Ajuda! Como instalar um intercooler


tenho uma ibiza de 1994 comercial com o motor AAZ (turbo diesel de 75cv).
o que queria realmente era conseguir obter mais potencia no carro atraves do turbo. Pois no inverno o carro anda bem, mas no verao perde bastante akela gana do turbo. A ideia era instalar um intercooler para refrigerar o ar comprimido do turbo.
Como posso fazer isso? que radiador posso usar? onde arranjo as tubagens? com que diametro?
agradecia alguma ajuda!

obrigado
 
Boas Caan,
Eu tambem tenho uma TD mas de 1997.
Tambem coloquei um IC e aquilo ficou muita porreiro, é a melhor mod que podes fazer naquele carro.

Aconselho vivamente!!!!

Vais a uma sucata e tentas arranjar uma ibiza TDI ou golf TDI, e compras os tubos e IC ( no meu caso comprei os tubos do passat TD e IC do astra DTI) e depois demoras 2 dias a montar aquilo tudo ...... lololl.... é que é mesmo 2 dias, para aquilo ficar como se fosse orige demora bué de tempo, mas fica impecável....

A minha a disparar parece uma TDI...... ouves o silvo do turbo desde as 1800rpm até ás 3500rpm, depois o motor abafa o silvo do turbo mas tambem aquela rotação não podes querer ouvir sempre o dito cujo....

Fica bem.
 
ainda restam duvidas! :eek:)

Por quanto compraste o material todo? (intercooler e tubagens)

qual foi o local que escolheste para aplicar o radiador do intercooler? por tras / embaixo das opticas? ou aplicaste nalgum sitio mais arejado?

(brigado pela opiniao)
 
50 oiros por tubos e IC.

A montagem fui eu que a fiz.
Coloquie o IC no local dele, na beira de baixo do xoques da frente, do lado esquerdo. Tem uma entrada de ar para ele.
 
ja agora...

ja agora uma pequena pergunta! ja que encontrei alguem com uma comercial igual a minha... que mais alteraçoes deste genero posso fazer no motor para que ele fike com melhor rendimento?

linha de escape?
filtros?
travoes?

cenas assim!

por exemplo, estou a perguntar pk me disseram que uma panela no meu carro nao ia dar resultado que nao fazia diferença, mas que no renault clio ja faz diferença uma panela diferente!
:shock:
 
se sacares o catalizador fora aquilo anda muito melhor...
eu ainda não tirei o meu mas quando houver opurtunidade ai vai ele andar ca fora.

outras mods:
tenho um colega meu ai de vale de cambra q tem um golf 1.6TD e eu tb lhe coloquei o IC e ele há puco tempo colocou um filtro da K&N mas aquilo não melhora muito o andamento, melhora sim a barulho (ouves mais o motor), melhora a refrigeração (o ar entra mais e mais frio) de resto andamento é igual....
 
Re: ja agora...

Caan disse:
ja agora uma pequena pergunta! ja que encontrei alguem com uma comercial igual a minha... que mais alteraçoes deste genero posso fazer no motor para que ele fike com melhor rendimento?

linha de escape?
filtros?
travoes?

cenas assim!

por exemplo, estou a perguntar pk me disseram que uma panela no meu carro nao ia dar resultado que nao fazia diferença, mas que no renault clio ja faz diferença uma panela diferente!
:shock:

com uma linha de escape completa em condiçoes notas uma diferença significativa nada de exagero mas notas
muda o filtro para um CDA BMC ou entao mete de caixa
com isto ja vais andar com o carro mais solto :)
 
Re: ja agora...

Caan disse:
ja agora uma pequena pergunta! ja que encontrei alguem com uma comercial igual a minha... que mais alteraçoes deste genero posso fazer no motor para que ele fike com melhor rendimento?

linha de escape?
filtros?
travoes?

cenas assim!

por exemplo, estou a perguntar pk me disseram que uma panela no meu carro nao ia dar resultado que nao fazia diferença, mas que no renault clio ja faz diferença uma panela diferente!
:shock:
viva!
olha o meu é um golf3 1.9GTD de 75 cv tambem, e actualmente esta com 120cv, o problema destes motores é que nem de origem eles são fiaveis, pois aquecem muito.
Agora o que podes fazer:
- IC
- Modificar a LDA ( ha quem meta a do 1.6 GTD)
- dar pressão ao turbo
- dar pressão na bomba
e isto ja se tem que ter muito cuidado com as temperaturas, pois o carro a fundo aquece muito rapido, eu agora para tirar mais cv do motor necessito de um radiador de oleo, de gasoleo, manometros de pressão de oleo, manometros de temperatura de oleo, turbo maior (o meu ainda é o de origem e ja cona com 275000 km), etc
mas cuidado com as temperaturas do motor pois isso é que faz com que o carro parta :wink:
 
Oh Banza
Então diz-me uma coisa: o que é uma LDA??? :shock:

Eu no meu meti IC e dei mais pressão ao turbo, mas nunca notei grandes probs com aquecimentos....

