Ajuda com desaparecimento de G12

Boas pessoal, parece que o meu 6l fr anda a desaparecer com o g12 e dá-me impressão que é só quando puxo a sério por ele, pois em andamento normal não me parece que desapareça ... já vi em alguns lados a ver se havia fuga em algum sitio mas nada e parece-me mesmo que seja junta da cabeça ... o estranho é que não há misturas de oleo com anticongelante nem no vaso de expansão nem no cárter ... nem a temperatura nunca subiu !

Houve aqui um user que me falou que poderia ser da eletronica de um tal avanço ... Embora já tenha falado com quem devia e me ter dito que não tem nada a ver, gostava de ouvir mais opnioes ...

O que me disseram sobre o tal avanço foi o seguinte :

" entao e assim, quando tu fazes uma repro normalmente so se altera entre 80 a 100% da posiçao do pedal ou seja quando o pedal esta a 100% (pedal a fundo)
e quando vai injectar mais como e obvio, e para injectares tudo o que e pedido na repro e nao ter fumos e necessario tambem alterar certos mapas que sao os mapas de avanco, assim ao alterares esses mapas de avanco vais fazer com que o diesel seja injectado antes do PMS e eliminando assim os fumos, o problema de dares mais avanco na injecao e que aumentas a pressao nos cilindros do motor o que pode originar pistoes furados bielas empenadas consumo de liquido de refrigeraçao quando andas a fundo isto tudo devido ao excesso de pressao dentro dos cilindros, como penso que o teu carro deve ser um 130cv isso e um pouco frequente de acontecer pq os parafusos da culassa nao sao reforcados como os do leon 150 ou ibiza 160 as vezes um pouco menos de avanco faz um pouquinho de fumo e ja nao tens esse problema de consumo de LDR quando andas a fundo. "

Alguém confirma tambem ou desmente é que é umas das duas ultimas coisas que me falta ter certeza para ver se é mesmo junta da cabeça ou não ...
 
Last edited:
Já meti o circuito sobre pressao em oficinas diferentes incluindo na seat e nada n pinga/verte por lado nenhum ... já meti vaso de expansão e tanta nova e nada continua na mesma ...

Termóstato penso que sim que esteja bom como é que posso ver isso ? ou será que o deva mudar para tirar a duvida visto que também é uma peça barata ?!

thanks !
 
Já meti o circuito sobre pressao em oficinas diferentes incluindo na seat e nada n pinga/verte por lado nenhum ... já meti vaso de expansão e tanta nova e nada continua na mesma ...

Termóstato penso que sim que esteja bom como é que posso ver isso ? ou será que o deva mudar para tirar a duvida visto que também é uma peça barata ?!

thanks !

pa veres o termostato se esta a funcionar normalmente, e deixa lo a trabalhar uns minutos, ou andares com ele, tanto faz, e vez se a temperatura xega aos 90º graus, e dispara a ventoinha, mas isso nao por ai que perdes g12 se fosse, tens que ter o carro borrado em algum lado, ja mudast a bomba de agua ?
 
Não, não mudei mas na seat disseram que se fosse pela bomba de água metendo sobre pressao o circuito que ela devia aparecer no chão que pingava ... pois isso da ventoinha ela faz mt barulho ? tenho impressao que nunca a oiço a trabalhar ...
 
Não, não mudei mas na seat disseram que se fosse pela bomba de água metendo sobre pressao o circuito que ela devia aparecer no chão que pingava ... pois isso da ventoinha ela faz mt barulho ? tenho impressao que nunca a oiço a trabalhar ...

tas a ver o barulho de uma ventoinha de casa? e igual, poe a trabalhar parado e deixa lo aquecer ao relamtim, quando comecar a chegar aos 90 começas a puxar a rotaçao para 2000 mas so um bocado nao e preciso tar ali a queimar, e ves, se nao xegar ao 90 termostato lixado, se conseguires mas atençao que queima mxm, metes a mao no tubo de cima de radiador e dpx no de baixo, e comparas as temperaturas, se um tiver mais frio que outro, isto perto dos 90 e mais uma dica que o termostato nao ta abrir
 
tas a ver o barulho de uma ventoinha de casa? e igual, poe a trabalhar parado e deixa lo aquecer ao relamtim, quando comecar a chegar aos 90 começas a puxar a rotaçao para 2000 mas so um bocado nao e preciso tar ali a queimar, e ves, se nao xegar ao 90 termostato lixado, se conseguires mas atençao que queima mxm, metes a mao no tubo de cima de radiador e dpx no de baixo, e comparas as temperaturas, se um tiver mais frio que outro, isto perto dos 90 e mais uma dica que o termostato nao ta abrir

se o termostato nao abrisse o motor ate ficava em brasa nao havia ventilador com o qual o arrefecer ja para nao falar que o painel de instrumentos dos 6L nao e nada fiavel a temperatura de funcionamento e na casa dos 85graus normal e onde o ponteiro ja marca os 90° ja disse num outro topico mas ninguem quis muito saber no 6L entre os 75 e os 110° o ponteiro fica sempre nos 90°

em relaçao ao problema uma vez que ja trocast tudo, experimenta por o carro com o file de origem e vais puxar a ver se perdes ou nao do g12
 
se o termostato nao abrisse o motor ate ficava em brasa nao havia ventilador com o qual o arrefecer ja para nao falar que o painel de instrumentos dos 6L nao e nada fiavel a temperatura de funcionamento e na casa dos 85graus normal e onde o ponteiro ja marca os 90° ja disse num outro topico mas ninguem quis muito saber no 6L entre os 75 e os 110° o ponteiro fica sempre nos 90°

em relaçao ao problema uma vez que ja trocast tudo, experimenta por o carro com o file de origem e vais puxar a ver se perdes ou nao do g12


ok Paulo, nao tinha visto o outro topico em que postas te, tamos sempre aprnder, ate eu nao sei, td e obrigado pela tua participaçao
 
O G12 sai por onde? Pelo vaso? Se sim eu apostava em cabeça estalada. O meu carro tinha exactamente esses sintomas e a cabeça estava estalada.. O meu é tambem um PD130, e tambem meti o circuito sobe pressao e n perdia nada... mas a puxar pelo carro esquece, saia o g12 todo pelo esgoto do vaso. Estes carros vai primeiro a cabeça que a junta..

abr!
 
Não sabia que agora nas electronicas se consegue controlar o consumo do G12, é só engenheiros.
Tive um problema parecido mas no 6k e também andei a trocar vasos, termostatos e ver fugas e afinal era a junta da colassa queimada.
O desaparecimento do liquido só se notava também em altos regimes, que parece ser o teu caso.
Abraço
 
O G12 sai por onde? Pelo vaso? Se sim eu apostava em cabeça estalada. O meu carro tinha exactamente esses sintomas e a cabeça estava estalada.. O meu é tambem um PD130, e tambem meti o circuito sobe pressao e n perdia nada... mas a puxar pelo carro esquece, saia o g12 todo pelo esgoto do vaso. Estes carros vai primeiro a cabeça que a junta..

abr!


É o que tenho ouvido dizer tambem...

Outra coisa que faz com que o G12 desapareça é o andar sempre com a soufagem ou a/c ligados....
 
É o que tenho ouvido dizer tambem...

Outra coisa que faz com que o G12 desapareça é o andar sempre com a soufagem ou a/c ligados....

isso é porque a fuga nos tubos que vão para o radiador da soufagem dentro do carro, o meu tem uma fuga ai junto dos tubos mesmo apé do forro corta fogo, o nivel nunca está no máximo, mas tambem não baixa do minimo.
 
isso é porque a fuga nos tubos que vão para o radiador da soufagem dentro do carro, o meu tem uma fuga ai junto dos tubos mesmo apé do forro corta fogo, o nivel nunca está no máximo, mas tambem não baixa do minimo.

sim amigo. eu sei que os tubos tem de estar rotos, mas como pode nao se ver assim a olho nu é que falei.
 
De manha antes de arrancar deixei o carro ao relantim uns 20 min e a temperatura não chegou aos 90 ... depois disso acelerei um pouco prai meio minuto por volta das 2000 rpm e tambem n alterou nada subiu prai até as 70/75 graus ... é normal n chegar aos 90 ao relantim prai em 20 min ??

Pois deve ser mesmo a junta da cabeça ouserá que vale a pena trocar bomba de água antes de avançar ??
 
Back
Top