Ajuda com gato

Estou com ideia de trazer um gato cá para casa(apartamento), como nunca tive animal de estimação nenhum cá em casa, a não ser no aquário, aceito conselhos do pessoal que tenha gatos em casa 8).
O gato é recém nascido e encontra-se com a mãe, com que idade o trazer para casa ?
Aceita-se todo tipo de conselhos, idas ao veterinário, etc.
Abraço
 
Last edited:
Eu não tenho gatos mas tenho 2 gatas,um conselho que te dou é que capes um gato antes dos 6 meses(penso que seja isso que os médicos recumendam)senão quando andar a epoca das gatas eles andam variados.:)
 
E assim normalmente so se deve trazer aos 3 meses, e quando lo tiveres em casa vou te dar 1 concelho da-lhe pouco espaço e mete-lhe a areia a beira
Quanto a conselhos de ida a veterinária nao te sei dizer pois quem trata dos gatos ca de casa e o meu pai :)
 
ja tive uma gata e a minha mae dava a pilula 15 em 15 dias(o normal), estava em casa, todos os dias dava uma volta na rua mas so 1 hora pelo quintal e voltava logo, e nao tinha ciu,
tenho um gato, n capei, virou vadio, aparece so em casa para comer. tenho outro que estava na covilha apartamento, fui busca-lo ao zoofeira e aos seis meses foi capado, mas dizem que os gatos ficam calmos, ficou o tanas, ate parece mais aereo, que tolo, smpre a fazer asneiras e so quer brincadeira. deve ter pa fazer um ano.
da comida so raçao seca, se deres papas, ele so come, come e engordam bue como aconteceu ao meu tio, o meu so tem raçao e esta elegante.
tem uma raçao especial para gatos castrados pq ao fim de uns anos ficam com problemas de rins.
areia daquela que se tira so as fezes tipo cristalizada é a melhor, dura bue tempo.
 
ja tive uma gata e a minha mae dava a pilula 15 em 15 dias(o normal), estava em casa, todos os dias dava uma volta na rua mas so 1 hora pelo quintal e voltava logo, e nao tinha ciu,
tenho um gato, n capei, virou vadio, aparece so em casa para comer. tenho outro que estava na covilha apartamento, fui busca-lo ao zoofeira e aos seis meses foi capado, mas dizem que os gatos ficam calmos, ficou o tanas, ate parece mais aereo, que tolo, smpre a fazer asneiras e so quer brincadeira. deve ter pa fazer um ano.
da comida so raçao seca, se deres papas, ele so come, come e engordam bue como aconteceu ao meu tio, o meu so tem raçao e esta elegante.
tem uma raçao especial para gatos castrados pq ao fim de uns anos ficam com problemas de rins.
areia daquela que se tira so as fezes tipo cristalizada é a melhor, dura bue tempo.

Se calhar o teu tio tinha um trabalho sentado, e não fazia exercicio:D:D --Joking--
 
Boas, eu tenho um gato, trouxeo para casa devia ter pai mes e meio ou menos, ao principio so bebia leite nao comia nada, mas depois nao quis mais leite mas conheço gente que sempre da leite demanha, nunca o capei e vai fazer 4 anos e nunca andou ai tolo com as gatas, raramente sai de casa porque ele proprio nao gosta de sair, mesmo que o leve ao colo ele nao quer!!!!!
Dou.lhe so biscoitos (Friskies ou Whiskas) nada de restos de comida e as vezes carne enlatada mas ele nao vai muito...e para beber ele nao gostam muito de beber por uma pia, gosta mais que abras a torneira do bidé ou lavatorio e ele bebe por la...
Quanto ao fazer as necessidade, nunca tive de o ensinar, tem uma caixa com areia (convem areia perfumada, porque a merd@ de gato manda um cheiro insoportavel e com a areia perfumada "abafa o cheiro") e faz sempre la, nunca fora como se fosse por instinto.
Tambem convem ensinalo como o nome, ordens e assim enquanto é pequeno!
Tens de lhe dar o remedio das bichas, eu dei logo que o trouxe para casa e passado 6 meses outras vez, mas se fores a uma farmacia eles informante melhor, e so tive de o levar uma vez ao veterinario porque andava sempre a vomitar e eu pensava que eram bichas mas ele disse.me que os gatos tem o vicio de se lamber e depois ha pelos que eles engolem e como o meu gato nao andava por fora nao comia erva, nao ajudava a digestao e depois vomitava, mas ele receitou.me uma pumada e eu chegava no nariz e eles como têm o vicio de andar sempre limpinhos lambia o nariz e assim ingeria o medicamento/pumada e resultou
Aconselhote a usares um shampo proprio pois ha uns que escurecem muito o pelo dos gatos...
E acho que nao me esqueci de nada, mas qualquer coisa tas a vontade!!!!
Abraço
 
