Ajuda! Como identificar motor AFN?

Ola boas tardes "ibizianos", ja ha bastante tempo que nao estava em contacto com o forum, pois quando entreguei a minha ibiza 1.9TD perdi a alegria de andar de carro :eek:p

Agora, vou ter a possibilidade de voltar a ter a minha ibiza, e neste caso uma suposta GT TDI de 1998. A minha duvida é a seguinte:

- Como consigo facilmente identificar atraves do motor (peças, componentes, etc) que estou perante um motor AFN (110cv) e nao um motor 1Z ou um AHU de 90cv?

Isto porque a ibiza tem todas as caracteristicas exteriores de uma GTTDI, contudo quando vi o livrete da carrinha vinha la escrito o seguinte:
Modelo: Ibiza 6k3 - 1Z/AHU-2 sera que isto significa que é o motor de 90cv?

so nao queria comprar gato por lebre.... obrigado
 
Ola boas tardes "ibizianos", ja ha bastante tempo que nao estava em contacto com o forum, pois quando entreguei a minha ibiza 1.9TD perdi a alegria de andar de carro :eek:p

Agora, vou ter a possibilidade de voltar a ter a minha ibiza, e neste caso uma suposta GT TDI de 1998. A minha duvida é a seguinte:

- Como consigo facilmente identificar atraves do motor (peças, componentes, etc) que estou perante um motor AFN (110cv) e nao um motor 1Z ou um AHU de 90cv?

Isto porque a ibiza tem todas as caracteristicas exteriores de uma GTTDI, contudo quando vi o livrete da carrinha vinha la escrito o seguinte:
Modelo: Ibiza 6k3 - 1Z/AHU-2 sera que isto significa que é o motor de 90cv?

so nao queria comprar gato por lebre.... obrigado

Por cima do suporte do fitro do óleo está uma chapa cravada no motor com o código,

No alçapao do pneu suplente tens um tóclante do lado esquerdo que diz as especificações do carro, motor, equipamento e etc...
 
Isto porque a ibiza tem todas as caracteristicas exteriores de uma GTTDI, contudo quando vi o livrete da carrinha vinha la escrito o seguinte:
Modelo: Ibiza 6k3 - 1Z/AHU-2 sera que isto significa que é o motor de 90cv?

so nao queria comprar gato por lebre.... obrigado

O meu é um GTTDI AFN travões de disco as 4 rodas o quadrante marca 220...deu-me no banco 124 CV qd ainda tava de origem e no documento unico o código tb é Ibiza 6k3 - 1Z/AHU-2 e na potencia tenho 66 KW (90 CV) mas tem todas as caracteristicas de ser um de 110 e de facto é mas de livrete não é :confused: os gajos lá dos registos devem andar a dormir!!!!

Cumps
 
o motor AFN é mais silencioso que o 1Z a trabalhar, vibrando menos.
O motor 1Z não equipa os Ibizas de 90cv ou 110cv. So AHU e AFN.
Enter AHU e AFN, as opinioes divergem quanto ao ruido, mas deverá ser sensivelmente o mesmo. Eu acho o AFN mais silencioso.

Ve o autocolante da mala onde indica a potencia...

Ve se tem turbo de geometria variavel. Basta olhar para a valvula que controla a geometria - tem um tubo ligado de vacuo fininho. Se tiver, é de geometria variavel.
Se for do tipo "wastegate", é o motor AHU.
O carro deverá assobiar ao relantim, quando aceleras, fruto da geometria variavel.

Por outro lado, o tablier pode ser mais "rugoso" e suave do que o do TDi de 90cv. O material acho que é diferente.

Vê também os forros das portas de trás, que estao por debaixo das madeiras forradas da tampa da mala (caso de ser comercial). O Padrão deverá ser o mesmo do das portas da frente e que é tipico do GTTDi ou GTTDi sport.

Vê os discos às 4 rodas.

Depois ha as diferenças de quadrantes , de jantes, saias laterais, parachoques, aelerons, discos/tambores, entre outras.
 
no 6k, sairam dois motores...

1Z, tdi 90 cv
AFN, tdi 110cv...

No 6k2 e 6k3, sairam os motores AHU com 90 cv e o ASV com 110cv....
O AHU é o famoso tdi 90 com geometria...

Ate podem existir mais motores, mas desconheço
 
boas! eu tenho uma gt tdi d 110 e o meu livrete vem com todas as referencias do de 90cv's! :( e pelo q estou a ver n sou o unico a ter esse problema! mas se conseguires ligar pa seat portugal com os valores d xassi do carro, eles dizen-te logo qual o motor do carro!
abraço
 
obrigado pessoal pelas vossas respostas. Assim spre fico um pouco mais elucidado e penso que realmente a Seat ibiza seja mesmo uma GTTDI pois corresponde em tudo ao parametros que voces mencionaram.

ja agora... a seat em portugal devia ter um pouco de vergonha pois eu liguei para diversos concessionario a nivel nacional para tentar identificar o veiculo e motor atraves do numero de quadro do livrete, ao qual nao possuiam quaisquer registos do carro ora porque era mt antigo, ora pk tinham falhas no sistema. Enfim...

obrigado pela vossa ajuda
abraços ibizianos :)
 
O meu é um GTTDI AFN travões de disco as 4 rodas o quadrante marca 220...deu-me no banco 124 CV qd ainda tava de origem e no documento unico o código tb é Ibiza 6k3 - 1Z/AHU-2 e na potencia tenho 66 KW (90 CV) mas tem todas as caracteristicas de ser um de 110 e de facto é mas de livrete não é :confused: os gajos lá dos registos devem andar a dormir!!!!

