Agora é que abriram os olhos??

Segurança rodoviária. Mais de metade dos acidentes é por culpa dos defeitos das estradas

Mais de metade dos acidentes rodoviários estão relacionados com a construção das estradas, que têm "defeitos gravíssimos" e influenciam negativamente o comportamento dos condutores, alertou hoje o Observatório da Segurança das Estradas e Cidades.

Ao falar no grupo de trabalho sobre segurança rodoviária, criado na Assembleia da República, o presidente do Observatório da Segurança das Estradas e Cidades (OSEC), Nuno Salpico, afirmou que há traçados com "cinco a seis defeitos", nomeadamente curvas com ângulos reduzidos.

"O risco da sinistralidade rodoviária não resulta do comportamento dos condutores, mas sim das estradas que são construídas com defeitos muito graves", adiantou o responsável, sublinhando que enquanto este problema não for resolvido os números dos acidentes não vão diminuir.

Segundo Nuno Salpico, os problemas nos traçados são sobretudo frequentes nas estradas nacionais e Itinerários Principais (IP) e Complementares (IC), sendo menor o risco nas auto-estradas.

No final da audiência com os deputados, o presidente do OSEC disse à agência Lusa que os acidentes rodoviários podem aumentar nos próximos tempos, tendo em conta que os automobilistas estão atualmente a optar pelas estradas nacionais, onde "o perigo é maior", devido ao pagamento de portagens nas antigas SCUTS.

O mesmo responsável chamou a atenção sobre a ausência de regras na construção de travessias pedonais, sublinhando que cada município tem os seus critérios para construir passadeiras.

Nesse sentido e numa altura em que o Governo está a preparar alterações ao Código da Estrada, Nuno Salpico sugeriu uma regulamentação específica para a construção de travessias de peões, considerando que muitas passageiras estão "mal localizadas" e em muitas locais existe uma ausência delas.

Como exemplo, referiu que as passadeiras não devem ser construídas junto a paragens de transportes públicos, nem próximo de cruzamentos e entroncamentos devido à fraca visibilidade.



enfim, ao fim de tanto tempo repararam que as estradas tem graves problemas para a segunrança.
fonte:
http://www.ionline.pt/portugal/seguranca-rodoviaria-mais-metade-dos-acidentes-culpa-dos-defeitos-das-estradas
 
Last edited:
LOL acreditas mesmo nisso? que a maior parte dos acidentes são por causa dos defeitos das estradas?
 
As estradas más tambem ajudam. Mas para mim o problema é a cabeça das pessoas.
Muita gente quando pega num carro sente-se como se fosse um piloto de corridas.
Em Portugal conduz-se de forma selvagem. Essa é para mim a maior causa dos acidentes em Portugal.
É só pilotos que não tiveram lugar na F1. Mas verdade seja dita. Aquilo que se paga de portagens e impostos, as nossas estradas são uma miséria. Há caminhos de cabras melhores que algumas estradas.
 
Isso é outra história, logicamente que as estradas podiam ser melhores, agora daí a dizer-se que os acidentes são por causa das estradas....Eu ando nas mesmas estradas que os outros há vinte e tal anos..O Fittipaldi andava nas pistas agora querem fazer corridas nas estradas.. A semana passada numa operação stop apanharam quarenta e tal com alcool.... era carta fora durante 5 ou 10 anos e mais nada..
 
Last edited:
Isso é outra história, logicamente que as estradas podiam ser melhores, agora daí a dizer-se que os acidentes são por causa das estradas....Eu ando nas mesmas estradas que os outros há vinte e tal anos..O Fittipaldi andava nas pistas agora querem fazer corridas nas estradas.. A semana passada numa operação stop apanharam quarenta e tal com alcool....

Não discordando contigo, acredita que grande parte dos portugueses são é muito bons condutores.
Falo por exemplo de algumas curvas em cotovelo aqui no Porto (em trocas de auto-estrada) com aquelas grades de escoamento de água/ou de junção de pisos. A meio de uma curva, com piso molhado são um perigo, pondo pé ao travão então é a morte do artista. E isto não se aprende na escola de condução !
 
As estradas más tambem ajudam. Mas para mim o problema é a cabeça das pessoas.
Muita gente quando pega num carro sente-se como se fosse um piloto de corridas.
Em Portugal conduz-se de forma selvagem. Essa é para mim a maior causa dos acidentes em Portugal.
É só pilotos que não tiveram lugar na F1. Mas verdade seja dita. Aquilo que se paga de portagens e impostos, as nossas estradas são uma miséria. Há caminhos de cabras melhores que algumas estradas.

Dizes que em portugal se conduz de forma selvagens?? Não discordo, mas ainda nao deves ter conduzido fora de portugal pois nao??? Em todos os paises em que arrisquei conduzir, portugal é onde existe os condutores mais conscientes e com mais civismo...

