6k2 ASV 110cv - Carro morto.

Boas.

Um amigo meu tem um carro destes (6k2 TDI Sport Van com 220 mil kms full stock) e o carro tá com um problema que ainda não se sabe do que é.

É o seguinte, o carro simplesmente está morto, até aos 120km/h vai desenvolvendo, sendo que quando chega a esta velocidade, simplesmente morre, não passa ali com o pé ao fundo... Mesmo a descer, o carro não passa dali.
Em termos de recuperação / aceleração, também está miserável, desenvolve devagarinho devagarinho...

O mais estranho, se o carro estiver um pouco ao ralenti, quando se arranca parece que já tem força, mas perde logo tudo depois.
Aquele encosto que o turbo manda às 2000rpm, não existe...

O carro ligado ao VAG COM dá erro na pressão do turbo, não sei o código...
Já foi substituito o tubo de vácuo, mas continua igual.
O que é que acham que será?

As causas estão apontadas para a N75 ou MAF?

A questão é que se quer saber o que é, pois supostamente era o tubo de vácuo, mas foi substituito e nada. Ah e as tubagens do IC também estão todas OK.

Digam qualquer coisa.
Cpts.
 
Duvido que seja turbo carbonizado, pois o carro nem sequer se meche, e se fosse geometria presa iria fazer excesso de pressão e fazia safe, ate fazer safe o carro tinha que puchar, só se trancou de geometria aberta, coisa muito pouco provavel, mas certamente mesmo assim passava os 120.
O problema talvez seja maf ou n75.
Miguel se quiseres combina-se isso e tentamos resolver isso, experimentamos peças do meu carro, alguma coisa vai dar:)
 
pode ser mesmo o turbo no cacete! se dizes que nem coiçe sentes, sera que nao partiu mesmo e nao deste conta?
 
Boas.

Da MAF não é pois, apesar de não ser totalmente igual ao cenário de uma MAF boa, quando a MAF vai à vida a centralina vai usar um valor linear em todo o regime do carro, para te permiter continuares a andar com ele até substituires a MAF. Nesta situação, pelo menos até aos 150/160 deverias conseguir ir, já com alguma dificuldade a partir dos 120 mas deverias chegar lá. Já tive uma MAF no mato no meu tdi 110 e era isto que se passava.

Se dizes que não passas dos 120 e o desenvolvimento é horrivel e tens erro de pressão de turbo, só estou a ver um áí um problema, que pode ser causado por várias causas: Safe-Mode.

Um erro de pressão de turbo pode ser causado pelo chamado desvio positivo de pressão (overboost) ou desvio negativo de pressão (underboost). Como tu dizes que não passas dos 120 e o desenvolvimento é horrível, quero crer que quando fizeste o teste foi a calcar pé tipo a partir das 1500 rpm (estou só a imaginar) a veres como ele se comporta. Se tiveres o vácuo desligado do turbo ou a geometria trancada (completamente aberta) não podes acelerar a fundo a baixas rotações, pois o turbo não vai gerar pressão suficiente e a centralina entra em safe-mode por underboost, logo nunca vais ter um bom desenvolvimento. Tenta desenvolver lentamente até às 3000 rpm em 4ª e depois acelera a fundo a ver se ele desenvolve como deve ser. Se o carro desenvolver bem e enrolar rotação como deve ser até começar a cortar (4500RPM +/- com mapa de origem), definitivamente, tens algum problema de controlo da geometria.
 
Boas.

Da MAF não é pois, apesar de não ser totalmente igual ao cenário de uma MAF boa, quando a MAF vai à vida a centralina vai usar um valor linear em todo o regime do carro, para te permiter continuares a andar com ele até substituires a MAF. Nesta situação, pelo menos até aos 150/160 deverias conseguir ir, já com alguma dificuldade a partir dos 120 mas deverias chegar lá. Já tive uma MAF no mato no meu tdi 110 e era isto que se passava.

Se dizes que não passas dos 120 e o desenvolvimento é horrivel e tens erro de pressão de turbo, só estou a ver um áí um problema, que pode ser causado por várias causas: Safe-Mode.

Um erro de pressão de turbo pode ser causado pelo chamado desvio positivo de pressão (overboost) ou desvio negativo de pressão (underboost). Como tu dizes que não passas dos 120 e o desenvolvimento é horrível, quero crer que quando fizeste o teste foi a calcar pé tipo a partir das 1500 rpm (estou só a imaginar) a veres como ele se comporta. Se tiveres o vácuo desligado do turbo ou a geometria trancada (completamente aberta) não podes acelerar a fundo a baixas rotações, pois o turbo não vai gerar pressão suficiente e a centralina entra em safe-mode por underboost, logo nunca vais ter um bom desenvolvimento. Tenta desenvolver lentamente até às 3000 rpm em 4ª e depois acelera a fundo a ver se ele desenvolve como deve ser. Se o carro desenvolver bem e enrolar rotação como deve ser até começar a cortar (4500RPM +/- com mapa de origem), definitivamente, tens algum problema de controlo da geometria.

Engraçado, a minha MAF quando foi po caraças não era isso que acontecia, acho que era mais o que o rapaz descreveu... Até cheguei a fazer uma viagem e na subida de fátima caiu dos 140 para os 60 ou 70 e quase não me aguentava a 4ª...
 
Engraçado, a minha MAF quando foi po caraças não era isso que acontecia, acho que era mais o que o rapaz descreveu... Até cheguei a fazer uma viagem e na subida de fátima caiu dos 140 para os 60 ou 70 e quase não me aguentava a 4ª...

O meu quando pifou a MAF também não passava dos 120/125 a direito depois foi ao pc apagou-se erros levou MAF nova ficou do aço

Cada caso é um caso e pode acontecer sintomas parecidos mas com um problema diferente o ideal era ir testando com peças de carros dos amigos :D
 
Back
Top