* Afinar Travão de Mão

Afinar Travão de Mão

Como o meu estava a travar pouco e muito em cima procurei por fóruns e no Etos e descobri o que tinha que apertar. Como lá chegar foi só uma questão de ir para o carro procurar.

1º - Tirar esta tampinha, caixote do lixo, porta-copos ou lá o que seja.

2º - Ficam 2 parafusos a mostra, que vamos desapertar.

3º - Vamos para a parte da frente junto a manete das mudanças. Por baixo do fole temos 2 patilhas que puxamos para cima. Depois empurra-se para a frente e levanta-se.

4º - Ficamos com mais 2 parafusos que temos que desapertar.

5º - Para a manete do travão de mão passar para baixo temos de tirar 2 coisas aquela peça do meio que "faz de fundo" e o "revestimento" da manete.
O revestimento da manete tira-se ao meter uma chave de parafusos onde está assinalado e fazer alavanca para fora, depois é só puxar.

6º - Agora é baixar o travão de mão (CUIDADO!!!) e levantar a peça central de plástico.
7º - Finalmente temos acesso ao que temos que apertar. Agora é apertar "a gosto".

8º - Montar tudo de forma inversa e já está.

Espero que seja util. ;)
 
Last edited by a moderator:
So de lembrar que e conveniente ter as rodas traseiras no ar para se ir verificando a afinaçao que se esta a fazer nao va ele ficar demasiadamente afinado ficando assim sempre travado . . .
 
Larke disse:
nao va ele ficar demasiadamente afinado ficando assim sempre travado . . .
Como assim? Eu fui apertando um pouco e experimentava a alvanca, quando passou a travar mais abaixo (porque estava mto alta mesmo) parei.
 
Pois e kem te garante agora ke o carro em andamento nao vai travado ???? as rodas ficaram soltas ??
 
Acaba por andar o mesmo mas transmite um calor exagerado as pinças ou aos tambores havendo mm casos em ke se incendeiam ficam totalmente em brasa . . .

O travao tem de ficar afinado mas com as rodas totalmente soltas so se verifica bem com as mesmas no ar .
 
Larke disse:
Acaba por andar o mesmo mas transmite um calor exagerado as pinças ou aos tambores havendo mm casos em ke se incendeiam ficam totalmente em brasa . . .

O travao tem de ficar afinado mas com as rodas totalmente soltas so se verifica bem com as mesmas no ar .
É estranho andar o mesmo...
Então para verificar se não ficou demasiado com o travão em baixo (destravado) e rodas no ar as rodas devem rodar livremente, é isso?
 
se tiverem mm mt travadas nao vai andar o mesmo e claro mas se tiverem apenas aconchegadas vai aquecer mt e tu na das por ela . e isso levantas de preferencia as duas ao mesmo tempo e vais afinando e rodando ate que tejam no ponto .
 
Pra teres a certeza se a pinça ta ou nao a aconchegar o disco basta rodar a roda num sitio com pouco barulho e escutar..
 
Tb tens a hipótese de ajustar o travão e após isso feito levantas uma roda com o macaco e testas...se estiver ok penso que não precisas de levantar a outra... Digo eu... Sou completamente novo nisto malta... corrijam se estiver enganado.
 
afinação rápida, bem feito tira-se os tambores fora ! No entanto funciona bem assim, o unico mal é k passado um tempo volta ao normal
 
Na ultima vez k estive na seat pedi para me verem o travao de mão e afinar akilo, o gajo o k me disse e k o 6L têm afinação automatica.

O meu tava tambem a travar ca em cima e o k o homem fez foi simplesmente num plano direito destravar e travar com o travao de mao farias vezes seguidas e mto rapidamente e funcinou 5 estrelas por isso nao aconselho no 6L andar a inventar :cool:
 
Na ultima vez k estive na seat pedi para me verem o travao de mão e afinar akilo, o gajo o k me disse e k o 6L têm afinação automatica.

O meu tava tambem a travar ca em cima e o k o homem fez foi simplesmente num plano direito destravar e travar com o travao de mao farias vezes seguidas e mto rapidamente e funcinou 5 estrelas por isso nao aconselho no 6L andar a inventar :cool:

Não tem, é conversa deles, a única coisa k tem e vem de origem, é desafinador automático!
Daqui a uns tempos vais ver k isso volta ao normal!
 
Numa revisão já me cobraram por isso, se tem afinação automática são muita bem pagos para puxar o travão várias vezes...
 
Isso assim só afina o curso do travao...para afinar o travao tem que ser ou nos cubos(se o carro n for de travoes de disco) ou entao no bombito de travao
 
Não tem, é conversa deles, a única coisa k tem e vem de origem, é desafinador automático!
Daqui a uns tempos vais ver k isso volta ao normal!

Porque dizes k é conversa eles fizeram isso tudo a minha frente e funcionou bem agora não preciso de puxar tanto a manete para travar :confused:

Kanto ao afinar o travao concordo mais com o Freezyboy69
 
Back
Top