manu tb tenhu um gatinhu, terrorista keru eu dixer. e raçado de siames, trouxe o com dois meses pk dixem k antes n convem pk ele mama da mae, primeira coisa k fix foi veterinario eles la dao logo as primeiras vacinas, e remedio das bixas e exas coisas e la tb te aconselham e dao opinioes sobre como trata lo, compras um caixinha pa por areia arranjas pai a 15€ no jumbo ( dakelas em e tapada com uma janela pa ele entrar abafa um buka o xeiro, areia perfumada tb ajuda), aconselho t a castra lo ate as 6 meses, pk ele começa a marcar territorio e o xeiro do mijo e das fezes e mt intenso senao o fixeres, e normal beberem leitinhu ate as 4 meses mais ou menus e depois eu dou ao meu e Friskies ( enkuanto n o castrei era friskies junior, depois de castrado mudei pa friskies para gatos esterilizados), compras uma transportadora tb no jumbo ronda os 25€ e depois das 2 primeiras idas ao veterinario se ele n adoecer so la vais de ano a ano, adoram afiar as unhas em sofax e madeiras por isso pepara t po sofa principalmente, cortinas e adoram ferrar e arranhar e a maneira k eles tem de brincar..
bom ja mt gente falou mt tb, uma coisa t digu adoro o meu gato e kuadno tou sosinho em casa e minha companhia acompanha m pa todo o lado da casa ate pa cama bem :DDD, ah o meu pa rua n o deixo ir pa ele n se abituar n va algum maluko lhe faxer mal ou ser atropelado e depois nc mais sabes dele..

abr e espero k curtes o gatinhu :D
 
Penso q é um bom animal de estimação para ter num apartamento pq dão pouco trabalho sao limpos e passam o dia todo a dormir e n chateia ninguem lol
 
Ainda vai ficar mais uns tempos coma mãe, enquanto isso vou começar a fazendo umas compras.
Obrigado amigos.
 
Os bebés podem sair da mãe a partir dos 2 meses.
Deves desparazitar. Compras os comprimidos na farmacia e é so seguir as instruções.
Mudam de dentes aos 6 meses e esterilizam-se a partir dos 7/8. É importante fazer isso para ele n ter cios, n marcar território nem fugir.
Dar só ração seca, se tiveres horários +- certos habitua o gato a comer tambem a horas certas. Comida à disposição = obesidade e mts problemas pro bicho. Dar comida humida e snacks só em casa de "prenda", senão viciam!
Agua fresca sempre à disposição.
Leite de vaca só misturado com água 50/50!
Não costuma ser preciso ensinar a ir à areia, mas se vires que ele tem dificuldades, pega nas patitas da frente e faz o gesto de "rapar"; eles já trazem esse instinto mas pode às vezes ser distraído!
Há gatos que fazem alergia aos pratos de plástico, principalmt os de pêlo claro. Se puderes comprar barro / inox, melhor.
Brinquedos - basta umas bolas de papel de prata! Ratinhos, bolas com guisos, etc... Eu dou-lhes os brinquedos do happy meal! :p
Arranhador - mt util pra salvar os moveis. Tambem é facil de ensinar, é só por lhe lá as patitas e fazer o gesto de rapar. Os meus preferem arranhadores de papel, o de cisal está abandonado...
Cama, coleira, identificação - medalha para coleira ou o ideal - chip.
Se vai estar com outros gatos - vacinas. Se está só dentro de casa em principio n será necessário.
Não deixar a areia perto da zona da comida.
Se estás mts horas fora de casa, convém pensar em ter 2 gatos... Senão eles deprimem, miam dia e noite e podem morrer de tristeza. (depende do feitio do gato, alguns n aceitam companhia)
Atenção a janelas e varandas abertas - eles saltam, caem e pode correr mt mal! É como as crianças, uma distração pode ser fatal!
Vet - fazer um check up agora de inicio...