Edit: ....e sim acredito que...nao a maior parte, mas uma grande parte advém do mau estado e má sinalização das estradas portuguesas....
 
Last edited:
Quem conhecer lamego, sabe que fizeram uma estrada a coisa de 2,3 anos, em que nenhuma das curvas tem o declive certo sequer, curvas a direita com o declive todo para a direita.. E so um exemplo..

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
 
Quem conhecer lamego, sabe que fizeram uma estrada a coisa de 2,3 anos, em que nenhuma das curvas tem o declive certo sequer, curvas a direita com o declive todo para a direita.. E so um exemplo

Tudo isso pode ser verdade mas se passares lá dentro da lei se calhar não acontece nada!
 
Dizes que em portugal se conduz de forma selvagens?? Não discordo, mas ainda nao deves ter conduzido fora de portugal pois nao??? Em todos os paises em que arrisquei conduzir, portugal é onde existe os condutores mais conscientes e com mais civismo...

Edit: ....e sim acredito que...nao a maior parte, mas uma grande parte advém do mau estado e má sinalização das estradas portuguesas....

discordo

os "portugueses" sao uns mal educados e sem respeito, aqui em frente a loja todos os dias vejo estacionarem em cima de passadeiras, uma zona de escola andam a se exibir com arraques e altos barulhos (têm que marcar presença sao os maiores) e alguns com o pe pesado.

esticonam por traz dos carros estacionados e la vao ( sabem que estao mal ) mas nao ficam atentos pois, algums vezes é aos 3 e 5 mins a buzinarem. tem um lugar vazio, esticionam por traz como é rapido nao se dao ao trabalho de estacionar ( nem f** nem deixam F*** ) é mesmo assim.

depois muitos nam sabem conduzir e ainda bozinam como se tivessem razão ,,,, emfim
 
Dizes que em portugal se conduz de forma selvagens?? Não discordo, mas ainda nao deves ter conduzido fora de portugal pois nao??? Em todos os paises em que arrisquei conduzir, portugal é onde existe os condutores mais conscientes e com mais civismo...

Edit: ....e sim acredito que...nao a maior parte, mas uma grande parte advém do mau estado e má sinalização das estradas portuguesas....

Conduzir fora não conduzi mas se dizes que lá fora são piores que aqui, então é a put* da loucura lá fora!
Sei o que é ser civilizado e consciente, e a maior parte das pessoas a conduzir não o são.
Estou em Portugal e conduzo em Portugal, logo tenho de falar de Portugal. E mesmo que nos outros países sejam piores, não podemos nos desculpar com os outros. "Ah e tal se os outros fazem assim tambem posso fazer assado".
Óbvio que não. Volto a dizer conduz-se selvaticamente em Portugal e sem respeito por ninguem.
 
Isto tudo é muito bonito, mas eu sempre achei uma coisa: cá na santa terrinha arranja-se sempre um bode expiatório para explicar os valores de sinistralidade que temos, sendo que o rei disso é o excesso de velocidade.

E arranjam-se estes bodes expiatórios no sentido de camuflar a verdadeira causa da sinistralidade: (muita) falta de educação.

Tá bem que certos pormenores poderiam atenuar esse facto, como sendo o estado das estradas. Para a quantidade de impostos que pagamos relacionados com o carro, é exigível que as estradas estejam em condições.

No entanto, se calhar é preferível bons condutores em estradas más do que autênticos animais nas melhores estradas do mundo. Há por aí muito português que conduz com uma mão na buzina e outra nos tomates, como se fosse tudo deles. E a própria fiscalização rodoviária também não ajuda. De nada adianta aumentar o valor das multas se estes comportamentos continuarem. É que, em Portugal, apenas se cumpre durante aqueles 50 metros que o polícia vê. Mais à frente, e voltamos à asneirada. Com os radares a mesma história.

Sempre disse, e parece que é opinião geral: um sistema preventivo é, de longe, mais eficiente do que um sistema punitivo. Veja-se o caso de Inglaterra: lá, se um gajo fizer bosta, o condutor que vai atrás tem o dever cívico de denunciar o prevaricador. Ou seja, eles conduzem com aquela de, se se descaírem, são canados, porque estão em constante observação por todos, portanto é melhor fazerem as coisas certinhas.

Mas pronto, como já sabemos que, num país em que a própria polícia é a primeira a fazer porcaria, já nada me espanta. Eu, por meu lado, vou continuar a guiar o meu 6k nas calmas (até porque ele não dá para muita escáfia; só alguma...), cumprindo as regras e evitando esses criminosos, como se não fosse nada comigo. Façam m*rda à vontade, desde que não me atinjam e, de preferência, se espetem longe de mim. Quando sou eu a fazer asneiras, pelo menos tenho o bom senso de as fazer quando não estiver ninguém próximo de mim, porque se alguém se aleijar, que seja só eu.
 
