6k2 110 vp acelera sozinha e deixa de puxar

Olá, chamo-me Catarina e tenho um 6k2 tdi 110 sport.
Estou a ter problemas com o carro! O que acontece é o seguinte quando ligo para o meter a trabalhar ele acelera sozinho deita muito fumo preto e volta logo ao normal deixando de “puxar” parece que fico sem turbo.
Ouve uma altura em que ele fez isso e deixou de pegar, fui a um eletricista quando ele me dis que o problema estava na centralina pois estava cheia de verdete e água, meti outra centralina visto que o eletricista disse que não compensava arranjar há quantidade de água que ela levou.
Tudo muito bem meteu-se outra centralina e clonou-se a minha antiga centralina para a nova visto eu ter uma repro.
O 6k2 pegou bem e deixou de fazer essas acelerações quando o metia a trabalhar.
Mas mesmo assim não puxava, parecia que estava sempre em safe, o turbo já foi limpo, a centralina como já referi também levou outra, já troquei a n75, levou tubos de vaco todos novos.
Pensei eu que o problema estava resolvido mas enganei-me!
Aconteceu que a semana passada mandei uma pancadinha no rádio pois ele não estava a dar música para meu espanto reparo que o carro já puxa e deita fumo(antes não deitava) não sei se foi coincidência a situação do rádio mas a verdade é que já tinha o 6k2 como estava há uns tempos atrás espertinho, já puxava. Reparei também que ele bebe menos gasóleo pois não está em modo morto porque quando ele deixa de puxar ele consome muito mais!
O problema é que hoje para meu espanto venho a caminho do trabalho e sinto que o carro parece que soluçou tiro pé e volto a vir na boa como vinha. Chego ao trabalho e paro o carro e quando o voltei a ligar ele tornou a fazer o mesmo stress acelera sozinho mas voltou há rotação normal mas não puxa novamente.
Alguém tem ideias do que será ? Ou já aconteceu há alguém e me possa ajudar?
Obrigado.
 
Olá Catarina,

De acordo com as regras gerais do fórum:

Passa na secção de Apresentações, e faz uma breve apresentação tua.

Olá, chamo-me Catarina e tenho um 6k2 tdi 110 sport.
Estou a ter problemas com o carro! O que acontece é o seguinte quando ligo para o meter a trabalhar ele acelera sozinho deita muito fumo preto e volta logo ao normal deixando de “puxar” parece que fico sem turbo.
Ouve uma altura em que ele fez isso e deixou de pegar, fui a um eletricista quando ele me dis que o problema estava na centralina pois estava cheia de verdete e água, meti outra centralina visto que o eletricista disse que não compensava arranjar há quantidade de água que ela levou.
Tudo muito bem meteu-se outra centralina e clonou-se a minha antiga centralina para a nova visto eu ter uma repro.
O 6k2 pegou bem e deixou de fazer essas acelerações quando o metia a trabalhar.
Mas mesmo assim não puxava, parecia que estava sempre em safe, o turbo já foi limpo, a centralina como já referi também levou outra, já troquei a n75, levou tubos de vaco todos novos.
Pensei eu que o problema estava resolvido mas enganei-me!
Aconteceu que a semana passada mandei uma pancadinha no rádio pois ele não estava a dar música para meu espanto reparo que o carro já puxa e deita fumo(antes não deitava) não sei se foi coincidência a situação do rádio mas a verdade é que já tinha o 6k2 como estava há uns tempos atrás espertinho, já puxava. Reparei também que ele bebe menos gasóleo pois não está em modo morto porque quando ele deixa de puxar ele consome muito mais!
O problema é que hoje para meu espanto venho a caminho do trabalho e sinto que o carro parece que soluçou tiro pé e volto a vir na boa como vinha. Chego ao trabalho e paro o carro e quando o voltei a ligar ele tornou a fazer o mesmo stress acelera sozinho mas voltou há rotação normal mas não puxa novamente.
Alguém tem ideias do que será ? Ou já aconteceu há alguém e me possa ajudar?
Obrigado.

Nessa questão foste sempre ao electricista?
Por acaso já falaste com quem te fez a reprogramação do carro também.
Pode ser cablagem, teres cabos danificados por causa da agua... porque razão tinhas a centralina cheia de água?
Já verificaram isso ?
 
Acho que já fiz a minha apresentação, pelo menos espero. Como sou novata nisto não percebo muito. Mas obrigado por me avisar.
Em relação há reprogramação não fui eu que a fiz, mas sim o antigo dono mas quando a comprei não tive qualquer stress com a repro.
A razão que o eletricista me deu em relação a ter a centralina cheia de água foi que a centralina não estava muito protegida aliás o sítio onde ela se localiza já é complicado quando chove imenso, ele vedou a centralina nova, colou plásticos que eu tinha partidos e eu nem sabia. E pelo que ele disse quando abriram a centralina(antigo dono) não a colaram em condições e então começou a entrar muita humidade e por isso ganhar verdete.
Em relação há cablagem nada foi visto.
 
Podes ter alguns fios com água, que estejam a provocar isso.
Acho estranho é tocares no rádio e notares diferenças...
à quanto tempo tens o carro ?
 
Acho estranho é o facto de vez em quando quando a meto a trabalhar ela manda uma gazada mas volta logo ao normal sozinha e eu aí já sei que não vai “andar”.
Mas dessa vez mexi no rádio (eu não tinha referido que o rádio que eu estou a falar está em baixo do guiador em frente há caixa de fusíveis) e ela ficou a andar mas durou uma semana, hoje já voltou ao mesmo de algum tempo que é não andar, ainda voltei a mexer no rádio mas desta vez não adiantou de nada, está igual.
Há cerca de 1 ano e meio.
 
Verifica cablagem. Pior ainda quando tens o rádio aí.
Houve alterações e alguma está a fazer alterações no comportamento do carro.
 
O problema é que eu não sei se a hei-de mandar para um mecânico ou para um electricista.
Pelo que vi aqui no fórum, alguns problemas parecidos e com os mesmos sintomas do meu e pode ser tanta coisa, que enfim.
Mas obrigado pela ajuda!
 
Neste caso, falava ao electricista sobre essa situaçao com o rádio, poderá estar interligado e provocar-te falhas á centralina.
 
Obrigado por teres voltado e ter indicado o que era.
Decerto que outros utilizadores que possam ter o mesmo problema ao visitarem o fórum podem encontrar também eles a solução como o teu caso.
 
Back
Top