6k2 deixa de puxar, ler post #15

boas pessoal. Tenho um 6k2 de 2001 (tdi 90cv) e surgiu-me agora o meu primeiro "problema".

Vou tentar descreve-lo a ver se me conseguem dar uma ajuda a descobrir o que possa ser.

Por vezes quando pego no carro, ao dar à chave a luz da resistencia demora muito mais tempo que o normal a apagar, uns 30 segundos ou mais quando normalmente mal dá tempo de a ver acesa...

Depois acontece-me tambem de vez em quando vou a chegar a um cruzamento e quando puxo a embraiagem reparo que o motor fica acelerado, nas 1200 rpms e passado cerca dum minuto volta ao normal.

Estes sintomas surgiram à pouco e o ultimo foi num dia que ia a fazer uma viagem com alguma pressa (a uns 150km/h) e quando tento acelerar mais o carro não queria passar dali, apenas mantinha a velocidade...
Depois desacelerei para uns 130, quando vou para acelerar, a mesma coisa.
Fez o mesmo a 110, a 80, parecia que não tinha gasoleo...

Entretanto encostei, desliguei o carro e passado uns segundos liguei, arranquei e já estava normal...
Já me aconteceu novamente e fui devagar até que acabou por ficar bom tambem, ao fim duns kms.

E é tudo, se alguem tiver uma ideia do que possa ser dêm uma ajuda.
 
Last edited:
boas pessoal. Tenho um 6k2 de 2001 (tdi 90cv) e surgiu-me agora o meu primeiro "problema".

Vou tentar descreve-lo a ver se me conseguem dar uma ajuda a descobrir o que possa ser.

Por vezes quando pego no carro, ao dar à chave a luz da resistencia demora muito mais tempo que o normal a apagar, uns 30 segundos ou mais quando normalmente mal dá tempo de a ver acesa...

Depois acontece-me tambem de vez em quando vou a chegar a um cruzamento e quando puxo a embraiagem reparo que o motor fica acelerado, nas 1200 rpms e passado cerca dum minuto volta ao normal.

Estes sintomas surgiram à pouco e o ultimo foi num dia que ia a fazer uma viagem com alguma pressa (a uns 150km/h) e quando tento acelerar mais o carro não queria passar dali, apenas mantinha a velocidade...
Depois desacelerei para uns 130, quando vou para acelerar, a mesma coisa.
Fez o mesmo a 110, a 80, parecia que não tinha gasoleo...

Entretanto encostei, desliguei o carro e passado uns segundos liguei, arranquei e já estava normal...
Já me aconteceu novamente e fui devagar até que acabou por ficar bom tambem, ao fim duns kms.

E é tudo, se alguem tiver uma ideia do que possa ser dêm uma ajuda.

Tens de mudar a válvula da temperatura... e fica resolvido! ;)

Abraço
 
Por acaso tambem perguntei a um amigo que trabalhou alguns anos como mecanico e tambem disse que devia ser a valvula da temperatura.

Isso é complicado de mudar ou é melhor levar o carro ao mecanico?
E valores, alguem tem uma ideia de quanto possa gastar?


Já agora outra duvida, se a valvula não está boa, o termostato e a ventoinha estão a funcionar na mesma normalmente, ou ao andar com o carro arrisco-me a que o motor aqueça de mais e arranje problemas bem maiores?
 
Por acaso tambem perguntei a um amigo que trabalhou alguns anos como mecanico e tambem disse que devia ser a valvula da temperatura.

Isso é complicado de mudar ou é melhor levar o carro ao mecanico?
E valores, alguem tem uma ideia de quanto possa gastar?


Já agora outra duvida, se a valvula não está boa, o termostato e a ventoinha estão a funcionar na mesma normalmente, ou ao andar com o carro arrisco-me a que o motor aqueça de mais e arranje problemas bem maiores?

Esse sensor de temperatura..é o que dá refrência ao ponteiro de temperatura que tens no quadrante.., não sei se tem alguma ligação com as ventoinhas..mas é possivel que sim..!!