Last edited:
Conduzir fora não conduzi mas se dizes que lá fora são piores que aqui, então é a put* da loucura lá fora!
Sei o que é ser civilizado e consciente, e a maior parte das pessoas a conduzir não o são.
Estou em Portugal e conduzo em Portugal, logo tenho de falar de Portugal. E mesmo que nos outros países sejam piores, não podemos nos desculpar com os outros. "Ah e tal se os outros fazem assim tambem posso fazer assado".
Óbvio que não. Volto a dizer conduz-se selvaticamente em Portugal e sem respeito por ninguem.

Pois mas ele não diz onde conduziu só se foi em África ou na europa de Leste , porque eu já conduzi em muitos Países da Europa central e em nenhum há a falta de civismo e falta de educação que há cá. Se fossem piores que cá os Holandeses estavam desgraçados porque eu nunca vi tanta bicicleta na minha vida e lá respeita-se os outros , cá era impossivel andar tanta bicicleta na estrada simplesmente porque cá não se respeita ninguem e eu sei bem do que falo porque ando de bicicleta e bem vejo a falta de educação que cá existe desde fazerem razias a alta velocidade a buzinarem mesmo em cima dos ciclistas, mas eles acham graça vai-se fazer o quê??? Agora comparar o civismo e a educação com qualquer país aqui da Europa talvez com excepção da Itália é uma piada de mau gosto!!
 
Pois mas ele não diz onde conduziu só se foi em África ou na europa de Leste , porque eu já conduzi em muitos Países da Europa central e em nenhum há a falta de civismo e falta de educação que há cá. Se fossem piores que cá os Holandeses estavam desgraçados porque eu nunca vi tanta bicicleta na minha vida e lá respeita-se os outros , cá era impossivel andar tanta bicicleta na estrada simplesmente porque cá não se respeita ninguem e eu sei bem do que falo porque ando de bicicleta e bem vejo a falta de educação que cá existe desde fazerem razias a alta velocidade a buzinarem mesmo em cima dos ciclistas, mas eles acham graça vai-se fazer o quê??? Agora comparar o civismo e a educação com qualquer país aqui da Europa talvez com excepção da Itália é uma piada de mau gosto!!

Exactamente!
 
Pois mas ele não diz onde conduziu só se foi em África ou na europa de Leste , porque eu já conduzi em muitos Países da Europa central e em nenhum há a falta de civismo e falta de educação que há cá. Se fossem piores que cá os Holandeses estavam desgraçados porque eu nunca vi tanta bicicleta na minha vida e lá respeita-se os outros , cá era impossivel andar tanta bicicleta na estrada simplesmente porque cá não se respeita ninguem e eu sei bem do que falo porque ando de bicicleta e bem vejo a falta de educação que cá existe desde fazerem razias a alta velocidade a buzinarem mesmo em cima dos ciclistas, mas eles acham graça vai-se fazer o quê??? Agora comparar o civismo e a educação com qualquer país aqui da Europa talvez com excepção da Itália é uma piada de mau gosto!!

Irónico amigo é o que eu te tenho a dizer....Já conduzi em sitios ( europa central tambem), em peripherícos que passam carros pela esquerda/direita motas a passar pelo meio e se nao facilitas lá vai um espelho, cá em portugal nunca ví....acidentes que quase sempre acabam em pancada, aqui para já nunca testemunhei isso...ó pá se calhar vivo num cantinho santo em portugal...

Ps: se já conduzis-te fora de portugal saberás o que sao periphéricos....
 
Tudo isso pode ser verdade mas se passares lá dentro da lei se calhar não acontece nada!

Compreendo o teu ponto de vista.. Mas, a minha opiniao e: se e para se fazer, que seja bem feito.. No final da estrada ha umas semanas tiveram de abrir, tenho quase de parar porque nao se deram ao trabalho de tapar o buraco que abriram e passar o cilindro para aquilo ficar direito. Se for sempre na faixa da direita, parece que vou em cima de lombas, e as tampas de saneamento, de niveladas nao teem nada.. Se for a 50km/h dificilmente tenho um acidente, mas para isso, a estrada antiga acrescentavam um bocadinho de alcatrao para remediar os buracos e poupavam-se uns milhoes..

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
 
essa das passadeiras ao pé dos cruzamentos e entroncamentos ate mete piada, é assim em praticamente todo o mundo não é por causa disso que há mais acidentes, até porque num cruzamento não é pra ir a 50Km/h, é pra ir devagar, por isso é que ha passadeiras nesses locais, carros vão mais devagar se tiver 1 peão na passadeira da tempo de parar, agora se ha artistas que fazem cruzamentos a rasgar isso ja não é culpa das estradas
 
Back
Top