foi a mesma Capitão! Ninguém mexeu em nada depois de se montar o VB novo por isso é que não acredito que seja da electrónica! Se me disserem que da maneira que está e se andar a apertar com ele o desgaste do turbo é precoce, eu acredito e concordo a 100% mas a verdade é que este turbo nunca fez mais que 1.5/1.6 durante estes 1000km's.

Desde já obrigado a todos os que têm tentado ajudar =D>
 
Grande azar em tao poucos km e partiu logo. O turbo que compras-te era novo ou usado?

O turbo foi reconstruido com um core completo novo, portanto posso dizer que era novo! O core, segundo me diz quem o vendeu, é melett por isso à partida é bom mas a verdade é que durou muito pouco...!
 
O turbo foi reconstruido com um core completo novo, portanto posso dizer que era novo! O core, segundo me diz quem o vendeu, é melett por isso à partida é bom mas a verdade é que durou muito pouco...!

a eletrónica pode ser a mesma mas basta a geometria ter sido afinada de maneira diferente que é o suficiente para fazer isso.. tantas vezes já vi isso.. eletrónicas feitas para uma determinada afinação e basta trocar/reparar o turbo para essa afinação se perder e resultar nisso..
 
a eletrónica pode ser a mesma mas basta a geometria ter sido afinada de maneira diferente que é o suficiente para fazer isso.. tantas vezes já vi isso.. eletrónicas feitas para uma determinada afinação e basta trocar/reparar o turbo para essa afinação se perder e resultar nisso..

Nunca tinha ouvido falar de tal coisa mas se for o caso então de quem é a culpa?! Minha, do reprogramador ou de quem vendeu o turbo?! Com o mapa original isso não deve acontecer então certo?

O colector já tem/tinha alguma rachadela?

Que eu tenha reparado não mas como o turbo vem com os colectores agarrados e tendo ele sido testado antes, suponho que tal coisa não seja suposto acontecer mas caso tenha, a responsabilidade é de quem vendeu o turbo ou não?

Espero, hoje ou o mais tardar amanha, ter uma resposta de quem o vendeu para ver qual foi a causa de ter partido!
 
Segundo quem me vendeu o turbo, o problema foi uma falha de lubrificação porque tinha o bronze agarrado ao veio!

Antes de montar o turbo novo vou voltar a limpar tudo outra vez e desta vez vou desmontar o cárter para ver se o chupador esta obstruído ou não! Que massa devo usar depois na montagem do cárter?

É normal um turbo novo ter uma ligeira folga ou o eixo mexer? É uma coisa mínima mesmo!

Outra coisa, a pressão de óleo da para medir no vag? Quero ter a certeza que está tudo ok para não voltar a ter problemas!
 
Last edited:
Back
Top