Muda isso o qt antes...!
O sensor é barato.., são prai 15 ou 20 euros..acho eu, e depois vais ter tb de acrescentar um bocado de anti congelante.., pois qd tirares fora o sensor,o anti-congelante vai sair por lá..!!

Abraço
 
Mas o ponteiro da temperatura está a trabalhar normalmente, se o sensor está avariado o ponteiro não devia indicar outras temperaturas?
 
Já me disseram que há 2 sensores diferentes, um para a indicação de temperatura no quadrante e outro para dar informação à ECU para decidir se injecta mais ou menos gasoleo consoante a temperatura do motor, isto quer dizer que quando o motor está frio, provavelmente é injectado mais gasoleo para aquecer mais rapido a camara de combustao e evitar "soluços" como acontece nos diesel velhos. Se o sensor estiver avariado e vamos supor que o motor já está quente, ele manda informação para a ECU de que o motor está frio e injecta mais gasoleo, logo vai alterar as RPM. Isto faz sentido mas não sei se é verdade, foi-me dito por um mecânico...
 
Se for o sensor de temperatura do motor, será que com um multimetro consigo ver se está bom ou o normal é esse sensor só falhar de vez em quando?

Alguem me sabe dizer onde fica mais ou menos o sensor?
 
Tive que fazer um desenterro ao tópico para tirar uma duvida...

Não tenho utilizado muito o carro e não cheguei a trocar o sensor da temperatura mas o estranho é que à muito tempo que não me aparece esse problema do relentim.

O que me tem acontecido é que de vez em quando o carro deixa de puxar, é como se faltasse gasoleo, penso que é a centralina que entra em safe mode.

Acham que isso possa ter a ver com o sensor da temperatura?
Normalmente isto acontece quando ando a velocidades maiores (auto-estradas por ex.) ou quando vou algum tempo a puxar pelo carro.
 
Tive que fazer um desenterro ao tópico para tirar uma duvida...

Não tenho utilizado muito o carro e não cheguei a trocar o sensor da temperatura mas o estranho é que à muito tempo que não me aparece esse problema do relentim.

O que me tem acontecido é que de vez em quando o carro deixa de puxar, é como se faltasse gasoleo, penso que é a centralina que entra em safe mode.

Acham que isso possa ter a ver com o sensor da temperatura?
Normalmente isto acontece quando ando a velocidades maiores (auto-estradas por ex.) ou quando vou algum tempo a puxar pelo carro.


Alguém tem uma ideia porque o carro falha?
Não conheço ninguem que tenha o VAG, ligando numa outra maquina de diagnóstico consigo ver na mesma?
O meu mecanico tem uma TEXA, vale a pena tentar ou é dinheiro deitado fora?
 
Alguém tem uma ideia porque o carro falha?
Não conheço ninguem que tenha o VAG, ligando numa outra maquina de diagnóstico consigo ver na mesma?
O meu mecanico tem uma TEXA, vale a pena tentar ou é dinheiro deitado fora?

Essa pergunta tens de fazer ao teu mecânico..., pedes para ele te fazer o diagnóstico..., se não conseguir, vai levar-te dinheiro na mesma?!

Abraço
 
Essa pergunta tens de fazer ao teu mecânico..., pedes para ele te fazer o diagnóstico..., se não conseguir, vai levar-te dinheiro na mesma?!

Abraço

Pois, o mais certo é que o diagnóstico só indique algumas coisas e terei que pagar o diagnóstico na mesma. Mas vou tentar.

Mas se o sensor da temperatura do motor estiver avariado, a centralina pode entrar em safe mode por isso?
 
Pois, o mais certo é que o diagnóstico só indique algumas coisas e terei que pagar o diagnóstico na mesma. Mas vou tentar.

Mas se o sensor da temperatura do motor estiver avariado, a centralina pode entrar em safe mode por isso?

Tenho quase a certeza que não.., a unica coisa que já vi acontecer devido a esse sensor estar avariado, é a subida do relantim..!
Quando ao diagnóstico, se precisares de ajuda diz algo..!!

Abraço
 
Back
Top