6k às vezes engasga-se (Já com erros VAG COM)

Boas pessoal,

Fiz uma pesquisa mas não encontrei nada com os mesmos sintomas no fórum.

É o seguinte, a minha gt tdi 90cv anda a passar-se de vez em quando.
O que acontece é que o carro simplesmente deixa de puxar! Vai a andar normalmente e sem mais nem menos parece que corta e não sai da mesma rotação.
Faz a frio e a quente, chega a passar dias sem fazer nada mas também há dias em que faz isto o dia inteiro e torna-se irritante conduzir assim, no outro dia tive de fazer uma subida em 1ª a 20Km/H porque simplesmente não andava mais :s
Insisto sempre com o pé no fundo e passado algum tempo parece que se desengasga e lá vai ele novamente a puxar a 100%. Não consigo perceber isto, nem o meu mecânico :s
A bomba injectora foi toda reparada há um mês num agente bosch e está como nova, portanto daí não é... Ideias?
É que estou em época de exames e preciso mesmo do carro, daí não ter muito tempo para o colocar num sítio a arranjar, mas se tivesse uma ideia já era bom... Só naquela de saber se é grave ou não.

Help please!

PS: o carro está full stock e toda a vida esteve.
 
Last edited:
Quando te acontece isso não começa a largar fumo?
A mim aconteceu-me uma coisa parecida no meu antigo 6K e era o motor fora de ponto (escatel da combota passado)..
 
Não, não faz fumo nenhum... Simplesmente não anda lol

Não consegues ligar isso ao vagcom e ver os erros que te dá?
Quando te voltaram a montar a bomba ficou tudo a ponto e tiraram o ar do circuito? (é o que me ocorre, os mais intendidos que se cheguem á frente)
 
Não consegues ligar isso ao vagcom e ver os erros que te dá?
Quando te voltaram a montar a bomba ficou tudo a ponto e tiraram o ar do circuito? (é o que me ocorre, os mais intendidos que se cheguem á frente)

O problema já existia antes de mandar reparar a bomba. Por acaso foi reparada porque estava a babar gasóleo.

Não consigo ligar ao vagcom porque não tenho nem conheço quem tenha :s
 
erros vag-com?

Pois, não sei, pelo motivo acima... Mas poderá ser de electrónica?

Foram trocados também uns tubos de borracha que vão à centralina ao que parece. Um deles passa pela admissão e o mecânico achava que era disso então trocou todos. Mas continua a engasgar-se na mesma :s
 
o mais certo é mesmo ser um sensor que se esta a passar, agora o pessoal ate te pode mandar para o ar, mas sem fazer um diagnostico, podes estar a trocar sensores que ate estão bons...

verifica as fichas da bomba, do sensor que esta no injector, do sensor de cambota, e das válvulas de temperatura.
 
Ou até mesmo a MAF ou a EGR entupidas não? Nunca foram limpas na vida... Os sintomas seriam estes?

Pois estou a ver que tenho mesmo de ligar isso a uma maquineta e fazer um diagnóstico :s
Quanto custa isso na Seat, alguém sabe? Tenho aqui a Santogal de Alfragide ao pé de casa...
 
Ou até mesmo a MAF ou a EGR entupidas não? Nunca foram limpas na vida... Os sintomas seriam estes?

Pois estou a ver que tenho mesmo de ligar isso a uma maquineta e fazer um diagnóstico :s
Quanto custa isso na Seat, alguém sabe? Tenho aqui a Santogal de Alfragide ao pé de casa...

O filtro de gasoleo tem sido mudado?
Quandos dizes que não pucha, e que depois volta a puchar, é depois de desligares a chave que fica bom ou fica bom mesmo em andamento?
A primeira coisa era ligar ao vag e fazer um diagnostico, porque assim é dificil ajudar, as tantas fazes um diagnostico e das logo com o gato:)
 
O filtro de gasoleo tem sido mudado?
Quandos dizes que não pucha, e que depois volta a puchar, é depois de desligares a chave que fica bom ou fica bom mesmo em andamento?
A primeira coisa era ligar ao vag e fazer um diagnostico, porque assim é dificil ajudar, as tantas fazes um diagnostico e das logo com o gato:)

Foram mudados os 3 filtros há 4 mil km, juntamente com o óleo. E mais uma lista de coisas enorme que me levaram mais de 1500€!!!
O carro eventualmente volta a puxar, é uma questão de esperar ou de normalmente acabar a subida lol Nunca foi preciso desligar e voltar a dar à chave para voltar a puxar... Mas lá está, pode ir o resto da viagem a falhar ou então vai certinho até casa... Não entendo...
Tenho dias de fazer os meus 50Km diários sem nenhuma falha no motor! Tenho outros dias que mal piso um bocadinho e pronto, vai-se logo e engasga :s
 
Last edited:
Se ainda não resolves-te o problema penso que seja o medidor de massa!
Se não foi diz o que era, pois a minha acho que também tem esse problema :)
Abç
 
Estive de férias e ainda não resolvi :s
Ela lá vai andando lol
Mas obrigado! Sendo o medidor de massa acho que dá para meter um que funcione e experimentar...
 