Cumps


Á conta dessa torada dos 90cv é k tive k por o meu 110cv com 90 em banco numa ipo B cabr...:redcard:
 
Vê também os forros das portas de trás, que estao por debaixo das madeiras forradas da tampa da mala (caso de ser comercial). O Padrão deverá ser o mesmo do das portas da frente e que é tipico do GTTDi ou GTTDi sport.

obrigado pessoal pelas vossas respostas. Assim spre fico um pouco mais elucidado e penso que realmente a Seat ibiza seja mesmo uma GTTDI pois corresponde em tudo ao parametros que voces mencionaram.

Mas atenção q existe GT TDI de 90 CV em q a estectica e interiores é igual ao GT TDI de 110 com excecção do quadrante q marca 200 no de 90 e 220 no de 110...o sistema de travagem (256 mm a frente para o de 90 280 mm para o de 110 e para tras o de 90 traz tambores e o de 110 discos) e claro q o motor já foi referido e a caixa do de 90 é mais longa. Estes GT TDI sairam em 97 por isso cuidado qd comprarem estes carros não sejam enganados pq conheço 2 q foram.

Cumps
 
Á conta dessa torada dos 90cv é k tive k por o meu 110cv com 90 em banco numa ipo B cabr...:redcard:

:eek::eek::eek::eek:
eu qd ligeui pa seat portugal a expor o meu problema, eles disseram q n eram responsaveis! :redcard:
a culpa era da seat hispanica q n altura era kem tratava dos papeis! eu pedi para m actulizarem o livrete, mas eles disseram q eu é q tinha q suportar os custos de um novo livrete e n eles!:redcard::redcard:
axo q foi com o eng.Rui Malho com quem falei, a unica coisa q poderiam fzr sem eu pagar era enviar um foto com o n d xassi e eles enviam uma folha com o comprovativo do motor em kestao do carro!! ja to a espera a algum tempo!
abraço e sorrypelo testamento
 
O meu é de 97 e pelo livrete tambem seria o 90 cv mas...
tem travoes de disco ás 4 e tudo o resto que tem o 110 mas eu penso que o meu meteram-lhe o motor do 110, quando fui ao mecanico trocar a bomba de água ele disse que aquilo era o 110! Eu acho que os 110 têm um tubo atrás no motor com tipo duma malha de ferro a envolve-lo, acho que so os 110 tem isso, certo????? Se tiver errado corrigam-me!
 
volante
do lado eskerdo por baixo tens uma especie de porta luvas
abres
do lado direito tens la a ficha.

agora ha um pormenor...podes la ter uma centralina de um afn...e nao um motor afn lol
 
volante
do lado eskerdo por baixo tens uma especie de porta luvas
abres
do lado direito tens la a ficha.

agora ha um pormenor...podes la ter uma centralina de um afn...e nao um motor afn lol


Thanks!!!! Penso que o meu motor seja mesmo de 110 cv!! Mas uma cena eu tenho certeza, 110 ou 90 cv, para mim, o meu ibiza anda muito bem, principalmente em baixas =) estou muito contente com a maquina, e acima de tudo, é economico, pensei que gastasse mais!
 
Thanks!!!! Penso que o meu motor seja mesmo de 110 cv!! Mas uma cena eu tenho certeza, 110 ou 90 cv, para mim, o meu ibiza anda muito bem, principalmente em baixas =) estou muito contente com a maquina, e acima de tudo, é economico, pensei que gastasse mais!

Toca a abrir um projecto na secção 6K ;)
 
Eu com essa cena dos livretes, pensava que os GT TDI's tinham la os 110cv, o meu era um de 90cv que agora é GT TDI. as diferenças estão na bomba injectora, turbo (geometria variaver, tubinho de vacuo e valvulas em cima do lado da centralina), caixa de velocidades e volante de motor (estes 2 ultimos deixando o volante monomassa e a caixa do de 90cv, faz mais ponta o carro)...no bloco do motor, axo que até está visivel diz lá se é AFN ou AHU ou 1Z... Exterior são os 4 discos, na traseira a barra ao pé dos farois vermelha, o painel é branco e os outros sao pretos, marca 220... é mais ou menos facil de ver, e se fores a andar a diverença é grande LOL :p

Cumps
 
Eu com essa cena dos livretes, pensava que os GT TDI's tinham la os 110cv, o meu era um de 90cv que agora é GT TDI. as diferenças estão na bomba injectora, turbo (geometria variaver, tubinho de vacuo e valvulas em cima do lado da centralina), caixa de velocidades e volante de motor (estes 2 ultimos deixando o volante monomassa e a caixa do de 90cv, faz mais ponta o carro)...no bloco do motor, axo que até está visivel diz lá se é AFN ou AHU ou 1Z... Exterior são os 4 discos, na traseira a barra ao pé dos farois vermelha, o painel é branco e os outros sao pretos, marca 220... é mais ou menos facil de ver, e se fores a andar a diverença é grande LOL :p

Cumps

Explica lá bem essa da centralina!! lol
Qual válvulas? A centralina está do lado do condutor, correcto??
É que eu nunca andei nem num 110 nem num 90 por isso pelo andamento nao vou lá! Eu sei que o meu anda bem, parece-me ter um turbo de geometria variavel e ás 4000 rotaçoes em 5ª vai a 180 km/h! Alguem aqui com um GT TDI pode-me dizer a que velocidade vai a essa rotação em 5ª??
É que se as caixas sao diferentes, á mesma rotação vão a velocidades diferentes!
 
Last edited:
Motor Afn com a caixa de origem em 5ªvel faz 180km/h ás 4000rpm, se colocar-mos o carreto da 5ªvel da caixa do motor de 90cv então ás 4000 vai-se quase a 200...:respect:
 
Back
Top