O que fizeste pra conseguir sacar esses cvs todos desse motor???

Abraços.
 
Saadude disse:
Oh Banza
Então diz-me uma coisa: o que é uma LDA??? :shock:

Eu no meu meti IC e dei mais pressão ao turbo, mas nunca notei grandes probs com aquecimentos....

O que fizeste pra conseguir sacar esses cvs todos desse motor???

Abraços.
isto é uma lda que fica na parte de cima dabomba injectora, onde vai ligar um tubo que vem do colector de admissão, e serve para dar gasoleo doseadamente consoante a pressão do turbo, em altas
Smog105411479.jpg

e em relação ao que fiz no carro vê aqui
http://www.clubegolfpt.com/forum/viewtopic.php?t=1094&postdays=0&postorder=asc&start=0
 
ok banza,
já sei o que é, eu já tive que trocar essa menbrana e arranjei a dum 1.6td e tinha essa ponteira.....


mas diz-me uma coisa, qual a diferença entra as duas hastes??? pq é q a do 1.6td dá mais pica????

Obrigado e desculpa lá a ignorancia.... :oops:
 
Saadude disse:
ok banza,
já sei o que é, eu já tive que trocar essa menbrana e arranjei a dum 1.6td e tinha essa ponteira.....


mas diz-me uma coisa, qual a diferença entra as duas hastes??? pq é q a do 1.6td dá mais pica????

Obrigado e desculpa lá a ignorancia.... :oops:
porque se reparares tem uma parte mais fina no espigão, tipo cone, e nesse cone trabalha um peuqeno espigão que sai da lateral da bomba quando o carro esta a trabalhar, e quando o turbo enche o espigão desce aumentando a pressão de gasoleo na saida da bomba.
 
ok banza,
valeu a ajuda.....

ja agora manda cumprs meus ao ricardoliveira lá do forum dos golfs.


abraços.
 
...

oh malta ! obrigados pelos concelhos.. mas tou triste! consegui dar 190kms hora com a minha ibiza! mas ja sabia o que ia acontecer... bebe oleo! sim... bebe mesmo oleo!

este fim de semana fui a fatima sempre na media dos 120kms h
no dia anterior bati um novo record de velocidade
hoje a vareta do oleo estava a meio...

isto é triste! sera que o turbo bebe oleo? ou o motor esta a dar as ultimas?

tou triste!
 
parte dois da tristeza!

para terminar o dia em beleza... comi po de uma volkswagen jetta 1.6TD!
ele nao dava mais, e eu tb nao! a subir ficou a frente! como é possivel uma banheira dakelas ficar a frente! como?

tou triste! mesmo triste
 
Miudo,
Pacifico........

Mas isso é possivel que tenha sido um azar.... eu tenho um colega meu com um golf 1.6TD e ele anda sempre a assapar mas não passa por mim.... isso é que era bom....

Um conselho, mete o IC e aumenta o debito do turbo e gasoleo e ves aquilo a dar coça a muitos, (TDs, e alguns TDIs) ... a pois é


MAI NADA....

P.S: não fiques triste..... o meu tb gasta oleo (1L aos 10000kms) isso é normal.

Abraços e força com isso.
 
tu es fixe!

obrigado pelo conselho! o meu gasta a mesma coisa de oleo! menos um bocado que um litro por cada 10000, mas mesmo assim gasta e eu fico preocupado! afinal akilo ja vai com 203670kms sem abrir o motor!

eu ao dar mais pressao á bomba injectora o carro vai consumir mt mais nao é? que media fazes no teu?

é nque no meio faço media de 5.6L/100kms
 
Caan,
vou ser muito sincero, eu no meu meti IC e dei mais pressão ao turbo mas a bomba está atrasada (creio eu) e está cortada no débito de gásoleo..... assim faço médias de 5.5 - 6L/100Km.

Só quando assapo um bocado é que ela sobe..

Quanto ao consumo de oleo, não ligues a isso, a minha está com 240000km e gasta 1L/10000km.... isso é normal.... não te mates com isso.

Chega gás pra frente...

P.S.: Os motores D e TD dão menos problemas que os TDIs, já que são completamente mecânicos enquanto que a electronica nos tdis do dá problemas (maf, sensores, etc)..... uiuiuiuiui........ eu pessoalmente gosto muito do carro que tenho, faz mais um bocado de barulho mas dá menos prob e anda quase tanto com um TDi.

Abraços.
 
obrigado pelo apoio!

tenho de ver isso da bomba! é que nao sei como é que isso se faz!

como nao conheço ninguem directamente que faça essas alteraçoes tenho receio de entregar o carro a um tolo e dps pagar um balurdio e nao gostar das prestaçoes do carro!

vou falar com o meu pai, ele trabalha em peças de automoveis aos anos e pode ser que ele me ajude, embora ele nao goste nada que eu ande a mexer no motor do carro! ele so gosta das coisas Stock :)
 
Back
Top