Afinal qual é a vantagem de montar radiador de gasóleo?

Amigos,

Estou a pensar em montar um radiador de gasóleo num Ibiza 6L 130, no entanto ainda não percebi qual a vantagem!
Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Obrigado

Corsamania --> Ibizamania
 
Vamos lá ver uma coisa:

Um interccoler vai baixar a temperatura do AR, logo aumenta a quantidade de moleculas de ar para o mesmo volume ( ou seja mais oxigénio + potência)

Um Radiador de óleo vai baixar a temperatura do óleo, logo as propriedades lubrificantes do óleo não se deteoram tanto, assim como baixa drasticamente a temperatura do motor, etc.

Agora um radiador de gasóleo, ainda não consigo perceber!
O gasóleo praticamente está à temperatura ambiente e simplesmente será introduzido à pressão atravéz dos injectores para dentro da camara de combustão, por isso não vejo vantagem nenhuma em se instalar radiador de gasóleo.

TdiSportR:

Esplica-me um pouco com mais detalhe...

Abraço
 
Vamos lá ver uma coisa:

Um interccoler vai baixar a temperatura do AR, logo aumenta a quantidade de moleculas de ar para o mesmo volume ( ou seja mais oxigénio + potência)

Um Radiador de óleo vai baixar a temperatura do óleo, logo as propriedades lubrificantes do óleo não se deteoram tanto, assim como baixa drasticamente a temperatura do motor, etc.

Agora um radiador de gasóleo, ainda não consigo perceber!
O gasóleo praticamente está à temperatura ambiente e simplesmente será introduzido à pressão atravéz dos injectores para dentro da camara de combustão, por isso não vejo vantagem nenhuma em se instalar radiador de gasóleo.

TdiSportR:

Esplica-me um pouco com mais detalhe...

Abraço


Facil.....o gasoleo ao entrar sobre pressão fica a uma temperatura elevadissima, como se sabe nem todo o gasoleo é aproveitado nessa pressão por isso volta ao circuito,( filtro-deposito) aquecendo todo o gasoleo que por ai se encontra, o sensor de temperatura do gasoleo ao ler a temperatura alta manda a ECU cortar e dai a menos potencia aqui tão falada:clap:etc,etc....

Cump
 
OK

Efectivamente assim já tem lógica! :)

Já agora qual será o esquema e material adequado para montar um radiador gasóleo num Ibiza TDI 6L?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Corsamania --> Ibizamania
 
Para teres ideia, a temperatura de gasóleo no meu Cupra, andava pelos 100ºc a fundo...

Com o radiador passamos para temperaturas na ordem dos 30/35ºc... Significativo, não?


Para além de baixar a temperatura do gasóleo injectado, baixa a temperatura dentro da câmara de combustão...
 
OK

Efectivamente assim já tem lógica! :)

Já agora qual será o esquema e material adequado para montar um radiador gasóleo num Ibiza TDI 6L?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Corsamania --> Ibizamania


Sendo um motor PD ja tem um dessipador de origem(debaixo do banco do pendura)mas podes sempre montar um radiador de um 320d no circuito entre o filtro e a entrada do motor;)

Cump
 
Para teres ideia, a temperatura de gasóleo no meu Cupra, andava pelos 100ºc a fundo...

Com o radiador passamos para temperaturas na ordem dos 30/35ºc... Significativo, não?


Para além de baixar a temperatura do gasóleo injectado, baixa a temperatura dentro da câmara de combustão...

O QUE SE TRADUZ EM MUITA SAUDE PARA O MOTOR:clap::clap:

Cump
 
Segues a linha de retorno do gasóleo, a que vem dos injectores, e interrompes os circuito de forma ao circuito do radiador ficar entre a saída dos injectores e a reentrada do filtro.
 
* fuel temperature sensor

The ECU uses this signal to determine the mass of the fuel. Fuel quantity and to a lesser degree start of injection are altered to suit the mass of the fuel, cooler fuel being more dense

entendem
 
* Accelerator pedal position sensor

The ECU determines power demand based and fuel quantity based upon the position of the accelerator pedal.

* Fuel temperature sensor

The ECU adjusts injection duration in relation to the mass of the fuel to allow an appropriate volume of fuel to be injected

* Coolant temperature sensor

The ECU uses the coolant temperature sensor signal to determine starting injection quantity
 
mas ha uma coisita que nao entendi... Porque é que se aplica o radiador ao returno do combustivel (entre o injecot e o filtro)????

Nao seria mais logico colocar no circuito inverso?? ou seja, na entrada do injector, entre o filtro e o injector???
 
pelo que percebi assim evitas que o de retorno vá aquecer todo o gasoleo que existe no deposito, sendo assim mais eficaz arrefecer o retorno, do que todo o que é injectado.
 
Back
Top