Agua refrigeração desce!? (RESOLVIDO)

Boas pessoal , tenho um ibiza PD130 (6L) estou com um problema no carro ... o carro esta me a consumir agua da refrigeração !?


Ou seja meto a agua a nível do máximo , 4 . 5 .6 dias depois a agua já esta a baixo do min e sempre a descer... ando sempre como uma garrafa e vou metendo claro.

O carro não me aquece , o carro não faz fumo branco.. reparo que quando esta a frio faz um bocado de condensação mas tbm acho que é normal ? (época que estamos)

O carro tanto perde em andamento , como parado , mas a mim parece que perde mais quando o mesmo esta parado !?

Ja tive com ele quase 1 hora ligado, e não perdeu nada... por exemplo a noite passada deixei no max , hoje as 14h da tarde tava entre naquele rebordo do deposito (quase entre o max e o min)

Ja me falaram que pode ser a bomba de agua...?

gostaria de saber que tipo de anomalias podem ter este sintoma..




abraços
 
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Cada vez perde mais , e parado ... ontem levantei o carro , não consegui ver o sitio ao certo por causa do resguardo...

Mas mais ou menos a "zona" de onde vem... vem de ao pé da cava na parte de baixo do lado do pendura.. Deve ser a bomba de agua !?

2f se calhar já consigo saber ao certo o que é no meu mec.

Abraços

(menos mau , não é a junta da cabeça)
 
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Então é radiador da sofagem ;)

Hum n sei.. existe alguma junçao do tubo para o radiador da sofagem do cofre do motor ?

porque a agua pinga pra o exterior do carro... vem dali junto da cava , ao pe do resguardo...

deve ser a bomba de agua. A ver se amanha o rapaz ja me mete o carro no elevador =/
 
a agua não entrava para o carro..pingava para perto do carter... é um tubo parece aluminio que vai ao radiador da sofagem... que depois tem uma junção que costuma rachar... é cronico nos 6L... mudei o tubo e ficou 5 estrelas. abraço.
 
Pois eu hoje tive com o carro ao alto consegui ver +- ... e pelo que pareçe fica ai aonde estas a dizer.. a junção e uma borracha de meio centimetroo ne ? pareçe dai , pois ta molhado.

Amanha se ele tiver o elevador vago , em principio ja sei , depois posto o que era =)

Obrigado
Abraço
 
Boas pessoal, o problema ja esta resolvido ... Era o tubo que sai da bomba que vai ligar a parte inferior do radiador... Estava a bater num parafuso da caixa (por incrível o próprio parafuso tbm ja estava comido) acabou por comer, comer o tubo e ja tinha fuga...

Pelo sim pelo não vejam nos vossos , se o tubo que sai cá em baixo da parte inferior do radiador não ta a bater (de origem fica praticamente encostado) em um dos parafusos da caixa...
Fica logo na curva... mal sai ca de baixo do radiador, faz a curva.. é ai que bate normalmente..

Ja agora o tubo na origem é cerca de 27€

Abraços
 
tb já tive esse prob dos tubos da sofagem. comprei dois tubos e tudo porque o primeiro não queria encaixar e lixei-o e segundo fui ao concessionário o que recomendo pois não é fácil encaixa-los como deve ser
 
boas. alguem ja teve que tirar o tablier para subestituir o radiador?

e que o meu perde agura mas pelo bocal do radiador de sofagem nao xega a entrar para dentro do carro. fiz um U e anulei o radiador mas agora com o frio vou ter de o arranjar para nao passar frio.
 
Pessoal, venho desenterrar este tópico antes que me passe da cabeça!!!

O meu 6L PD130, mal o comprei, deparei-me logo no primeiro fim-de-semana com o liquido de refrigeração a descer e o chão da garagem todo cheio de G12. :mad: Vistoria para aqui e para ali, eram os o-rings das tubagens que vão para o radiador da sofagem que tinham ido ao ar.
O-rings novos, aproveitei para meter logo um termostato novo, mais G12 novo.

Foi um filme do "crl" pq aqueles dois tubos de metal para encaixar são um filme, mas lá ficaram. :rock:

Andei cerca de 4000kms entretanto, o liquido de refrigeração estava sempre perto da marca do mínimo (tipo 2 milimetros acima do mínimo), mas sem descer dali, nunca percebi bem o pq, mas vi mais pessoal a queixar-se do mesmo no PD130... Nunca me preocupei... [-(

Nestes 4000kms, o ponteiro da temperatura sempre teve um comportamento estranho, começo a andar com o carro, ele sobe dos 50º até aos 80º, desce até aos 50º sem razão aparente, ando ali 1 ou 2 kms com ele a 50º e depois sobe de imediato para os 90º e fica sempre a 90º sossegadinho, quer ande devagar, quer esteja no transito, quer ande a fundo. Cheira-me a sensor da temperatura que já não deve estar no melhor estado. :arrow:

Este FDS, olhei para o nível do líquido a frio (para controlar os níveis, pq tá um calor do caraças e tenho apanhado transito!), quando vou a ver, está abaixo do mínimo. :mad: :mad: Fiquei logo passado!!!!
Agarro no carro, AC ligado, quase 40º exteriores e vou dar uma volta para ele aquecer, fiz 10kms e voltei a casa, o liquido estava no mesmo nível (uns 2-3 cm abaixo da marca do mínimo), abri o vaso de expansão com o motor quente e ouço aquela pressão normal a sair. Para meu espanto, à medida que a pressão sai, o nível do liquido volta quase ao lugar onde estava habitualmente...
Fiquei à toa, fui dar mais uma volta com o carro 30kms, fui ao café e tal, chego a casa, e o liquido continuava no mesmo sitio (ali no seguimento do mínimo, talvez 1mm abaixo, vá). :-#

A minha primeira suspeita foi logo ir ver as tubagens do radiador... Nepia, parece tudo seco para aquela zona. Depois meti-me dentro do carro a ver se apanhava água nos tapetes ou na carpete do carro, nope, também não.
Próximo passo, medir o óleo a frio, tudo ao nível, impec.

A minha única dúvida é: Se o circuito tem uma fuga, não é suposto ele estar sem pressão? É que o meu circuito tem pressão, pensava que quando havia alguma coisa rota, a pressão saia por esse sitio (a título de exemplo, quando tinha os o-rings lixados, não ouvia o ar a sair do vaso de expansão a quente...). :rolleyes:

Resumindo, deixei o carro na "terrinha" e anda o meu pai com ele a ir para o trabalho, segundo ele, tá tudo bem.
Entretanto lembrei-me de uma pista, a minha cava da roda do lado do pendura, tem sempre um aspecto molhado em baixo, mas nnc me preocupei com aquilo, sou sincero... Será que passa ali algum tubo na zona do IC que pode ter feito aquele serviço?

Fdx... :mad: O meu ex-1.4 TDI abalou com 170 mil kms e o liquido nunca, mas nunca, mas mesmo nunca teve variações, sempre certinho e direitinho!
 
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GmiguelTDI, compra uma tampa na SEAT e experimenta. É barata e vês se é dai. ;)

Tive um problema do género e era uma falange rota, o meu mecânico conseguiu identificar onde era e foi só substituir. No teu caso parece-me mais complexo :/
Boa sorte com isso
 
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