Boas pessoal!
Ontem o user guiZmo fez a gentileza de me ligar o carro ao vag com. Assim sendo aqui ficam os logs dos erros que apareceram.
Apenas tinha erro no airbag (que não tem nada a ver) e na MAF. Os erros foram apagados mas o do airbag persistiu (como era de esperar porque eu sei que ele não está bom). Demos uma volta com o carro e ele chegou a falhar novamente, sendo que o erro da MAF não voltou a aparecer.
Agora o pessoal entendido que se chegue à frente sff :p

Aqui vão os logs:

Thursday,12,July,2012,01:58:54:10074
VCDS Version: Beta 11.2.0
Data version: 20110305



--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Chassis Type: 6K - Seat Ibiza/Cordoba
Scan: 01 02 03 08 15 17 25 45 56

-------------------------------------------------------------------------------
Address 01: Engine Labels: 028-906-021-AHU.lbl
Part No: 028 906 021 DK
Component: 1.9l R4 EDC G60SG 0827
Coding: 00002
Shop #: WSC 00098
VCID: 5BB1935FE1E5

1 Fault Found:
00553 - Mass Air Flow Sensor (G70)
27-00 - Implausible Signal
Readiness: N/A

-------------------------------------------------------------------------------
Address 15: Airbags Labels: 6N0-909-60x-VW2.lbl
Part No: 6N0 909 603 AM
Component: AIRBAG VW2 V00
Coding: 16717
Shop #: WSC 06402
VCID: 7DF5FDC75F31

4 Faults Found:
00588 - Airbag Igniter; Driver Side (N95)
32-00 - Resistance too High
00589 - Airbag Igniter 1; Passenger Side (N131)
32-00 - Resistance too High
00595 - Crash Data Stored
35-00 - -
00532 - Supply Voltage B+
07-10 - Signal too Low - Intermittent

-------------------------------------------------------------------------------
Address 25: Immobilizer Labels: 1H0-953-257.lbl
Part No: 1H0 953 257 B
Component: IMMO VWZ3Z0V4169830 V00
Coding: 09600
Shop #: WSC 28240
VCID: 2A5F069BFE3F

No fault code found.

End ---------------------------------------------------------------------


Thursday,12,July,2012,02:16:42:10074
VCDS Version: Beta 11.2.0
Data version: 20110305



--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Adaptation Channel 001:
Stored value 32768
882 /min RPM
2.8 mg/str Inj. Quantity
1.320 V Voltage
73.8蚓 Temperature


--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Adaptation Channel 003:
Stored value 33638
882 /min RPM
355.0 mg/str Mass Air / Rev.
498.8 mg/str Mass Air / Rev.
49.8 % Duty Cycle


--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Adaptation Channel 005:
Stored value 32768
882 /min RPM
22.4 mg/str Inj. Quantity
0.7 蚪TDC Ign. Timing
74.7蚓 Temperature
 
curioso, o meu também faz isso.
Ia a 80 em 4, e acelerava a fundo e ele não responde, depois parece que acorda.
o meu é tdi 110 afn.

vou seguir atentamente este topico para ver se dão com o problema. o meu deve ser semelhante.


Quando isso dá no teu, vais em alguma mudança especifica? se reduzires ele não acorda?

felizmente só reparei 2 vezes no meu... mas estou a ver que...:confused: vai-me fazer mais vezes...
O meu também foi todo revisionado agora (inclusive distribuição).
 
curioso, o meu também faz isso.
Ia a 80 em 4, e acelerava a fundo e ele não responde, depois parece que acorda.
o meu é tdi 110 afn.

vou seguir atentamente este topico para ver se dão com o problema. o meu deve ser semelhante.


Quando isso dá no teu, vais em alguma mudança especifica? se reduzires ele não acorda?

felizmente só reparei 2 vezes no meu... mas estou a ver que...:confused: vai-me fazer mais vezes...
O meu também foi todo revisionado agora (inclusive distribuição).

Pois amigo, começou por fazer muito pouco, só em 3ª, 4ª... Mas piorou bastante e agora faz em todas! Não adianta reduzir, não anda à mesma, fica é com mais rotação lol Só quando ele "acorda" é que volta a puxar...

Também mudei agora no meu distribuição e bomba de água (porque tinha de ser), mas continua igual :s
 
"Sendo o medidor de massa acho que dá para meter um que funcione e experimentar..."

Chegastes a experimentar?

:D

Epah ainda não, isso agora vai ser pior... Não conheço ninguém com um 6k tdi :s

Mas também já ouvi falar em limpar a MAF, inclusive andam por aí uns vídeos com o pessoal a fazer isso... Com um spray lá nos contactos da MAF e tal... Será que resulta ou está mesmo avariada?

Se alguém conseguisse olhar para estes logs e perceber alguma coisa é que era :p Também pensámos que seria injectores, mas pelos valores de injeção que aí apresentam parece estar tudo ok! Corrigam-me se estiver em erro...
 
Epah ainda não, isso agora vai ser pior... Não conheço ninguém com um 6k tdi :s

Mas também já ouvi falar em limpar a MAF, inclusive andam por aí uns vídeos com o pessoal a fazer isso... Com um spray lá nos contactos da MAF e tal... Será que resulta ou está mesmo avariada?

Se alguém conseguisse olhar para estes logs e perceber alguma coisa é que era :p Também pensámos que seria injectores, mas pelos valores de injeção que aí apresentam parece estar tudo ok! Corrigam-me se estiver em erro...

metes um diodo na ficha da maf que simula um medidor a funcionar a 100%..
diodo 1N4148 ou BVA20 ou 21 pinos 1 e 6 (medidor pierburg)
 
Back
Top