Kit de primeiros socorros:
toalhitas de bebe - limpar o pelo, as patas, etc
soro fisiologico - limpar os olhos
pasta de malte - dar de x em quando p causa das bolas de pelo
corta unhas


Enchoval:
cama
brinquedos
coleira e identificação
pratos
arranhador
transportadora
caixa de areia (se puderes compra uma tapada pra n cheirar tão mal ou usa areia silica - é cara mas n deita cheiros)
luva ou escova para o pelo

Stresses:
sofás arranhados
cortinas rasgadas
objectos partidos
canários e peixinhos mortos por susto ou caça
jantares roubados na cozinha
pelos na casa toda
pelos na roupa toda
areia pra limpar diáriamente
pratos pra lavar diáriamente

E o mais importante:
férias! tens onde o deixar? com familiares/amigos? vai alguem a casa tratar dele? fica num hotel? vai ctg?


Se tiveres paciencia podes ensiná-lo a andar à trela. LOL os meus andam! A diferença é que nos cães tu mandas... nos gatos são eles k mandam no passeio... LOL
Nomes com a letra "i" são mais faceis pra eles.
Podes ensinar-lhe regras, como nos cães: um NAO tem de ser obedecido.
Castigar tem de ser na hora da asneira: 5min dp o animal ja n sabe pk está a ser castigado. O ideal é um borrifador de água pro focinho: eles odeiam e aprendem bem!
Não precisam de banho e estando só em casa, escovar é suficiente.

Estou-me a esquecer de muita coisa, mas qualquer duvida é só perguntar.
=)
boas adopçoes!
 
Last edited:
tenho uma terrorista desde maio do ano passado, esta com o cio de 15 em 15 dias, até é engraçado, moro no 3º andar e ja se jogou 5 vezes la para baixo, mas nunca se magoa. destriu-me um sofa acabado de comprar, dormia sempre comigo mas dps fiquei alergico e teve que passar a dormir no quarto dela ( sim, tem um quarto so para ela), mas mia parece uma maluca, as vezes la tem que levar uma lambada para se calar. a minha é muito anti-social quando nao esta com o cio. come sempre comer do inter ou do jumbo, sempre biscoitos, nunca latas, esta esguia parece uma modelo. larga pelo parece uma maluca. ahaha
 
o meus sofas esta todos furados, sofas novos, ele adora deitar-se no chao e com as patas da frente com unhas de fora, arrasta-se. dantes adorava cortinas mas ja nao tem o vicio, tem aquelas pancadas de corridas na casa.
o meu tem a caiixa de areia sempre limpa, todos os dias tiro o coco, areia e cara para burro, comia tem sempre na taça mas e um gato que come mt pouco mesmo. so de 15 em 15 dias leva uma comida de lata. agua fresquinha. quando era pequenino dava leite prorpio para gatos que ha no continete, ou leite misturado com agua, pq o nosso leite e mt forte para os gatinhos. sempre romedio das bichas que o meu toma. banho e aconselahdo de mes a mes, mas so toma de 3 em 3, e 15 em 15 lavo com aquele shampo seco ou toalhitas.
umas fotos dele
dscf1805s.jpg

nao estou a coneguir por mais, o imageshack nao esta a dar.
e iagual a este http://i.olhares.com/data/big/81/817854.jpg
 
Bem o meu não tem nada a ver com o vossos, é gatinho da aldeia, anda sempre na borga e na noite, mas mal sejam 7.30 da manha quando me levanto e abro a porta já lá ele esta a espera da taça do comer, come entra em casa e fica a dormir a manha toda na sua cadeira, a tarde andar pelo jardim e casa mas quase sempre a dormir. Em casa não faz mal a nada foi educado de pequeno sempre que fazia asneira batia com um jornal dobrado no chão junto a ele que ele sabia logo que estava a fazer asneira.
Para já so tem gasto euros em comida mais nada ;)
O meu gato esta aqui nessa foto de concurso.
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=90775
 
Os gatos são os terroristas quando novinhos, porém, são uns amores vale mesmo a pena acredita!
 
Last edited:
Back
Top