[Ajuda]Comportamento estranho

Boas pessoal.
Antes de ontem meti pneus novos no meu ibiza 6j e sinto o carro com um comportamento muito estanho. Passo a referir:

- Meti uns Goodyear excellence 215/40 ZR17 83W. Antigamente tinha uns iguais (Goodyear excellence 215/40R17 XL).
- Pus os novos atras e os que estavam atras (ainda em bom estado) à frente.
- Alinhei a direcção

Mas agora sinto o carro com um comportamento instável, principalmente a velocidades mais elevadas (acima de 100km/h).
Ele já me chegou inclusive a accionar o ESP numa curva onde nunca me tinha accionado e onde já passei a muito mais velocidade. E também já fez isso noutras curvas sem razao aparente.

Tenho a sensação de que há tipo um amortecedor/mola fanada, mas não sentia isso antes de trocar de pneus. Foi mesmo a seguir a meter os pneus que notei esta alteração de comportamento.

Será que isto que sinto será aquela goma de que falam em pneus novos? Ou que será?

Help-me
 
Eu não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, mas há partida será mesmo isso! Como são pneus novos, eles vêm com a tal "goma" que faz com que no inicio tenha menos aderência, o que poderá levar a que a traseira fuja um pouco enquanto curvas. No inicio convém andares um pouco com eles para perderem essa mesma goma, não sei ao certo, mas aconselham uns 500km com alguns cuidados (corrijam-me se estiver enganado).
 
Há pneus que começam a agarrar bem depois de 1000km's de estrada, 300/500km´s pelo menos até teres o carro como deve ser.
Abraço.
 
Eu não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, mas há partida será mesmo isso! Como são pneus novos, eles vêm com a tal "goma" que faz com que no inicio tenha menos aderência, o que poderá levar a que a traseira fuja um pouco enquanto curvas. No inicio convém andares um pouco com eles para perderem essa mesma goma, não sei ao certo, mas aconselham uns 500km com alguns cuidados (corrijam-me se estiver enganado).

[FCS]alfamax;1851755 disse: