Airbags laterais nao dispararam em acidente!

Boas, tive um acidente com o ibiza e so dispararam os airbags do tablier, os dos bancos sera que tao avariados? houve capotamento e colisao lateral e traseira e frontal,os 4 pilares foram para dentro, porque sera que nao dispararam? recentemente pus o carro a trabalhar e tirei os seguintes erros do modulo de airbag:
o carro e um 6k2 99 110cv.
apesar de os apagar aparecem logo de seguida!

os erros sao os seguintes:

Address 15: Airbags
Control Module Part Number: 1J0 909 609
Component and/or Version: N AIRBAG VW3 SG 0002
Software Coding: 00078
Work Shop Code: WSC 06402
7 Faults Found

00588 - Airbag Igniter; Driver Side (N95)
32-00 - Resistance too High
00654 - Seat Belt Tensioner Igniter; Driver Side (N153)
32-00 - Resistance too High
00589 - Airbag Igniter 1; Passenger Side (N131)
32-00 - Resistance too High
00655 - Seat Belt Tensioner Igniter; Passenger Side (N154)
32-00 - Resistance too High
01217 - Side Airbag Igniter; Driver Side (N199)
32-00 - Resistance too High
01218 - Side Airbag Igniter; Passenger Side (N200)
32-00 - Resistance too High
00595 - Crash Data Stored
35-00 - -

por estes erros alguem me sabe explicar porque os airbags nao dispararam??
e que fiquei com o braco esquerdo um bocado fudido por causa do airbag nao ter disparado.

e de salientar que a bateria saiu pelo farol esquerdo logo na 1º ou 2º passa, sera que ficou sem corrente e nao deu tempo dos airbags terem disparado todos?
 
o carro nao devia tambem ter um sensor no banco do pendura pa detectar quando vai ocupado ou nao? e que ia sozinho e mesmo assim o do pendura tambem disparou.
 
Olha que isso tem prazo de validade, pode ser esse o motivo.
Salvo erro de dez anos.
Atenção ainda às fichas e respectivos cabos.
 
Boas, trabalhando eu no ramo dos airbags, posso te tirar algumas dúvidas...

O facto de não ter explodido os aibags torax em principio será porque o sensor não apanhou com o embate, isto é um pouco relativo, porque há casos em que os airbags disparam sem necessidade visto o acidente ter sido pequeno, no entanto pode ter acertado em cheio no sensor e o fez disparar, mas isto da sensibilidade dos sensores é um pouco relativo pois até de marca para marca pode variar a sensibilidade. Mas neste caso o acidente parece ter sido "forte" por isso deveriam ter disparado.

Se a bateria saltou fora pode ter sido esse o motivo de não terem explodido os airbags torax, visto eles explodirem apenas quando a centralina envia 12v para o airbag.

Quanto ao airbag passageiro ter explodido sem teres ocupante é sinal que o teu carro não tem sensor no banco para detectar se leva alguem e assim sendo explodem todos, só nos carros de gama superior é que tem esse sensor, que normalmente é o que dá o aviso para a colocação do cinto quando vai em andamento.

Espero ter ajudado,

Cumps...
 
Last edited:
Olha que isso tem prazo de validade, pode ser esse o motivo.
Salvo erro de dez anos.
Atenção ainda às fichas e respectivos cabos.

Essa é nova para mim lol...

Aquilo não são extintores...

Correcção: Estive-me a informar e realmente existe uma validade de 15 anos no airbag à qual se o mesmo não funcionar correctamente a marca responsabiliza-se, depois daí para a frente já é responsabilidade do proprietário, no entanto isto não quer dizer que o airbag não funcione, aliás nunca vi ninguem a trocar um airbag por já ter 15anos...
 
Last edited:
Boas, trabalhando eu no ramo dos airbags, posso te tirar algumas dúvidas...

O facto de não ter explodido os aibags torax em principio será porque o sensor não apanhou com o embate, isto é um pouco relativo, porque há casos em que o aibag disparam sem necessidade visto o acidente ter sido pequeno, no entanto pode ter acertado em cheio no sensor e o fez disparar, mas isto da sensibilidade dos sensores é um pouco relativo pois até de marca para marca pode variar a sensibilidade. Mas neste caso o acidente parece ter sido "forte" por isso deveriam ter disparado.



Se a bateria saltou fora pode ter sido esse o motivo de não terem explodido os airbags torax, visto eles explodirem apenas quando a centralina envia 12v para o airbag.

Quanto ao airbag passageiro ter explodido sem teres ocupante é sinal que o teu carro não tem sensor no banco para detectar se leva alguem e assim sendo explodem todos, só nos carros de gama superior é que tem esse sensor, que normalmente é o que dá o aviso para a colocação do cinto quando vai em andamento.

Espero ter ajudado,

Cumps...

mas pelos erros a centralina dá ordem aos airbags laterais para dispararem nao da?

estes dois nao e para dispararem?

01217 - Side Airbag Igniter; Driver Side (N199)
32-00 - Resistance too High
01218 - Side Airbag Igniter; Passenger Side (N200)
32-00 - Resistance too High

. as fichas e cabos estava tudo ok. alias todos os modulos eram revistos regularmente, estava tudo ok com os airbags.

outra pergunta, onde fica mesmo os sensores laterais?? que eu assim desmonto aquilo e vejo ja.
 
mas pelos erros a centralina dá ordem aos airbags laterais para dispararem nao da?

estes dois nao e para dispararem?

01217 - Side Airbag Igniter; Driver Side (N199)
32-00 - Resistance too High
01218 - Side Airbag Igniter; Passenger Side (N200)
32-00 - Resistance too High

. as fichas e cabos estava tudo ok. alias todos os modulos eram revistos regularmente, estava tudo ok com os airbags.

outra pergunta, onde fica mesmo os sensores laterais?? que eu assim desmonto aquilo e vejo ja.

Não sei decifrar esses "códigos" do vag-com, mas se chegou a informação à centralina, então o motivo pode ter sido a falta dos 12v para os explodir, mas como a bateria saltou não deu tempo para explodirem...

O sensor não faço ideia onde fica, cada carro tem o seu local, mas obviamente tem de estar na parte lateral do carro. Talvez com o etka chegas lá :s

Amigo mas não massacres demasiado a cabeça pois os aibags torax não foram feitos para não magoar as mãos, mas apenas e só para ajudar no empacto na zona torax do nosso corpo, daí se chamarem aibags torax ;)
 
Viva,
Não sei como é no 6K, mas só no início é havia sensores montados pelo carro para detectar os impactos.
Tal como já foi referido, bastava acertar no sensor e aquilo disparava.

Penso que actualmente já nenhuma marca usa isso.
Agora usa-se um acelerómetro que tipicamente está dentro do módulo "centralina" do airbag.
Com isto é possível medir as desacelerações bruscas (que significa impacto) em qualquer eixo e fazer disparar o airbag correspondente.

Inté
 
In your faaaaace!

Lol, aproveita o que o andré diz pq tá mais que visto que percebe da coisa.
Não é por acaso que trabalha no meio.

Mais propriamente faço ensaios destrutivos dos mesmos, ou seja, explode-se os airbags e depois avalia-se se o funcionamento dos mesmo se estão correctos ;)
 
Back
Top