[Ajuda]Comportamento estranho

Boas pessoal.
Antes de ontem meti pneus novos no meu ibiza 6j e sinto o carro com um comportamento muito estanho. Passo a referir:

- Meti uns Goodyear excellence 215/40 ZR17 83W. Antigamente tinha uns iguais (Goodyear excellence 215/40R17 XL).
- Pus os novos atras e os que estavam atras (ainda em bom estado) à frente.
- Alinhei a direcção

Mas agora sinto o carro com um comportamento instável, principalmente a velocidades mais elevadas (acima de 100km/h).
Ele já me chegou inclusive a accionar o ESP numa curva onde nunca me tinha accionado e onde já passei a muito mais velocidade. E também já fez isso noutras curvas sem razao aparente.

Tenho a sensação de que há tipo um amortecedor/mola fanada, mas não sentia isso antes de trocar de pneus. Foi mesmo a seguir a meter os pneus que notei esta alteração de comportamento.

Será que isto que sinto será aquela goma de que falam em pneus novos? Ou que será?

Help-me
 
Eu não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, mas há partida será mesmo isso! Como são pneus novos, eles vêm com a tal "goma" que faz com que no inicio tenha menos aderência, o que poderá levar a que a traseira fuja um pouco enquanto curvas. No inicio convém andares um pouco com eles para perderem essa mesma goma, não sei ao certo, mas aconselham uns 500km com alguns cuidados (corrijam-me se estiver enganado).
 
Há pneus que começam a agarrar bem depois de 1000km's de estrada, 300/500km´s pelo menos até teres o carro como deve ser.
Abraço.
 
Eu não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, mas há partida será mesmo isso! Como são pneus novos, eles vêm com a tal "goma" que faz com que no inicio tenha menos aderência, o que poderá levar a que a traseira fuja um pouco enquanto curvas. No inicio convém andares um pouco com eles para perderem essa mesma goma, não sei ao certo, mas aconselham uns 500km com alguns cuidados (corrijam-me se estiver enganado).

[FCS]alfamax;1851755 disse:
Há pneus que começam a agarrar bem depois de 1000km's de estrada, 300/500km´s pelo menos até teres o carro como deve ser.
Abraço.

Nem mais, e exactamente isso...tem cuidado nesta fase.verifica tambem a pressão dos pneus novamente...e sempre bom fazer isso ou semanalmente ou de 2as em 2as semanas.
Abraço.
 
Thanks.
Já estive a ver na net e há pessoal exactamente com os mesmos sintomas que eu e o problema é essa tal goma.
Cheguei-me a assustar mas agora passados 500km ja está melhor. Arranjei os pneus por 120€ metidos no sítio (cada). Pareceu-me um bom negócio.
Fica aqui a aprendizagem para a proxima ehehhe.
 
Thanks.
Já estive a ver na net e há pessoal exactamente com os mesmos sintomas que eu e o problema é essa tal goma.
Cheguei-me a assustar mas agora passados 500km ja está melhor. Arranjei os pneus por 120€ metidos no sítio (cada). Pareceu-me um bom negócio.
Fica aqui a aprendizagem para a proxima ehehhe.

Tas a ver...o preço e que foi puxado....mas pronto, ja os vendi mais baratos novos amigo e nessa medida.
 
Mais baratos e nesta medida? Fonix posso dizer-te que corrí a vontade 15 casas de pneus e nenhuma tinha estes pneus a este preço.. Alias abaixo deste so encontrava Dunlop sportmax e pirelli p7 mas no max 5euros mais barato. Xinocas não queria
 
fizeste bem em teres metido os novos atrás, mas devias andar uma semana com eles na frente para tirar a goma e depois metias atrás.

outra coisa que podes estar a sentir é que acontece normalmente com carros comerciais e pouco peso atrás, os pneus do eixo traseiro ficam com desgaste irregular, e ao meteres na frente enquanto aquilo não acama costuma ficar com uma trepidação..
 
estudei 5 anos mecânica, nunca li que os melhores pneus deve de ser a trás num carro de tração a frente...
 
estudei 5 anos mecânica, nunca li que os melhores pneus deve de ser a trás num carro de tração a frente...

Os melhores pneus devem ser atrás, pois é aonde não tens direcção para tentar corrigir o que quer que seja, mete se a frente os que tem mais desgaste pois em caso de fugir ligeiramente podes corrigir com a direcção, enquanto atrás se fugir pouco há a fazer.
 
infellizmente a casas de pneus que so sabem vender e pneus xineses, nem informarem sabem, ainda bem que este topico veio ao de cima,

bem haja pelo video Pedro
 
estudei 5 anos mecânica, nunca li que os melhores pneus deve de ser a trás num carro de tração a frente...

se for preciso vou a casas de pneus que dizem qua a marca xinoca é que é boa, e muitas outras balelas ao ponto de não saberem o que é um pneu "desportivo"..

mas também conheço aquelas em que metem 4 pneus a um cliente e oferecem a troca dos pneus da frente pelos de tras após 1 ou 2 semanas com o intuito de ajudar o cliente, para este não andar com pneus com muita pouca tracção no eixo traseiro..

e isso de nunca leres, bem, isso não significa nada, porque não é a ler que se aprende certas coisas.
 
Back
Top