Ajuda! Dois turbos em dois meses!

Comprei recentemente um ibiza 6L 1.9tdi Pd130 que já vinha com o turbo a assobiar um bocado mas antes de ter tempo de o trocar acabou por partir. Solução óbvia foi trocar por outro, 1749VB. Não fiz mais de 1000km e o VB partiu!
Antes de montar o turbo novo, as tubagens de IC, admissão, IC e linhas de óleo foram todas limpas e sopradas e o circuito de óleo sangrado antes de meter o motor a trabalhar.

Alguém me consegue dar uma ideia para tal coisa acontecer ou o que devo fazer antes de voltar a montar outro turbo? Dentro dos 1000km que fez o turbo novo apenas puxei por ele uma vez em 4ª e foi quando pariu!

Desde já agradeço toda a ajuda possível!
 
E será que tinhas isso bem controlado electronicamente?
Sent from my Lumia 1020 using Tapatalk

Quando comprei o carro, o mesmo vinha reprogramado e andava assim à 2 anos e apesar de estar a pedir um pouco a mais, na minha opinião, a verdade é que o turbo andou lá durante esse tempo todo. Depois de montar o turbo novo nunca abusei do carro! A única fez que pisei uma 4ª ele partiu... já me falaram na possibilidade da bomba de pressão do óleo estar estragada mas se a mesma não estiver a funcionar correctamente o turbo não tinha durado sequer os 1000km certo?
 
tens manometro de pressao?
nao tens fuga nenhuma?

Sim tenho manómetro de pressão do turbo. Com o 1749vb anterior andou a picar 2bar e caía para 1.7 durante 2 anos +/- mas com o novo nunca cheguei a pisar a fundo. O binário excessivo pode fazer com que o turbo parta ou ter alguma influencia nesse processo?
Em relação a fugas, a que tipo de fugas te referes? Mas penso que tanto de óleo como nas tubagens de Ic não tenha nada.
 
Last edited:
limpar e desengordurar antes de meter a massa de juntas nova, e deixar secar antes de meter oleo :)

estava a falar de fugas nas tubagens de admiçao.
 
Hoje já tirei o turbo fora ou o que resta dele! Basicamente o turbo partiu a meio literalmente! A parte fria separou-se da parte de escape mas já deixo umas fotos para verem...

Tudo o que tinha a ver com lubrificação foi testado antes de montar no carro menos o chupador de óleo no cárter mas isso acho que antes do turbo ia o motor! A pessoa que mo vendeu diz que foi excesso de pressão mas acho que não é possível porque o turbo anterior andou a levar porrada dois anos até partir e com este em 1000km puxei uma única vez durante segundos e foi quando partiu!

Alguém sabe identificar um core que não seja original?

2emuguby.jpg

ahyjuzaq.jpg
 
Last edited:
Normalmente quando partem assim é devido a excesso de rotação , o ideal seria ver o turbo para perceber o que se passou.
Um pequeno conselho:

1º - Perceber o que se passou com o turbo
2º - Meter o software de origem
3º - Testar caixa de eletrovalvulas, circuito de ic, pressao de oleo
4º - Testar o carro
Abc
 
Normalmente quando partem assim é devido a excesso de rotação , o ideal seria ver o turbo para perceber o que se passou.
Um pequeno conselho:

1º - Perceber o que se passou com o turbo
2º - Meter o software de origem
3º - Testar caixa de eletrovalvulas, circuito de ic, pressao de oleo
4º - Testar o carro
Abc

O turbo partiu por volta das 3000 rotações e a fazer cerca de 1.5 bar de pressão.
Software de origem já esta metido e o resto vai ser tudo testado novamente.
Em relação à caixa de electrocalvulas o que necessito fazer ou como posso testar a mesma?


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
E garantia? Aquela solda é original na parte fria? Parece mais defeito do turbo, o que partiu foi a carcaça

A solda que se vê é do tubo de admissão original que quando o tirei veio com a parte fria do turbo agarrada!
A carcaça não partiu, o que partiu foi o core a meio tanto que a turbina de admissão desapareceu...
Garantia sem ser numa casa de Turbos com factura e montado lá já se sabe como é mas de qualquer maneira quem me vendeu o turbo vai ver o que se passou e depois logo vemos no que dá! Agora queria era descartar todas as hipóteses de ser algum problema relacionado com o carro.
 
Verificar pressão de oleo do motor, a frio e quente.
Verificar tubo alimentação e esgoto de oleo, meter a trabalhar com o esgoto fora durante uns segundos e verificar se sai oleo pelo esgoto com facilidade.
Verificar nivel de oleo.
E ver de onde vem o turbo, que anda por ai muito sapateiro que diz mecher em turbos e depois o carro é que tem culpa.
cumps
 
Boas,

Pode parecer parvo, mas se em 1000km nunca puxaste por ele e tinhas repro, podia ser o suficiente para se acumular carvão na geometria e quando foste puxar ela prendeu por meio Segundo, fazendo um pico muito elevado e rebentou. Conheço casos de pessoas que tinham os carros carregados (+ 200 cv) e nunca puxavam pelo carro, um dia lembraram-se de fazer o gostinho ao pé, e em vez de ser gradual, foi logo a fundo. Conclusão: Turbo partido por excesso de pressão.

Pode não ser o caso, mas...
 
Back
Top